Harry Potter: De Volta a Hogwarts © HBO Portugal

Harry Potter: De Volta a Hogwarts e a nostalgia de gerações

20 anos volvidos e Harry Potter continua a passar de geração em geração. O reencontro dos 20 anos já chegou à HBO Portugal e é simplesmente… mágico! Ou não fosse também todo este universo uma fantasia interminável que continua a fascinar quem ainda só agora começa a ler os seus livros (ou a ver os seus filmes).

Com uma abertura que nos deixa logo imersos num outro mundo, “Harry Potter: De Volta a Hogwarts” é a reunião que não sabíamos que precisávamos e uma das maneiras mais emotivas de dar o pontapé de saída para um novo ano (que se quer sempre mágico e cheio de coisas boas).

Harry Potter De Volta a Hogwarts
“Harry Potter: De Volta a Hogwarts” volta a reunir parte do elenco de toda a saga de filmes © HBO Max

Apesar do toque do especial ser durante o Natal de Hogwarts, é fácil esquecermo-nos desses pormenores e focarmo-nos apenas nas caras que tão bem conhecemos dos ecrãs gigantes. Com Emma Watson (Hermione Granger), Matthew Lewis (Neville Longbottom) e Robbie Coltrane (Hagrid) a abrirem as festas, rapidamente entramos num mundo onde distintas cartas com o selo de cera de Hogwarts chegam de forma mágica aos seus destinatários (e por dentro suspiramos que um dia ainda iremos receber a nossa própria carta de admissão para Hogwarts).

Lê Também:
Harry Potter | Quem é o ator da saga com mais Óscares?

No pano de fundo as melodias de John Williams, bem presente no ecrã a magia e a felicidade espelhada nos actores e actrizes do elenco, que rapidamente transparece para as nossas caras (desafiamo-vos a olhar para a cara de qualquer fã Harry Potter nos primeiros instantes em que se sentar a ver o especial para comprovar o que estamos a dizer). “Harry Potter: De Volta a Hogwarts” é pura nostalgia e ao longo de pouco mais de uma hora e meia percorre os segredos dos bastidores dos filmes da saga, alguns segredos do elenco e as repercussões que se fizeram sentir do fenómeno mundial que foram os livros e, em particular, os filmes.

Sim, para quem não é super fã de Harry Potter, talvez não se apresente como um especial por aí além mas… Se já devoraram “Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses“, e se continuam a seguir a tradição de maratonas de Natal na companhia de Potter, Weasley e Granger, fica a nota: juntem um pacote de lenços ao pack das pipocas! “Harry Potter: De Volta a Hogwarts” vai puxar-vos todas as lágrimas possíveis – não de tristeza, mas de um calor e alegria por reviverem tanto dos últimos anos. Afinal de contas, já são 20 anos desde que se começou a crescer com estes filmes.

Harry Potter Especial
Emma Watson e Daniel Radcliffe foram revelando alguns ‘segredos’ ao longo do especial, incluindo os seus sentimentos ao longo dos filmes e de como se sentiam a trabalhar neste mundo © HBO Max

Um especial que se apresenta genuíno e sincero, destaca-se por ser livre de guiões ou cenas pré-preparadas. Com uma edição que privilegia as conversas entre os membros do elenco, principalmente momentos a dois, não nos conseguimos deixar de sentir maravilhados a ouvir coisas nunca antes descobertas pelos fãs, ou simplesmente ouvir pela enésima vez algumas das peripécias e momentos marcantes, como o primeiro beijo de Hermione Granger e Ron Weasley.

Através dos olhares dos vários realizadores – Chris Columbus, Alfonso Cuáron, David Yates ou Mike Newell – ficamos a saber não só o que se passava por detrás das câmaras, mas também como é que foi criar uma saga cinematográfica que reúne fãs de todo o mundo e que ao longo dos anos manteve o elenco principal, cresceu com os próprios actores e qual o processo pelas filmagens.

Lê Também:
TOP Harry Potter | Ranking dos Filmes da saga

Sempre com sets de Hogwarts como local para as entrevistas, há um lugar especial para o trio protagonista na sala comum dos Gryffindor mas nem por isso escapamos a locais como o gabinete de Albus Dumbledore, para a conversa entre Daniel Radcliffe e Chris Columbus, ou espaços como o Banco de Griggots, com Helena Bonham Carter ou uma das salas de aula com a carismática presença de Gary Oldman.

Harry Potter Especial
Helena Bonham Carter e Gary Oldman foram Bellatrix Lestrange e Sirius Black na saga de filmes © HBO Max

Em termos de surpresas não existe realmente nenhuma que ultrapasse o “conhecimento comum” de um fã de Harry Potter e por isso talvez a maior ‘surpresa’ do especial seja a notável ausência de J.K. Rowling. A autora da saga de livros aparece momentaneamente mas va excertos de uma entrevista dada já em 2019, não tendo sido por isso parte activa destas filmagens especiais. Há quem especule que tal se deva às recentes polémicas em que se envolveu, e da parte da equipa responsável apenas se diz que a sua presença não era tão necessária – o foco de “Harry Potter: De Volta a Hogwarts” passa pelos filmes e não pelos livros.

“Harry Potter: De Volta a Hogwarts” é uma celebração emocional, do fundo do coração e repleta de sentimento, e que serve como testamento a vários anos de trabalho. Com Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Matthew Lewis, Tom Felton (Draco Malfoy), Alfred Enoch (Dean Thomas), Evanna Lynch (Luna Lovegood) e Bonnie Wright (Ginny Weasley), esta é a forma que eles optaram por contar o impacto da saga nas suas vidas. Afinal de contas, todos eles crianças quando entraram em “Harry Potter e A Pedra Filosofal”, tiveram a oportunidade de criar um mundo e de contracenar com alguns dos maiores nomes da indústria (sem se aperceberam por anos da dimensão deste mundo).

harry potter de volta a hogwarts
O trio protagonista não escondeu a amizade e cumplicidade que os une ainda aos dias de hoje © HBO

E se por um lado toda a memory lane pelos oito filmes da saga já nos fez ficar com lágrimas nos cantos dos olhos, é também no momento de relembrar membros do elenco que nos ‘cai’ a ficha. Um legado que parece imortal, mas que depois na realidade se revê em relembrar nomes como Richard Harris (Albus Dumbledore), Helen McCrory (Narcissa Malfoy) e Alan Rickman (Severus Snape), entre tantos outros, que nos foram deixando nos últimos anos.

Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson oferecem também uma nova visão que nem sempre transpareceu nas entrevistas. Sempre recatados, e talvez um dos casos de maior sucesso de crescimento aos olhos do público mundial, o trio fala da pressão da fama, de como por vezes foi difícil distanciarem-se da personagem mas, ao mesmo tempo, de como foi importante sentir que juntos eram uma família – fosse com que membro fosse do elenco – e que essa foi a salvação de todos.

Lê Também:
Harry Potter | Curiosidades para celebrar os 20 anos da saga

Por aqui adorou-se o especial. Não se sentem os minutos a passar, há sempre detalhes novos a descobrir. E sim, muitos podem dizer que o especial poderia ser dividido como novas featurettes dos dvds de cada filme mas não. São todos estes detalhes combinados, todas estas memórias em primeira mão e contadas num tom acolhedor, que fazem do especial, bem… um especial. Daqui a 20 ou 30 anos poderemos fazer outro, mas este já nos maravilhou e encantou.

“Harry Potter: De Volta a Hogwarts” é um abraço de nostalgia e calor humano e memórias que nunca irão desaparecer. 20 anos passaram mas a certeza é que nunca se irá perder no tempo.

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 2584 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.