Grey’s Anatomy | Season Premiere em análise

 

A boa notícia é que “Grey’s Anatomy” está de regresso aos nossos ecrãs (yay!). A má é que “I Must Have Lost It on the Wind”, para além de ser pouco memorável, coloca a descoberto o papel fundamental que Cristina Yang (Sandra Oh) tinha na trama.

No fim de tudo ficámos com uma certeza. Com uma crise no casamento, uma nova meia-irmã na sua vida e a perda da sua “pessoa”, todos os olhos estão postos em Meredith Grey esta temporada.

 

Grey's Anatomy

*SPOILER ALERT*

 

“I Must Have Lost It on the Wind” inicia com um breve resumo dos acontecimentos da última season finale, com um “Previously on Grey’s Anatomy” na voz de Sandra Oh (os fãs de Cristina agradecem, Shonda!). Tudo começa com um flashback do dia em que Ellis Grey perdeu Meredith em criança num parque infantil e também o amor de Richard Webber. Nesse mesmo dia Ellis tenta suicidar-se – tal como Meredith havia contado há algumas temporadas atrás – e já no hospital dá à luz uma menina que, sabemos agora, é Maggie Pierce.

Mas passado é passado e é a história presente de “Grey’s Anatomy” que nos deixa preocupados. Em primeiro lugar a ausência de Cristina Yang é algo que é sentido não apenas por Owen ou Meredith no decorrer do episódio. Quem acompanha “Grey’s Anatomy” há 10 anos sabe bem o que é passar pela perda de personagens queridas e pelo receio do impacto na história e qualidade da série. De uma forma ou outra Shonda Rhimes conseguiu sempre “redimir-se” aos olhos dos fãs e remendar habilmente as histórias, à medida que foi eliminando personagens importantes. Mas Cristina Yang só há uma e sem ela nem o hospital nem “Grey’s” voltarão a ser os mesmos.

 

Grey's Anatomy

 

Dito isto: Maggie Pierce. A filha de Richard, fruto do seu envolvimento com Ellis, surgiu nos últimos episódios da 10ª temporada e já aí demonstrava indícios do quão pouco convincente a sua plot iria ser. É que Maggie, para além de substituir a eterna Cristina Yang é meia-irmã de Meredith, ou seja, é também em teoria uma susbtituta da inesquecível Lexie Grey. Esta pseudo-tentativa de substituição de duas personagens muito queridas pelo público por uma só foi, a meu ver, um autêntico tiro no pé de Shonda Rhimes.

Lê Também:
Canais FOX | Os destaques de Outubro

A tensão entre Meredith e Mag é palpável nesta season premiere e também expectável. Mag entra no hospital para ocupar o lugar de Cristina e Grey, por uma questão de princípios, detesta-a logo à partida. Porém, ao contrário de Lexie, Maggie sabe impor-se e colocar Meredith no seu devido lugar. Avizinha-se uma temporada cheia de conflitos e ressentimentos com as meias-irmãs e Richard –  a figura paternal de Meredith e o pai de Mag –  à mistura.

 

Grey's Anatomy

 

O segundo foco desta temporada será o casamento de Derek e Meredith. A julgar pelo desenrolar do primeiro episódio a estrutura do casal vai levar um forte abanão (já começávamos a estranhar, Shonda!). É que no final da temporada anterior Derek quer mudar-se para Washington DC por motivos profissionais, contra a vontade da sua mulher.

O dilema recomeça com a nova temporada. Meredith não quer abdicar da sua carreira por Derek mas também não quer que ele abra mão da excelente oportunidade profissional que lhe foi oferecida. A decisão do médico acaba por ser tomada com base num dos casos médicos do primeiro episódio. Derek escolhe Meredith e Seattle, o que não agradou completamente Grey. É que a médica é perita em ressentimentos (a sua própria mãe culpava-a pelas suas más escolhas) e não quer sentir-se responsável pelo fim do sonho do marido. O desperdiçar desta oportunidade profissional vai ter bastantes repercussões para o casal. Terão MerDer os dias contados? Resta esperar para ver as cartas que Shonda tem na manga.

 

Grey's Anatomy

 

O casamento pode não sobreviver mas uma coisa é certa: Meredith, agora sem a sua “pessoa”, sente-se mais sozinha que nunca. É aqui que entra o rezingão/”coração de manteiga”, Alex Karev. Logo desde inicio vemos Mer a expulsar Jo da cama de Alex, para que ele lhe dê algum consolo. Vai ser ele o pilar de Mer neste momento difícil e, sejamos realistas, o “substituto” legítimo do papel de Cristina.

Lê Também:
Canais FOX | Os destaques de Outubro

É refrescante assistir ao estreitar de uma amizade entre um homem e uma mulher sem segundas intenções no pequeno ecrã. Por outro lado esta nova faceta de Alex vai dar maior protagonismo à sua personagem, ligeiramente esquecida desde a saída de Izzie da série. Não deixa de ser triste, no entanto, quando paramos para pensar e nos apercebemos que do grupo inicial restaram apenas eles os dois.

Por falar em Alex, é incrivelmente emocionante assistir à sua evolução profissional. Até parece que foi ontem que Alex se encolhia perante a hipótese de operar um coração num elevador e agora disputa com Bailey a função de Cristina no Conselho do Hospital. A médica não gostou nada de saber que Cristina “deu” a sua fatia a Karev e promete dar luta! Prevemos cenas engraçadas e dramas dos bons.

 

Grey's Anatomy

 

Por sua vez Callie e Arizona saiem de uma temporada conturbada no seu relacionamento e, aparentemente, esta não vai ser muito diferente. O casal parecia decidido a recorrer a uma barriga de aluguer para ter uma nova criança mas a vida profissional de ambas promete vir a ser um grande obstáculo para a concretização do plano. Algo nos diz que a personagem de Geena Davis na série vai ser uma das responsáveis pelo possível fim da felicidade do casal, seja pela proposta profissional feita a Arizona, como a nível pessoal.

O tema da gravidez de April foi pouco abordado mas sabemos que Shonda tem planos para o casal Japril (o medo! o pânico! o horror!). De realçar que April foi das únicas pessoas realmente preocupada com o sofrimento de Owen e a tentar incentivar os seus colegas a convidarem o “Chief” para saídas.

No cômputo geral “I Must Have Lost It on the Wind” foi um episódio competente e serviu como preview de uma temporada que se adivinha morna. Prova-nos o contrário, Shonda!

 E vocês? O que acharam deste início de temporada?

Catarina Porfírio

Licenciada em Ciências da Comunicação | Apaixonada por séries, devoradora de livros e de grande parte de cultura pop. Tem a escrita como terapia e um ódiozinho de estimação a quem dá calinadas no Português. De vez em quando pode ser encontrada no Twitter @Cuquinha89

0 thoughts on “Grey’s Anatomy | Season Premiere em análise

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *