Google Maps deixa Waze para trás ao lançar funcionalidade há muito pedida pelos condutores
Os leitores que nos seguem e que conduzem pesados (de mercadorias) vão ficar radiantes com as mais recentes notícias do Google Maps.
O Google Maps, que nos últimos dias implementou várias importantes atualizações, acaba de dar um passo significativo para a implementação de uma funcionalidade que os condutores esperam (e desesperam) há anos.
Qual a novidade do Google Maps?
Trata-se da possibilidade de ajustar o tipo de veículo para um de grande porte. Assim, com a última atualização para Android Automotive, a aplicação permite agora configurar as dimensões das cargas transportadas em reboques, marcando o início de um potencial modo de navegação dedicado a camiões.
Como funciona a nova funcionalidade?
Os utilizadores podem agora inserir as dimensões da carga diretamente no Google Maps. Esta novidade garante que o itinerário sugerido evite obstáculos como pontes baixas ou túneis estreitos, que poderiam ser problemáticos para veículos de maiores dimensões. Por enquanto, o foco está em modelos específicos, como o Chevy Tahoe 2025, mas a Google já confirmou que mais veículos vão ser compatíveis a breve trecho.
Impacto no transporte de mercadorias
Embora inicialmente voltada para o Android Auto, a funcionalidade poderá ser integrada a outras plataformas, como o Android Auto e dispositivos móveis. Tal inovação alinha-se com a visão da Google de transformar o Maps numa solução abrangente e ainda completa para todos os tipos de transporte.
A verdade é que a navegação para camiões é uma funcionalidade pedida há muitos anos. Frequentemente, na caixa de comentários, temos leitores que nos perguntam ou sugerem a ferramenta. Portanto, não temos dúvidas de que Google Maps poderá revolucionar o setor logístico se tudo se confirmar.
Muito bom; agora só falta aquele recurso que avisa quando circulamos em área de risco.