Google Maps

Google Maps está a testar uma das suas maiores inovações

No seguimento do que já tinha prometido o ano passado, a Google está a desenvolver uma das maiores mudanças no seu Google Maps. 

Em 2018, na última conferência anual Google I/O, a Google anunciou que o Google Maps iria ter um sistema de realidade aumentada para ajudar os utilizadores que andam a pé, dando-lhes indicações em tempo real sobre o espaço onde se encontram. O Visual Positioning System (VPS), nome dado pela tecnológica a esta nova funcionalidade, vai surgir junto do botão de “Direções”.

Quando este sistema for activado, o utilizador apenas terá de apontar a câmara para um ponto de interesse, e a app conseguirá identificar o que o rodeia.

Lê Também:
Opinião | 2019: A Odisseia da Netflix

O VPS vai aparecer numa parte do visor, que mostrará imagens reais do espaço bem como uma parte virtual do mapa. Quando o utilizador passar uma esquina, podem ainda aparecer blocos flutuantes de onde consta a informação sobre a distância que falta para alcançar o destino. Desta forma, o utilizador vai ter orientações em cada mudança de direcção. A Google já referiu que não pretende que o utilizador dependa em demasia desta funcionalidade.

A realidade aumentada no Google Maps apenas vai estar disponível para utilizadores que estejam a andar a pé e, numa primeira fase, esta função estará disponível para os guias locais, tratando-se de uma forma de a Google testar o serviço.

Consideras esta nova funcionalidade útil?

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *