Great Grandpa (foto de West Smith)

Great Grandpa à MHD | “Queria capturar um ciclo, um único hertz”

Falámos com os Great Grandpa sobre esta época de quarentena e o seu fantástico Four of Arrows. Pela conversa, suspeitamos que o próximo álbum será ainda melhor.

Nem tudo são desvantagens e estes tempos de confinamento sempre tiveram a virtude de tornar habituais as videoconferências. O mundo tornou-se mais global ainda, unido numa mesma experiência de prova e num único meio de comunicação, o zoom. Todos conhecem as salas de toda a gente e toda a gente sabe o que cada um lê. A paisagem tornou-se bastante uniforme, vista pelo ecrã do computador, e Seattle passou a estar à mesma distância que as casas dos meus alunos em Lisboa. Alguns passos até à secretária e oito horas de diferença, foi tudo o que me separou de Pat e Carrie Goodwin, os principais compositores da banda Great Grandpa, cujo álbum adorámos e cuja simpatia testemunhámos numa longa e informal conversa. Que, como não podia deixar de ser, começou por uma troca de ideias sobre estes tempos tão extraordinários.

Four of Arrows, editado pela Double Double Whammy, foi uma das nossas preferências do ano passado e, cheios de pena que nem todos se tivessem apercebido do valor deste álbum saído de uma das cenas locais americanas, quisemos fazer tudo ao nosso alcance para o dar a conhecer e à banda que o concebeu. Por sorte, pudemos falar com o casal no centro da banda e verificar uma vez mais, agora em primeira pessoa, a bondade e delicadeza de alma que transpiram por todos os poros da sua música. Não chegámos a ver as estantes, mas podemos afiançar que abundam em Philip K. Dick e Kazuo Ishiguro. E, a julgar pelo vocabulário e preocupações, não me admiraria se houvesse alguma filosofia pelo meio.

Apesar das referências (e porque não por causa delas?), a conversa não podia ter sido mais pessoal e terra a terra. No final, mais do que uma entrevista profissional foi um verdadeiro encontro o que aconteceu entre nós, um daqueles momentos de humanidade que fazem do nosso mundo um lugar melhor. Para o futuro fica a promessa de um terceiro álbum que, sem deixar para trás a deliberada imersão na emotividade pop, será mais experimental ainda, um vaticínio entusiasmante para quem traz na memória aqueles detalhes de pós-rock e math-rock que fazem de Four of Arrows uma audição tão gratificante.

Lê Também:   Great Grandpa, Four of Arrows | em análise

MHD – Estava agora mesmo a dizer à Carrie que, como sou professora, estou muito habituada ao zoom.

Pat – Todos temos o ensino por profissão agora.

Carrie – Sou enfermeira, por isso nunca o uso. A minha mãe é directora de liceu. Tenho andado a visitar os meus pais e ela tem estado constantemente em chamadas por zoom, a tentar perceber o que fazer. Tem sido muito difícil para os professores e toda a gente.

MHD – Vocês os dois estão de volta a Seattle, ou ainda em Milwaukee?

Carrie – Terminei a universidade em Dezembro e o Pat e eu regressámos. Estamos em lugares diferentes agora, porque apanhei mononucleose e estou em casa dos meus pais para me tratar. Por isso, só por esta semana, mudei-me para casa dos meus pais e o Pat está no nosso apartamento em Seattle.

MHD – Carrie, és enfermeira. Tens passado muito tempo no hospital, a lidar com doentes de Covid? Sei que as coisas não têm estado fáceis em Seattle.

Carrie – Tenho estado a trabalhar, sim. É um tempo muito interessante para começar como enfermeira. Comecei em Janeiro. Trabalho na sala de emergência, em South Seattle. Trabalhei ali até há duas semanas atrás, altura em que apanhei mononucleose. Tenho de ficar em casa até estar recuperada, por isso consegui uma pequena pausa. Mas tem sido uma boa oportunidade de aprendizagem estar na enfermaria durante isto tudo. É interessante estar na sala de emergências porque não sabemos quem tem e quem não tem. Leva horas e horas até termos de volta os resultados dos testes (antes eram dias até os termos). As pessoas entram, estão com sintomas – a ter dificuldades em respirar, a tossir muito – e eu estou ali com elas. Vi pessoas extremamente doentes, que têm de ser internadas na unidade de cuidados intensivos e postas num ventilador. E vi pessoas sem quaisquer sintomas, que vêm fazer o teste porque o irmão tem Covid. Vi o espectro todo. Sinto-me muito feliz por termos conseguido abrandar um pouco a coisa, pelo que o hospital não tem estado sobrecarregado.

MHD – Estamos agora a abrandar o confinamento, aqui em Portugal, mas nem toda a gente o está a fazer com o cuidado que devia.

Carrie – O nosso governador em Washington tem sido bastante prudente numa série de coisas, o que é bom. Vimos o que aconteceu em Itália, e tentámos fazer a quarentena para abater a curva. Por causa disso, não temos visto um grande aumento dos contágios, pelo que está a funcionar, mas as pessoas não entendem o que poderia ter acontecido. Esse é o paradoxo de estar preparado e nunca ter realmente de o enfrentar. Muita gente não conhece ninguém que tenha corona vírus. Nunca viram quão mau pode ser. Tenho de me lembrar disso, porque vejo-o a toda a hora.

MHD – Como têm estado a lidar com o confinamento, com todos os concertos a serem cancelados, tendo de ficar em casa? Que tipo de trabalho têm estado a fazer, como têm passado o vosso tempo?

Pat – Não há dúvida que trouxe um problema a todos os nossos planos para esta Primavera. Obviamente, toda a nossa digressão foi cancelada. Inicialmente, quando isto aconteceu, decidimos que aproveitaríamos o tempo para compor. Não temos conseguido ensaiar ou gravar, mas julgo que todos temos usado este momento para reflectir e trabalhar cada um no seu ofício. A Carrie e eu temos tentado escrever e sei que os outros também têm estado a fazer as suas coisas. A música não parece ser uma grande prioridade, nestes dias. Há outras coisas que são bem mais importantes, como tomar conta do resto dos nossos semelhantes não saindo à rua para dar concertos ou outras coisas que parecem ligeiramente insignificantes no mundo de hoje em dia.

Não sei o que futuro nos guarda, na música ao vivo em geral. Quem sabe quanto tempo levará até se tornar outra vez uma coisa normal? Julgo que todos estamos felizes por continuar a compor e, quem sabe, conseguir gravar e lançar música. Talvez fazê-lo mais ao vivo, do tipo concertos online. Vi muita gente fazer isso e é interessante. Claro que não se consegue a mesma energia que tem o volume de um concerto mas sempre é alguma coisa, é uma maneira de interagir com os fãs. Para mim, pessoalmente, a música teve sempre mais a ver com o processo de gravação, gravar discos é a minha parte preferida. Por isso, se nunca mais houver música ao vivo, é uma chatice, mas desde que possamos continuar a fazer música, pessoalmente, ficarei contente. Não posso falar por todos, mas sempre é um contributo.

Carrie – O Pat e eu temos muita sorte em ter trabalhos fora da indústria musical, por isso fomos financeiramente menos afectados por tudo o que está a acontecer. E o resto dos membros da banda têm também outras profissões, estando em regime de layoff ou ainda a trabalhar. Por isso temos tido mesmo sorte, porque sei de muitas bandas para quem esta é a sua única fonte de rendimento, para quem, por isso, a digressão é muito importante. Para nós era, acima de tudo, onde colocávamos todo o merchandising. E agora temos todo este merchandising na nossa loja e esperamos que as pessoas o comprem online! E ainda temos o cheque da banda, que recebemos todos os meses. Não sei quando será a próxima vez que daremos um concerto, mas temos pessoalmente muita sorte por conseguir ainda pagar a nossa renda e fazer todas as coisas de que precisamos.

GREAT GRANDPA | “DARK GREEN WATER” AO VIVO

MHD – Four of Arrows foi um nome que escolheram porque a carta significa tirar tempo para reflectir e meditar. Um tempo como este pede isso, um tempo para parar e pensar. Tem sido assim para vocês?

Pat – Carrie, queres responder a esta? Também o posso fazer, mas se tiveres algumas ideias sobre isto, avança.

Carrie – Estava a pensar que era mesmo uma boa pergunta e uma observação pertinente, na qual até agora ainda não tinha pensado. Four of Arrows foi escrito logo depois e enquanto vivíamos em Milwaukee. Foi uma mudança muito grande para nós, tal como agora estamos também noutra grande mudança, voltando para Seattle. Começámos ambos novos trabalhos, para mim todo um novo campo e para o Pat um tipo de trabalho muito diferente do que fazia antes. E com todo este acontecimento do vírus tornou-se uma mudança ainda maior do que alguma vez antecipámos. Temos procurado, muito deliberadamente, tirar tempo para ter a certeza de que estamos a cuidar de nós e a tentar processar tudo o que nos tem acontecido. Especialmente agora que os nossos planos para o futuro foram suspensos, o que mais há para fazer senão pensar? Este tempo está a trazer uma data de novas experiências para processar e processar talvez por meio da música.

Pat – Concordo com tudo o que a Carrie disse. Acho que este é um tempo para reflectir, também numa perspectiva geral, um exercício que muitas vezes acaba por ser realizado apenas de maneira especulativa. Não se trata de coisas com as quais não se tenha estado em contacto por meio do voto ou activismo. Nenhuma destas coisas era desconhecida mas tornaram-se mais evidentes por meio disto. Há muita reflexão a acontecer sobre como mudarmos como país e tomarmos conta uns dos outros. Isto só trouxe ao de cima quão pobremente uma larga parte da nossa população é tratada, com uma falta de acesso a recursos. É certamente alarmante, uma espécie de grito de alerta. Pelo menos, para muitos é, embora também haja seguramente muita gente que não veja a coisa assim, infelizmente. Mas esperamos que uma coisa positiva a retirar disto tudo seja o despertar de muita gente para o facto de “oh, é verdade, não faz muito sentido que o cheque de desemprego das pessoas, que serve supostamente para cobrir as suas necessidades humanas mais básicas, seja mais do que aquilo que obteriam a trabalhar a tempo inteiro, a ganhar o salário mínimo”.

Este é apenas um exemplo de uma das muitas coisas expostas por meio disto. Pessoalmente, tenho pensado muito nisto e em para onde vamos a partir daqui, o que acontecerá a seguir? Há muita especulação e questionamento sobre o que acontecerá a seguir. Isto afecta toda a gente a um nível pessoal também. É um tanto ou quanto difícil porque, por um lado, não queremos estar constantemente a pensar “oh, coitado de mim, não posso sair, ver os meus amigos ou fazer as coisas que quero”, mas por outro lado não deixa de ser um sentimento bem real, toda a gente sente isto. Por isso é difícil balancear, pesar estas coisas, as nossas vidas pessoais contra um quadro geral bem mais lato a acontecer, sobre o qual é importante também reflectir. Por isso, sim, muita reflexão por todo o lado!

MHD – Avançando agora para o álbum, uma coisa de que gosto muito nele é a fusão de fórmula pop com substância art-rock, como torce e ajusta a fórmula. Descubro que é um grower mas ao contrário. Geralmente growers são difíceis ao início mas, depois de ouvidos várias vezes, crescem e acabamos por apreciá-los. Mas, no caso de Four of Arrows, é fácil gostar dele imediatamente. No entanto, quanto mais se o ouve, mais único e estranho fica. Faz-vos sentido isto? Porque julgam que acontece?

Pat – Antes de mais, obrigado, esse é um franco elogio. Julgo que se trata sempre de algo ao qual aspirar. É muito lisonjeiro que sintam que alcançámos isso. Acredito que era qualquer coisa de que estávamos conscientes durante a composição e que apela aos nossos gostos como grupo. Todos nós estamos firmemente ancorados na clássica tradição pop americana e nas suas melodias acessíveis, aquela tradição folk de ter alguma coisa que possa ser facilmente cantada e lembrada. Mas também temos todos um gosto por música experimental, jazz clássico, outros géneros que têm menos a ver com a acessibilidade e a melodia, nesse sentido. Há sempre o desejo de trabalhar nessa fronteira e é uma coisa com que lutámos como banda.

Quando começámos, porque muitos de nós viemos do lado extremo do espectro, estávamos a tentar criar música mais complexa e artística. Depois, o começo dos Great Grandpa foi uma reacção a isso. Fomos na direcção contrária, tentando basicamente fazer uma coisa o mais acessível possível. Bom, não devia dizer isso, não estávamos propriamente a fazer pop de rádio. Ainda assim, estávamos a tentar focar-nos na acessibilidade e universalidade. No entanto, avançando para o Four of Arrows, houve um esforço consciente em tentar trazer de volta algumas dessas raízes, pensando que talvez tivéssemos ido longe demais num sentido. Queríamos trazer de volta esse equilíbrio de fundir a simplicidade com a complexidade. Talvez no próximo álbum prossigamos mais ainda neste outro sentido, tendo menos acessibilidade, mais estranheza. Porque é apenas uma questão de tentar sempre fazer alguma coisa diferente e nova. Se fizéssemos a mesma coisa duas vezes, não seria entusiasmante trabalhar nela. Encontra-se o que vem naturalmente e não seja apenas repetir-se a si próprio.

Carrie – Para dar um exemplo específico, não sei se alguma vez ouviram a anterior banda do Pat, chamada Postmadonna? Era a banda em que estava quando nos conhecemos, e é um math-rock experimental de loucos. Tem sido giro ver e ser parte disto tudo, diz muito de quantos géneros diferentes de música o Pat consegue compor e juntar. Deviam ouvir Postmadonna, dar-vos-á uma ideia de quão estranhas as coisas se podem tornar.

GREAT GRANDPA | “ENGLISH GARDEN” AO VIVO

MHD – Há de facto muitas mudanças de andamento e compasso no espaço de uma mesma canção e ao longo de todo o álbum. Parece-nos que estão a usar esta prática em math-rock, misturada com as tendências pop, para criar emoções que são complexas, mas ainda assim muito relacionáveis.

Carrie – Eu gosto muito e cresci ao som de música country, é o meu prazer escondido, especialmente a música country da década de 90. Durante o nosso casamento, tenho vindo a converter lentamente o Pat a apreciar pequenas doses de música country, e gosto de pensar que isso teve alguma influência nas canções mais pop que temos vindo a escrever. Mas suponho que ele pode falar por si mesmo nesse caso.

Pat – O Cam, o Dylan e eu costumávamos tocar em bandas de math-rock. Na realidade, foi assim que nos conhecemos. O Dylan estava numa banda chamada I Kill Giants, uma coisa algures entre o math-rock, o pop e o punk-rock, quando estava na escola em Boston. O Cam e eu andávamos juntos na universidade e ambos tocávamos uma data de música juntos. Por muito tempo, estivemos também em diversas bandas de math-rock. Por isso, logo que nos tornámos amigos, começámos a partilhar o nosso gosto por esse género, juntando-nos no dormitório a ouvir uma data de clássicos de math-rock. Havia uma espécie de cena naquele período à volta de 2010. De 2007 a 2011, houve uma revitalização do math-rock (suponho eu, porque também houve nos 90, talvez inícios dos 2000). Houve esta espécie de ressurgimento, uma segunda onda de popularidade do math-rock. Bom, não deveria dizer “popularidade”, porque as palavras “math-rock” e “popularidade” nunca deveriam ser usadas na mesma frase.

É um desses casos típicos em que os que gostam são muito aficcionados. Já não estou realmente envolvido nisso, não ouço tanto dessa música como costumava, mas naquela altura sentia-se que havia uma comunidade muito apaixonada, muito activa no apoio e na amplificação dessa espécie de música. Acho mesmo que perdeu a sua popularidade, mas há sempre gente a tentar dar-lhe uma lufada de ar fresco, a tentar trazê-la à vida, o que é fantástico. Adoraria ver coisas novas e tenho a certeza de que existem. Talvez estejam a voar debaixo do radar agora mesmo e eu é que me deveria esforçar mais para a encontrar.

GREAT GRANDPA | “DIGGER”

MHD – Falemos dos vossos cães. Como se passa de “escavador” (“Digger”) a “escavação existencial”? E que escavação é esta?

Carrie – Tínhamos um cão chamado Obie, e Obie era um cãozinho muito especial. Quando o adquirimos foi-nos dito que era uma mistura de Labrador com Rottweiler, mas era na realidade uma mistura de Pastor Australiano e Cão de Gado. Por isso, era um pequenino cão pastor muito neurótico e escavar era uma coisa que fazia desde cachorro, foi muito difícil treiná-lo para deixar de o fazer. Era tão esperto e facilmente treinável noutros aspectos mas, quando se punha a escavar, ficava com este olhar focado, tão determinado, que parecia que todo um outro estado de ser se apoderava dele. Vimos nisso qualquer coisa de familiar a quando se está a fazer uma coisa que não é de grande ajuda mas que não se consegue, ainda assim, deixar de fazer. O Pat e eu somos ambos pessoas muito dadas à ansiedade, como a maior parte dos músicos, e só me lembrava de nós presos em pensamentos ansiosos, a ruminar em coisas e a escavarem-se a si próprios. Quer dizer, até linguisticamente funciona, no sentido de se meter num buraco do qual é difícil sair. Mas estou certa de que o Pat tem uma data de opiniões sobre isso.

Pat – Acho que explicaste muito bem. Tudo o que a Carrie diz é verdade. É uma metáfora apta para esse exercício quase instintivo e fútil. “Fútil” é uma palavra importante quando se fala disto. Que escavava ele? Não estava a escavar por nenhuma razão em concreto, não havia qualquer objectivo, nada viria dali, não ia descobrir nada, mas caía neste foco fervoroso, quase um transe. Para mim teve sempre a ver com a ideia de estar filosoficamente extenuado, mastigando questões ontológicas e epistemológicas, mesmo coisas sobre a própria vida, a própria existência e significado, andando às voltas e analisando demais, quase criando narrativas.

Sou um grande fã de Philip K. Dick, tenho até uma tatuagem a dizer “VALIS”. Ele é simplesmente um desses autores clássicos. A razão por que tenho a tatuagem e ele significou tanto para mim, quando o descobri pela primeira vez no final do liceu, princípio da faculdade, foi ele ser um dos primeiros autores que descobri que conseguia pôr em palavras o que é pensar demais nas coisas dessa maneira e situar-se nesse quadro mental obsessivo e paranóico. Estava a passar por uma série de conflitos nesse período e qualquer coisa naquilo ressoava em mim. Para mim, a “Digger” foi sempre uma espécie de hino na tradição da “Paranoid Android” e outras canções que exploram este quadro mental de não ser capaz de parar, este comportamento em particular que é, em última instância, quase prejudicial, fútil e absurdo. Continua-se a procurar e a procurar até que, a certo ponto, só se está a revirar terra, não se está a alcançar nenhuma grande revelação. No final, nenhum de nós é capaz de realmente compreender ou conhecer estas coisas, mas há talvez uma linha ténue.

Queria que fosse uma homenagem, não directa mas espiritualmente, a um dos meus livros preferido de Philip K. Dick, “A Transmigração de Timothy Archer”, cuja mensagem geral é a de que esta procura ou indagação espiritual obsessiva é fútil e absurda à excepção de que talvez não seja. Um tipo acaba por morrer por causa desta procura obsessiva mas há este pequeno momento, bem no final, onde há uma possibilidade que fica em aberto, onde é como se “espera um segundo, talvez ele tenha mesmo chegado lá ou alguma coisa importante tenha acontecido”. Está algures naquela linha ténue entre ter tido a percepção racional, partilhada pela maior parte das pessoas, de que nada vai mudar, não vamos chegar a nenhuma grande sabedoria ou conhecimento, e é inútil, e haver este vislumbre de “sim, mas…”. “Digger” é uma espécie de demissão de tudo isso mas deixando em aberto este “na realidade, talvez eu nunca escape a isto”. É assim que todos nos sentimos, todos ainda nos questionamos se haverá alguma espécie de… [vídeo congela e cai].

Carrie – Suponho que seja o fim dele.

MHD – Precisamente no clímax!

Carrie – É mesmo!

GREAT GRANDPA | AO VIVO NA KEXP

MHD – No chat que acompanhou a estreia da vossa performance na KEXP, disseram que têm um novo cão chamado Lenny?

Carrie – Oh, esse é o cão dos pais do Pat. Eles têm Boiadeiros de Berna. Não sei se conhecem esses cães, mas são enormes, muito felpudos e amorosos, e eles tinham um chamado Wilson. Em Seattle, vivemos muito perto dos pais do Pat e somos muito próximos da família dele, pelo que passávamos muito tempo com o Wilson, até ele ter morrido há cerca de um ano atrás. Muitas das letras temporárias das canções dos Great Grandpa começavam com o Wilson, porque era uma personagem muito engraçada acerca da qual escrever. Agora temos o novo pequeno Lenny, que tenho a certeza providenciará…

MHD – Novas metáforas?

Carrie – Isso, exactamente. Embora os Boiadeiros de Berna sejam uns gigantes mansos, não sofrem de muita ansiedade ou neuroses, pelo que teremos de ser criativos. Mas é verdade que adoram regalos (treats), e é daí que veio originalmente a “Treat Jar”.

MHD – O Pat está a regressar, não sei se estará interessado em continuar o clímax….

Carrie – Essa foi uma saída muito dramática.

Pat – [Ri-se] Desculpem, o meu telefone morreu. Aconteceu tão depressa, passou de repente de 4% para 0%.

MHD – Estávamos a dizer que foi mesmo no clímax da resposta.

Carrie – Era a única maneira de o calar, suponho.

Pat – Também me parece, provavelmente ter-me-ia limitado a divagar por mais meia hora.

MHD – Uma canção que me comove muito é a “Split Up the Kids”. Carrie, fiquei com a impressão de que estavas a dizer que a zanga parece tão absurda quando a morte paira sobre tudo, tornando o tempo precioso. Que retiras para ti da história dos teus avós?

Carrie – Só uma breve retoma da história. Espero que se perceba na canção mas como tem de ser poético, alguns dos detalhes ficaram de fora. A mãe do meu pai teve um caso quando ele ainda estava no liceu. Ele era um dos mais velhos da família, mas os meus avós tinham também filhos pequeninos. Acabaram por se divorciar, e os filhos tiveram de escolher com qual dos pais queriam ir, e as raparigas escolheram a minha avó enquanto os rapazes ficaram com o meu avô. Foi extremamente difícil para o meu avô. Sei que lutou à séria por muito tempo, depois de se separarem, e a família nunca mais foi a mesma, porque ele recusou-se, até ao fim da vida, a ficar na mesma sala que ela. Lembro-me que, quando era pequena, não sabia sequer que os meus avôs se conheciam. É claro que percebia que tinham sido casados para ter os filhos, mas nunca os vira juntos, porque, quando tínhamos reuniões de família, a minha avó vinha a uma parte e o meu avô a outra parte – e é o que acontece na canção. Julgo que a minha avó carregava uma grande culpa com ela, e ainda carrega, sobre tudo o que aconteceu. Ela estava mesmo a querer corrigir as coisas, mas ele estava ainda tão magoado que julgo nunca processou realmente a coisa ou foi capaz de a perdoar. Por isso, o final da canção sou eu no enterro, com ela lá e eu a dar-me conta de que era a primeira vez que via os dois juntos na mesma sala.

É que parecia tão doloroso o que fez à família deles e nossa família, a mim. A família está muito dispersa. Quem sabe como teria sido se tivessem ficados juntos, porque sei que eles não tinham um grande casamento, mas só esta coisa do que pode fazer a gerações de pessoas, quão fragmentada a nossa família se tornou e o quanto a zanga e o orgulho não passam, como disseste, de “para quê tudo isto?” Ficámos mesmo tristes que nunca se tivessem reconciliado, e agora não têm a oportunidade de o fazer. Julgo que teria significado muito para a nossa família, teria significado muito para a minha avó. Às vezes a vida não nos dá o final feliz mas tens razão quando dizes que podemos aprender com isso.

MHD – Qualquer coisa na consciência que a canção transmite de tudo isto, em como olhas para as coisas e as transformas em poesia e música que todos podemos ouvir, traz uma espécie de redenção.

Carrie – Gosto de pensar que pode haver alguma esperança nela. Vi a minha avó algumas vezes desde então. Ela ainda fala de quanto lhe pesa tudo o que aconteceu e tenho a esperança de que, ainda que o meu avô já cá não esteja, ela venha a encontrar alguma paz dentro dela, depois de todos estes anos.

Lê Também:   Os 25 Melhores Álbuns de 2019

MHD – “Bloom” é uma canção muito ambivalente, tanto ao nível da letra como da sonoridade. Custa “florescer”?

Pat – Sim, absolutamente! Essa foi, sem sombra de dúvida, a intenção da canção. Não apenas no sentido mais tradicional de dores de crescimento. Estava também a escrever sobre as minhas próprias experiências, questões de saúde mental, em termos de altos e baixos, que julgo serem uma experiência muito universal, mesmo para os que não têm doenças mentais, apenas o sentimento das flutuações dos estados de ânimo. Motivação, inspiração e o oposto disso, aquele sentimento de estar bloqueado ou com falta de movimento, depressão, o que se lhe queira chamar. Coisas que acontecem naturalmente de forma cíclica nas nossas vidas, quer por meios exteriores, quer influenciados por coisas exteriores, ou apenas pela biologia interna. Navegar estas ondas, sentindo que se está a progredir ou que as coisas estão melhores e depois vêm os contratempos.

Queria capturar uma onda sinusoidal, queria capturar um ciclo, como um único hertz. Aquele sentimento de que há uma grande ascensão, o sentido de possibilidade e potencial, e depois há sempre o contraponto disso. Sim, essas duas coisas são muitas vezes de certa forma inseparáveis. Quis fazer qualquer coisa de contraintuitivo ou, melhor dizendo, pouco convencional. Sinto que muita música se foca apenas num único estado de espírito – esta canção é sobre o triunfo do espírito humano, ou esta canção é sobre uma pura e autêntica alegria, ou esta canção é sobre uma imensa tragédia ou tristeza. Concordo que destoe e geralmente não funcione muito bem uma única canção ter múltiplas emoções complexas, porque as pessoas gostam de se demorar numa certa emoção durante algum tempo. E é verdade que a “Bloom” resulta numa audição um pouco mais destoante e menos natural do que outras canções por causa disso. Mas o nosso objectivo era que soasse da forma mais contínua possível, e não destoasse incrivelmente ter duas emoções muito diferentes numa única canção. As pessoas não parecem odiá-la, ou dizer que as deixa desconfortáveis, o que talvez queira dizer que funciona junto.

Foi uma espécie de experiência, porque tratavam-se originalmente de duas canções. A coda era de uma outra canção, muito triste, triste o tempo todo. E a secção inicial da “Bloom” era ela própria uma canção, que era só alegre durante todo o tempo. Surgiu de uma forma inorgânica, no sentido em que não estavam originalmente pensadas para estarem juntas e foram apenas postas juntas. A sua criação foi de certo modo artificial, foi por capricho que o fizemos, mas estou tão contente por o termos feito!

GREAT GRANDPA | “MONO NO AWARE”

MHD – “Mono No Aware”, o pathos de todas as coisas, a natureza efémera, impermanente de tudo, é o sentimento no centro do álbum e veio, Pat, das tuas leituras de Kazuo Ishiguro. Quão influente foi para ti e para o álbum o encontro com este autor?

Pat – Muito, sim! Muito influente. Andava a ler uma data de livros dele nesse período, porque tínhamos andado muito em digressões e a Carrie e eu fizémos algumas viagens, pelo que tinha imenso tempo para ler. Assim que li o primeiro, A Pale View of Hills, fiquei agarrado. Julgo que ele é um grande autor e há nele um apelo universal, mas há uma data de grandes autores que não ressoam necessariamente em mim, a um nível pessoal. Mas qualquer coisa na maneira como ele escreve funciona com o meu cérebro, senti-me encantado, mesmerizado. E é engraçado porque não se trata de livros emocionantes, não são de virar as páginas sem parar. Embora o Never Let Me Go tenha alguma coisa disso, acima de tudo têm um ritmo glacial, metódico, são muito pensativos e quietos, muito observadores. Não conseguia fartar-me, pôs-me a pensar sobre a minha vida. Julgo que também estava a atravessar uma fase, a chegar a uma certa idade, a perceber algumas coisas sobre mim, pelo que muitas das coisas de que ele falava pareciam-me muito pertinentes. Foi muito importante para mim e julgo que acabei por usar muita da linguagem que ele usa, pensar sobre muitos dos mesmos temas e aplicar isso a algumas das canções que estávamos a compor. Sou completamente fã do Ishiguro.

Carrie – Um pouco de trivia, também: há uma linha do Ishiguro roubada e posta em “English Garden”. Por isso, os dedos dele estão por todo o álbum.

(The interview’s original text is on the following page)




MHD – I was just saying to Carrie that, because I’m teacher, I’m very used to zoom.

Pat Goodwin – We all have teaching for work now, too.

Carrie Goodwin – I’m a nurse, so I don’t ever. My mom is a high school principal. I’ve been visiting my parents and she has just been on zoom calls constantly, trying to figure out stuff. It’s been very hard on the teachers and everybody.

MHD – Are you two back in Seattle, or still in Milwaukee?

Carrie – I’ve finished school in December and Pat and I moved back. We’re in different places right now, because I actually have mono and I’m staying with my parents to see to it. So, just for this week, I moved into my parents’ house and Pat is in our apartment in Seattle.

MHD – Carrie, you’re a nurse. Have you been spending a lot of time in the hospital, dealing with Covid patients? I know things haven’t been easy in Seattle.

Carrie – I’ve been working, yes. It’s a very interesting time to start in as a nurse. I’ve started in January. I work in the emergency room in South Seattle. I worked there until about two weeks ago and then I came down with mono. I have to stay home until I’m recuperated, so I get a little bit of a break. But it has been a good learning opportunity to be in the nurse during all this. It’s interesting being in the emergency room because we don’t know who has it and who doesn’t have it. It takes hours and hours to get the tests’ results back (first it took days to get them). So people come in and they’re having symptoms – they’re having hard time breathing, they’re coughing a lot and I’m there with them. I’ve seen people who are extremely sick and then have to get admitted into the ICU and put on a ventilator. And then I’ve seen people who have no symptoms at all and coming to get tested because their brother has Covid. I’ve seen the full spectrum of it. I feel very lucky that we have been able to slow it down a little bit, so our hospital hasn’t been very overwhelmed.

MHD – We are now easing the lockdown, here in Portugal, but not everyone is doing it carefully.

Carrie – Our governor in Washington has been very cautious about a lot of things, which is good. We saw what happened in Italy, and we tried to do the quarantine to make the curve a little flatter. Because of that, we haven’t seen a lot of increased cases of it, so it’s working, but people don’t understand what could have happened. That’s the paradox of being prepared and never really having to face it. A lot of people probably don’t know anyone who had corona virus. They have never seen how bad it can be. I have to remember that sometimes, because I see it all the time.

Lê Também:   Great Grandpa, Four of Arrows | em análise

MHD – How have you been dealing with lockdown, with all the concerts being cancelled, having to stay at home? What kind of work have you been doing, how have you been spending your time?

Pat – It definitely threw a wrench into all of our plans for this spring. Obviously, all of our touring got cancelled. Originally, when that happened, we figured we would just take the time to write. We haven’t been able to do any practices or recording, but I think all of us have just been using it as a time to reflect and work on our individual crafts. Carrie and I have been trying to write, I know the others have been doing their own stuff as well. Music seems like a low priority these days. There are other things that are a lot more important, like taking care of the rest of our fellow humans by not going out and playing shows or other things that seem slightly insignificant in today’s world.

I don’t know what the future spells for us, in live music in general. Who knows how long it will be before it becomes a normal thing again? I think all of us are happy to continue writing and hopefully being able to record and release music. Maybe make it more live, online tip jar stuff. I’ve seen a lot of people doing that, and that’s interesting. Obviously you don’t really get the energy of the volume of a concert but it’s still something, it’s a way to interact with the fans. For me personally, music was always about the recording process, making records is my favorite part. So, if there is never live music again, it’s a bummer, but as long as we can continue to make music, then I’ll personally be happy. Can’t speak for everyone else, but it’s my two cents.

Carrie – Pat and I are pretty lucky because we both have jobs outside of the music industry, so we have been less financially affected by everything that has been going on, and the rest of our band members have other jobs and things, are getting unemployment or are still able to work. So we’ve been really lucky, because I know a lot of bands for whom this is their only source of income, so touring is a big thing. For us it was mostly because that’s where we would put all the merch. So now we have all this merch we’ve put on our store and hope people will buy it online. And we still have our band payments due every month. I don’t know when the next time we’ll have a gig is. We’re personally very lucky that we’re still able to pay our rent and do all the things we need to do.

GREAT GRANDPA | “DARK GREEN WATER” AO VIVO

MHD – Four of Arrows was a name you’ve chosen because the card means take time to reflect and meditate. A time like this calls for that, a time to stop and think. Has is it been like this for you?

Pat – Carrie, do you want to answer this one? I can answer too, but if you have thoughts on that as well, go ahead.

Carrie – I was thinking that was a really good question and a good observation that I hadn’t really thought about until now. Four of Arrows was written shortly after and while we were living in Milwaukee. That was such a big change for us, and now we’re in another big change for us, moving back to Seattle. We’ve both just started new jobs. For me a brand new field and for Pat a very different kind of job than he had been doing before. And with all the virus happening it became an even bigger change than we ever anticipated. We have been trying to be really intentional about taking time to make sure we’re taking care of ourselves and trying to process everything that has happened to us. Especially now that all of your future plans get put on hold, what else is there to do but think? This time is giving us a whole bunch of new experiences to process and maybe process through music.

Pat – I agree with everything Carrie said. I also think this is a time for reflection also on the largest scale, which often times ends up being exercised just in speculation. These aren’t really things you haven’t been in contact with through voting or activism. None of these things were unknown but they have been furthered, revealed through this. There’s a lot of reflection happening on how do we make a change as a country and how do we take care of each other. This has just revealed how poorly a large portion of our population is treated, with a lack of access to resources. It’s certainly alarming, a sort of wake up call. At least for many people it is, although there are definitely some who don’t see it that way, unfortunately. But you hope that a positive thing to come out of this is that it will wake some people up to the fact that “oh yeah, it doesn’t make sense that people’s unemployment check, which is supposedly to be meeting their most minimum basic human demands and needs, is more than what they would make working full time at their job, making minimum wage”.

That is just one example of the many, many things that have been exposed through this. Personally, I’ve been thinking about these things a lot and where do we go from here, what’s going to happen? There’s a lot of pure speculation and wondering about what’s going to happen next. It does affect everyone on a personal level too. It’s sort of hard because, on the one hand, you don’t want to be constantly thinking “oh poor me, I can’t go out, see my friends or do the things I want to do”, but on the other hand, that’s a very real feeling too, everybody feels that. So it’s hard to bounce, weight those things, our personal lives versus a much larger meta-picture happening that is important to reflect on as well. So yeah, lots of reflection all around!

MHD – Moving on to the album now, one thing I love about it is its blend of pop formula and art rock substance, how it bends and tweaks the formula. I find it to be a grower but the other way round. Usually growers are difficult at the beginning but upon repeated listening they grow on you and you end up enjoying them. But in the case of Four of Arrows it’s easy to enjoy it immediately but the more you listen to it the more unique and quirky it becomes. Does that make sense to you? Why do you think that happens?

Pat – First of all, thank you, that’s a very serious compliment. I think that is always something to aspire to. It is very flattering that you feel that we’ve accomplished that. I definitely think that is something we’re conscientious of when we’re writing and speaks to our tastes as a group. I do think that we’re all very firmly rooted in the classic American pop tradition and its accessible melodies, that folk tradition of having something that can be easily sung and remembered. But all of us also have a love for experimental music, classical jazz, other genres that are less about the accessibility and the melody in that sense. There is always a desire to walk that line, and that is something we wrestled with as a band.

When we first started, because many of us came from the far end of the spectrum, we were trying to do more complex, artistic music. And then, when Great Grandpa first started, it was kind of a reaction to that. We kind of went the opposite way, basically trying to do something as accessible as possible. Well, I shouldn’t say that, we weren’t making radio pop or anything, but we were trying to have it focused on the accessibility and universality of it. But then, moving into Four of Arrows, I think there was a conscious effort to try bring back some of those roots, thinking that maybe we had pushed too far one way and we wanted to bring that balance back of blending the simplicity with the complexity. Maybe for the next album we’ll probably go even further the other way, we will have less accessibility, more weirdness. Cause it’s just a matter of always trying to do something different and new. If you did the same thing twice, it wouldn’t even be exciting to work on. You just find what feels natural and isn’t just repeating yourself.

Carrie – To give a specific example, I don’t know if you’ve heard Pat’s prior band called Postmadonna? That was the band he was in when we first met, and it’s wild experimental math-rock. So, it’s been cool to watch and be a part of all this, it says a lot of how many different kinds of music he can write and bond together. You should listen to Postmadonna, it will give an idea of how weird things can really get.

GREAT GRANDPA | “ENGLISH GARDEN” AO VIVO

MHD – There are actually a lot of changes of tempo and time signature within the same songs and throughout the whole album. I feel like you’re using this math-rock know how, mixed with your pop leanings, to create emotions that are complex, but still very relatable ones.

Carrie – I love and was raised on country music, it’s sort of my guilty pleasure, especially the 90’s country music. Throughout our marriage I’ve slowly converted Pat to enjoying small pieces of country music, and I like to think that has had some influence on the more pop songs we’ve been writing. But I guess he can speak for himself there.

Pat – Cam, Dylan and I all used to play in math-rock bands. That’s how we met, actually. Dylan was in a band called I Kill Giants, sort of a math-rock, pop, kind of punk-rock thing, when he was in school in Boston. Cam and I were going to college together and both played a lot of music together. We were also both in various different math rock bands for a long time. So, when we were first friends, we bonded very much over our love of that genre. We would just get together in the dorm rooms and listen to lots of classic math rock stuff. There was kind of a scene in the 2010-ish period. From 2007 to 2011, there was this math-rock revitalization (I guess, because there had also been in the 90’s, maybe early 2000s). There was this sort of resurgence, this second wave of math-rock popularity. Well, I shouldn’t say popularity, because math rock and popularity should never be used in the same sentence.

It’s one of those classic things where those who are into it are very passionate. I’m not really involved in it anymore, I don’t listen to as much of that music, but during that period it felt like there was a very passionate, very active community involved in supporting and amplifying that kind of music. I do think it lost its popularity, but I think there are people trying to give it another breath of air, bring it back to life, which is awesome. I would love to see some more new stuff, and I’m sure there is. Maybe it’s just flying under the radar right now and I should do a better job at seeking it out.

GREAT GRANDPA | “DIGGER”

MHD – Let’s talk about your dogs. How do you go from “Digger” to “existential digging”? And what “digging” is this?

Carrie – We had a dog that was named Obie, and Obie was a very special little dog. When we first got him we were told he was a Lab mix with a Rottweiler and it turns out that he was an Australian Shepherd and Cattle Dog mix. So, he was a very neurotic little herding dog and digging was something he did ever since he was a puppy, it was really hard to train it out of him. He was so smart and easily trainable in other ways, but when he would dig he would just get this little focused, so determined, look on his face, it looked just like a whole other state of being took over him. We saw something familiar in that, where you’re doing something that isn’t very helpful to you but that you just can’t help but keep doing. Pat and I, we are both very anxiety prone people, as most musicians are, and it just reminded me of us getting caught up in anxious thoughts, ruminating on things and digging yourself. I mean, it even works linguistically, as in digging yourself into a hole that gets harder to get out of. But I’m sure Pat has a lot more opinions on that.

Pat – I think you did a good job explaining. Everything Carrie says is very true. It’s an apt metaphor for that almost instinctual and futile exercise. Futile is an important word when talking about this. What was he digging for? He wasn’t digging for any particular reason, there was no goal, nothing was going to come of it, he wasn’t going to uncover anything, but he had this fervent focus, almost like a trance. For me it was always about being philosophically overwrought, really churning over ontological or epistemological questions, even stuff about your own life, your existence and meaning, really spiraling and overanalyzing, almost creating narratives.

I’m a big fan of Philip K. Dick, I’ve a “VALIS” tattoo, he is just one of those classical authors. The reason why I’ve got the tattoo and why he meant so much to me, when I first discovered him in my late teens, early twenties, is that he was one of the first authors I ever discovered who put to words what it feels like to really overthink things in that way and have that most obsessive and paranoid mindset. I was facing a lot of struggles in that period, something about it really resonated with me. “Digger” for me was always sort of an anthem in the tradition of “Paranoid Android” or these other songs that explore this mindset of being unable to stop, this specific behavior or mindset that is almost detrimental, futile and meaningless, in the end. You keep seeking and seeking and, at some point, you’re just turning up dirt, you’re not really having any great revelations or anything. In the end, none of us are capable of ever truly understanding or knowing these things, but perhaps there’s a fine line.

I wanted it to be an homage, not directly but spiritually, to one of my favorite Philip K. Dick books, “The Transmigration of Timothy Archer”, whose overarching message is that this obsessive spiritual seeking or pondering is meaningless and futile except for that maybe it’s not. A guy ends up dying because of his obsessive searching but there’s this one little moment, at the very end, where there is this potential left hanging, where it is like “wait a second, actually maybe he did sort of breakthrough or something important happened”. It walks that line of having the rational realization most people have that nothing is going to change, we’re not going to come to any great sort of wisdom or knowledge, and it’s pointless, but then there’s this little inserted glimmer of “but maybe…”. “Digger” is kind of a dismissal of all that but leaving it with this little “actually, maybe I’ll never escape that”. That’s how we all feel, we all still wonder “is there any sort of…” (video freezes, then crashes).

Carrie – I guess that’s the end of him.

MHD – At the very climax!

Carrie – I know!

GREAT GRANDPA | LIVE ON KEXP

MHD – In the chat you’ve mentioned you have a new dog called Lenny?

Carrie – Oh, that’s Pat’s parents’ dog. They have Bernese Mountain dogs. I don’t know if you know about those dogs, but they’re huge, very fluffy and very cute, and they had one named Wilson. In Seattle, we live very close to Pat’s parents and we’re close to his family, so we spent a lot of time with Wilson, until he passed away about a year ago. The filler lyrics to a lot of the Great Grandpa songs started off about Wilson, because he was just a fun character for Pat to write about. Now we have new little Lenny, who I’m sure will provide with some…

MHD – New metaphor?

Carrie – Yes, exactly. Though the Bernese Mountain dogs are gentle giants, they don’t have a lot of anxiety or neurosis so we will have to be creative. They do love treats, and that’s where “Treat Jar” came from originally.

MHD – Pat is coming back, I’m not sure he wants to continue with the climax.

Carrie – That was a very dramatic exit.

Pat – [laughs] Sorry, apologies, my phone died. It happened so fast, it went for 4% to 0% right away.

MHD – We were saying it was at the very climax of your answer.

Carrie – It was the only way to get him stop talking, I think.

Pat – I think so, I would just probably have rambled on for another thirty minutes.

MHD – A song that deeply moves me is “Split Up the Kids”. Carrie, I had the feeling you were saying that anger feels so pointless when death hoovers over everything making time so precious. What do you take for yourself from the story of your grandparents?

Carrie – Just a quick recap of the story. I hope it comes across in the song but it has to be poetic, so you know, some details are left out. My dad’s mom had an affair when my dad was in high school. He’s one of the older kids in the family, but my grandparents had little kids too. They ended up getting divorced, and the kids had to pick which parent they wanted to go with, and the girls chose to stay with my grandma and the boys stayed with my grandpa. My grandpa took it extremely hard. I know that he really struggled for a long period after they split up and the family was never really the same, because he refused to be in the same room as her for the rest of his life. I remember when I was a little kid, I didn’t know that my grandparents ever knew each other. I did understand that they had been married to create the kids but I had never seen them together, because we would have family gatherings and my grandmother would come to part of it and my grandfather to another part of it – and that’s what happens in the song. I think my grandmother carried a lot of guilt with her, and still does, about everything that happened. She was really wanting to make things right, but he was still so hurt by it that I don’t think he ever really processed it or was able to forgive her. So the end of the song is me at his funeral, she’s there and I’m realizing it’s the only time I ever saw the two of them in the same room.

It just seemed so heartbreaking what it did to their family, and our family, and me. The family is pretty scattered. Who knows what it would have been like if they had stayed together, because I know they didn’t have a great marriage, but just this thing of what it can do to generations of people, how fragmented our family became and how anger and pride were really, like you said, “what was that for?” We were really sad that they were never able to reconcile, and now they don’t have the chance to. I think it would have meant a lot to our family, it would have meant a lot to my grandmother. Sometimes life doesn’t give you the happier ending but you’re right that we can learn from it.

MHD – Something about the song’s awareness of it all, of how you look at things and turn it into poetry and music we can all listen to, brings some sort of redemption.

Carrie – I like to think there could be some hope in it. I’ve seen my grandmother a few times since then. She still talks about how much she regrets everything that happened and I guess even though my grandpa’s gone, I could still hope for her to have some peace within herself after all these years.

Lê Também:   Os 25 Melhores Álbuns de 2019

MHD – “Bloom” is very ambivalent, sound and lyrically wise. Does it pain to “bloom”?

Pat – Yes, absolutely! Those were definitely the intentions of that song. Not only in a more traditional growing pains kind of way. I was also writing about my own experiences, mental health issues, in terms of ups and downs, which I think is also a very universal experience, even for those who don’t have mental illnesses, just a feeling of the fluctuations of emotional states. Motivation, inspiration and the opposite end of that, that feeling of being stuck or lack of movement, depression, whatever you want to call it. Things that come naturally in cycles in our lives either through external means, or influenced by external things, or just through internal biology. Riding these waves, feeling like we’re making progress or things are getting better and then there’s setbacks.

I wanted to capture a sine wave, I wanted to capture one cycle, like a single hertz. That feeling that there’s a great rise, the sense of possibility and potential and then there’s always the counter to that. Yeah, those two things are often somewhat inseparable. I wanted to do something counterintuitive or, better yet, untraditional. I feel most music focuses on one specific mood – this song is about the triumph of the human spirit or this song is about pure, unadulterated joy, or this song is about utter tragedy or sadness. I agree it is jarring, and doesn’t usually work very well for a single song to have multiple complex emotions, because people like to sit with a specific emotion for a while. And it’s true that “Bloom” is a somewhat jarring, maybe less natural of a listen than some other songs, because of that. But our goal was to have it feel as seamless as possible, and not be incredibly jarring to have two very different emotions within one song. People don’t seem to hate it, or say it makes them feel uncomfortable, so hopefully that means it kind of works together.

It was something of an experiment, because it was originally two songs. The coda was from a different song, a very sad song, sad the entire time. And the first section of “Bloom” was its own song, which was very much just happy the all-time. It really did come about almost in an inorganic way in that they weren’t originally to be together, and were then just put together. Its creation was kind of unnatural, it was on a whim that we did that, but I’m so glad that we did.

GREAT GRANDPA | “MONO NO AWARE”

MHD – “Mono No Aware” – “the pathos of all things”, “the ephemeral, impermanent nature of everything” – is the feeling at the core of the album. Pat, how true do you think this feeling is? And how influential was your reading of Kazuo Ishiguro for you and the album?

Pat – Very much so, yes! Very influential. I was reading a bunch of his books during that period, because we had been touring a lot and Carrie and I had done some travelling, so had a lot of time to read. As soon as I read the first one, which was A Pale View of Hills, I was just hooked. I think he is a great author and there’s a universal appeal there, but there are a lot of great authors that I don’t necessarily resonate with, at a personal level. But something about the way he writes just works with my brain, I felt charmed, mesmerized. And it’s funny because they’re not exciting books, they’re not page turners. Although Never Let Me Go does have a little bit more of that, mostly they have this glacial, methodical pace to them, they’re are just very thoughtful and quiet, very observant. I just couldn’t get enough of it, it just got me thinking about my own life. I think I was going through something too at that time, sort of reaching an age, having some realizations about myself, where a lot of things he was talking about felt very pertinent to me. It was hugely influential on me and I think I ended up using a lot of the language that he uses, thinking about a lot of those same themes and applying that to some of the songs we were writing. I fully endorse Ishiguro.

Carrie – A little bit of trivia, too: there’s an Ishiguro line stolen and put into “English Garden”, as well. So, it’s got its little finger all over the album!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *