© Fred Duval via Shutterstock, ID 2214868209

O filme que Guillermo Del Toro odiou fazer

Guillermo del Toro desabafou sobre a experiência negativa de realizar o seu primeiro filme sob a influência de Harvey Weinstein: «Odiei a experiência».

Famoso pela sua perspetiva estética e conceptual, os projetos de Del Toro destacam-se pela sua  mistura única de fantasia, drama e terror. É, por isso, difícil imaginar uma altura em que o realizador sentiu a pressão de ceder a sua visão. Porém, foi exatamente isso que aconteceu após o sucesso da sua estreia, ”Cronos”, que atraiu olhares de produtores de Hollywood.

Armado com um orçamento quinze vezes maior e o apoio de um estúdio, Del Toro iniciava agora uma nova fase da sua carreira, desta vez com o filme ”Mimic”, ou em português, ”Os Predadores de Nova Iorque”. Contudo, com todas estas liberdades trazidas pelo aumento de dinheiro, e consequentemente melhores recursos de produção e elenco, o vencedor de Oscar  não contava com todas as limitações que viriam com a supervisão de um grande estúdio.

Muitas destas novas problemáticas tinham origem na mesma fonte – Harvey Weinstein, infame (entre muitas coisas), pela sua faceta controladora nos filmes que produzia. Com a sua companhia Miramax envolvida na distribuição do filme, a visão criativa do realizador acabou por ser limitada pela influência de Harvey e do irmão. A relação entre os três atingiu tensões que fizeram com que a dupla tentasse afastar Guillermo Del Toro do projeto. ”A minha primeira experiência americana foi  quase a minha última […]”, refletiu o realizador numa entrevista sobre o seu Filme ”A Forma da Água” para BFI London Film Festival, em 2017: ”[…] Porque trabalhei com os Weinsteins e a Miramax.”.




O filme estreou com reações mistas por partes dos críticos e provou ser uma falhanço total na bilheteira.  Ainda que visualmente tenha sido exatamente o queria, admite que teve de ceder em muitas decisões relacionadas com a história e o elenco, não estando satisfeito com a versão que chegou às salas de cinema. Felizmente, toda a negatividade desta produção não foi suficiente para o afastar da cadeira de realizador, mesmo que o tenha feito considerar não voltar a trabalhar no cinema americano: ”Aprendi a lutar!”.

TRAILER | ”PINOCCHIO”, O MAIS RECENTE FILME DE GUILLERMO DEL TORO

Já viste o ”Mimic”? Qual é o teu filme preferido de Guillermo del Toro?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *