Harry, Ron e Hermione em "Harry Potter e os Talismãs da Morte - Parte 1" | ©Canal Hollywood

Harry Potter | Curiosidades para celebrar os 20 anos da saga

[tps_header]

Acreditas que já passaram 20 anos desde o início das aventuras de Harry Potter e amigos?! Mas aqui estamos, ainda à espera da nossa carta de Hogwarts!

Há 20 anos atrás descobrimos o mundo mágico de Hogwarts com a chegada ao grande ecrã dos livros de J.K. Rowling! Harry Potter, Hermione Granger e Ron Weasley são os heróis que vimos crescer. Com quem vivemos aventuras, passamos por alegrias e tristezas e vivemos num mundo mágico onde queríamos estar.

Para celebrar os 20 anos desde o início da saga ficam aqui várias curiosidades sobre os filmes.

[/tps_header]

J.K. Rowling quase fez parte dos filmes

J.K. Rowling
J.K. Rowling

A mulher responsável por criar Harry Potter e todo o mundo mágico em sua volta quase apareceu no grande ecrã como a mãe de Harry, Lily Potter, mas decidiu não o fazer pois achava que não tinha jeito em ser atriz.




Robin Williams quase foi Hagrid

Páscoa na TV
Flubber | © Walt Disney Pictures

Robin Williams era um grande fã dos livros e quando descobriu que iam ser transformados em filmes ele pediu o papel de Hagrid. Infelizmente, um dos requisitos de Rowling para os filmes era que o elenco fosse todo britânico ou irlandês. Por isso Williams, sendo americano, não pôde fazer audição.




Steven Spielberg passou a oportunidade de filmar o primeiro filme

Steven Spielberg
Steven Spielberg

Inicialmente Spielberg era para realizar o primeiro filme da adaptação dos livros, mas desistiu poucos meses depois. Spielberg revelou que ele não estava pronto para fazer um filme só com crianças e que não seria um desafio para ele, por isso o filme foi para Chris Columbus.

Spielberg também queria que Haley Joel Osment fosse Harry Potter.




A audição de Emma Watson foi stressante

harry potter
Emma Watson e Daniel Radcliffe em “Harry Potter e a Ordem da Fénix” | ©Canal Hollywood

Durante o processo de audição de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, a equipa do filme foi a muitas escolas britânicas para encontrar jovens atores para o trio principal. Watson nunca tinha feito algo como atriz e estava super nervosa por estar no meio de um grupo de 20 outras raparigas para a audição para o papel de Hermione. A atriz revelou que se sentiu intimidada pois as outras raparigas tinham mais experiência do que ela e tinham boa química com aqueles a fazer a audição para Harry, mas ela achou que o papel era perfeito para ela.




Produtores treinaram corujas para entregarem cartas

Hedwig
Hedwig | ©Warner Bros., Reuters

Uma das grandes tarefas ao trazer o mundo de Harry Potter para o grande ecrã foi o de treinar as corujas a entregar correio. O processo demorou meses, mas a equipa da produção conseguiu com que algumas corujas conseguissem entregar cartas a atores. E para dar ainda mais realismo, as cartas de aceitação para Hogwarts foram escritas à mão, como as cartas que chegaram aos Dursley no primeiro filme.




Harry nunca lançou um feitiço no primeiro filme

harry potter
“Harry Potter e a Pedra Filosofal” | ©Canal Hollywood

Harry é conhecido com um dos melhores feiticeiros de sempre, mas o seu primeiro ano em Hogwarts não foi muito impressionante. Harry nunca lançou um feitiço com a sua varinha no primeiro filme. Claro, que ele faz um vidro desaparecer e aprende a voar numa vassoura, mas nenhum feitiço sai da sua varinha.




Tom Felton fez audições para Harry e Ron antes de Draco

tom felton draco malfoy
Tom Felton em “Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2” |©2011 WARNER BROS. ENTERTAINMENT INC. HARRY POTTER PUBLISHING RIGHTS

Felton não era para ser o mau da fita de início. O ator revelou que ele fez audições para Harry Potter e Ron Weasley e só passou para Draco Malfoy depois dos papéis terem sido dados a Daniel Radcliffe e Rupert Grint.




Tom Felton improvisou a linha mais engraçada de Draco

draco malfoy
Tom Felton em “Harry Potter e o Cálice de Fogo” | ©2005 Warner Bros. Entertainment Inc. – Harry Potter Publishing RightsJ.K.R.

Durante “Harry Potter e a Câmara dos Segredos”, Harry toma polyjuice para se transformar em Goyle mas acidentalmente usa os seus óculos, que levou a que Draco perguntasse sobre isso. Ao qual o falso Goyle disse que era para ele e Draco diz: “Não sabia que conseguias ler”. Esta linha foi improvisada por Felton porque este não se lembrava da linha original.




Eddie Redmayne quase fez parte da saga original

filmes na tv
Eddie Redmayne

Redmayne é a estrela da prequela de “Monstros Fantásticos” como Newt Scamander, mas o ator quase que fez parte da saga original anos antes. Redmayne fez uma audição para ser o jovem Tom Riddle em “Harry Potter e a Câmara dos Segredos”.




Tom Riddle tem um nome diferente em outas línguas

vilões
Lord Voldemort foi interpretado por Ralph Fiennes | ©Warner Bros.

O grande twist de “Harry Potter e a Câmara dos Segredos” é que o nome Tom Marvolo Riddle é um anagrama para Voldemort! E para que esse jogo de palavras pudesse funcionar para além de inglês, Rowling e a equipa deram diferentes nomes em várias outras línguas. Um dos mais engraçados é em francês onde o nome de Tom Riddle foi alterado para Tom Elvis Jedusor, que fica organizado como “Je suis Voldemort”.




Hugh Grant foi quase Gilderoy Lockhart

gilderoy lockhart harry potter
Gilderoy Lockhart em “Harry potter e a Câmara dos Segredos” | © 2002 Warner Bros

O professor de Hogwarts quase que teve uma cara diferente. Hugh Grant foi selecionado para o papel, mas deixou o projeto por conflito de agendamento. Kenneth Branagh acabou por ficar com o papel.




A atriz que fez de Moaning Myrtle era muito mais velha

shirley henderson harry potter
Shirley Henderson em “The Crimson Petal and the White” | ©2011 Origin Pictures

Moaning Myrtle é uma fantasma adolescente nos filmes, mas a atriz que a fez, Shirley Henderson, tinha 36 anos quando apareceu pela primeira vez.




Os atores tiveram um perfeito trabalho de casa

harry potter
“Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” |©Canal Hollywood

“Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” foi a primeira que a saga mudou de realizadores. Alfonson Cuarón, o novo realizador, quando pegou no projevto chegou a dar um trabalho de casa ao trio de protagonista a fim de conhecer melhor as personagens. Cuáron pediu a Radcliffe, Watson e Grint para escrever um ensaio sobre as suas personagens. As suas respostas espelharam perfeitamente as suas personagens: Radcliffe escreveu uma página sobre o coração de Harry, Watson escreveu 16 páginas sobre Hermione, e Grint não escreveu nada.




Michael Jackson queria fazer um musical da saga

Michael Jackson
Michael Jackson | © The Michael Jackson Company, LLC

A saga chegou aos teatros com “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, mas quase chegou à Broadway. Rowling revelou que Michael Jackson falou com ela para transformar a série num musical, mas ela rejeitou a ideia.




Daniel Radcliffe e os seus óculos

harry potter
“Harry Potter e o Principe Misterioso” | ©Canal Hollywood

Os óculos de Harry são uma das coisas mais icónicas da personagem, e Radcliffe passou muito tempo a usar óculos durante a duração das filmagens de 8 filmes. Em total, Radcliffe usou 160 pares de óculos como Harry, em contraste às 60 varinhas.




O símbolo dos Talismãs da Morte apareceu no 4º filme

dumbledore harry potter
Dumbledore em “Harry Potter e o Cálice de Fogo” | ©2005 Warner Bros. Entertainment Inc. – Harry Potter Publishing RightsJ.K.R

Algumas pistas foram colocadas nos filmes para o futuro da série. Alguns fãs notaram que o símbolo dos Talismãs da Morte aparece numa prateleira no escritório de Dumbledore no quarto filme. Esse filme saiu em 2005, dois anos antes de Rowling publicar os últimos dois livros da saga.




O sobrinho de Ralph Fiennes fez de Voldemort em criança

hero fiennes tiffin harry potter
Hero Fiennes-Tiffin em “After – Depois da Verdade” | ©Diamond Films Spain

Quando foi para procurar um ator para fazer de Tom Riddle em criança, a equipa de Harry Potter não teve de procurar muito longe. Hero Fiennes-Tiffin fez a criança que iria tornar-se em Voldemort em “Harry Potter e o Príncipe Misterioso” e ele tem muitas semelhanças, já que é o sobrinho de Ralph Fiennes que fez de Voldemort.




O abraço entre Draco e Voldemort foi improvisado

voldemort grindelwald monstros fantasticos
Voldemort

Um dos momentos mais inesperados do último filme da saga foi quando Voldemort abraçou Draco às portas de Hogwarts. Tom Felton revelou que esse momento foi completamente improvisado por Ralph Fiennes num dos vários takes daquela cena.




A personagem favorita de Rowling é Dumbledore

dumbledore grindelwald monstros fantasticos
Michael Gambon foi o segundo ator a interpretar Albus Dumbledore | ©Warner Bros., Pottermore

Depois de criar um mundo cheio de de magia e de bruxas e feiticeiros, ela tem um favorito. Ao responder a um fã, a autora revelou que Dumbledore é a sua personagem favorita.




O maior arrependimento de Ruper Grint é o seu cabelo

harry potter
“Harry Potter e o Cálice de Fogo” | ©Canal Hollywood

O trio passou por várias mudanças durante os filmes, mas há um que ficou na memória de Rupert Grint. O ator revelou que o seu maior arrependimento foi o cabelo que teve no 4º filme, dizendo que todos passaram pela puberdade em frente da câmara e que se notava.




Hermione quase teve um apelido diferente

harry potter hermione time turner
“Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” | © 2004 Warner Bros. Ent. Harry Potter Publishing RightsJ.K.R.

O nome Hermione Grange é tão icónico para os fãs da saga que é difícil de imaginar que pudesse ser outro. Mas originalmente, Rowling pensou em chamá-la de Hermione Puckle, mas decidiu ficar com Granger.




Ruper Grint quase desistiu dos filmes

golden trio harry potter

Crescer em frente de uma câmara não é fácil, especialmente quando se filma uma das mais populares sagas de sempre e com isso vem uma grande pressão. Para Grint essa pressão foi muito pesada para os seus anos de adolescência e o próprio admitiu em desistir dos últimos filmes. Mas este acabou por regressar.




Amor na vida real

luna lovegood harry potter
Luna Lovegood em “Harry Potter e a Ordem da Fénix” | ©2006 Warner Bros. Entertainment Inc. Harry Potter Publishing RightsJ.K.R.

Os atores que fizeram de Luna Lovegood e James Potter, Evanna Lynch e Robbie Jarvis, tiveram uma breve relação já depois do fim da saga original.




Liam Payne comprou o carro dos Weasleys

ron harry potter ford anglia
Ron e Harry no Ford Anglia em “Harry Potter e a Câmara dos Segredos” | ©2002 Warner Bros. All Rights Reserved. Harry Potter Publishing Rights/J.K.R

Um dos mais icónicos adereços da saga deveria estar num museu, mas não….está no jardim do membro dos One Direction, Liam Payne. O cantor revelou que comprou o Ford Anglia em 2015 por ser um enorme fã da saga.




Alan Rickman ‘roubou’ vários adereços

vilões
Severus Snape é um dos papéis mais memoráveis do falecido Alan Rickman | ©Warner Bros.

Parece que o falecido ator era muito bom a roubar adereços. Jason Isaacs (Lucius Malfoy) revelou que viu o ator a levar várias moedas de Gringots. E parece que o ator também levou a varinha de Snape e a sua capa.




Rowlings e Harry Potter partilham aniversário

harry potter tvcine
“Harry Potter e os Talismãs da Morte – Parte 2” | ©Canal Hollywood

A autora e a sua criação partilham o mesmo dia de aniversário, 31 de Julho.




Nicholas Flamel é uma personagem real da nossa história

Albus Dumbledore_Harry Potter
Richard Harris | Jude Law | Michael Gambon

Flamel, no universo do Wizarding World, é conhecido com um dos criadores da Pedra Filosofal. Mas Flamel existiu mesmo, sendo um homem de negócios francês e escritor nascido no século XIV.




Stephen King elogiou Dolores Umbridge

vilões
Umbridge

Esqueçam Voldemort, a professora Dolores Umbridge é considerada uma das vilãs mais assustadoras da ficção pelo mais famoso escritor de terror, Stephen King.




Rowling planeou quem é que ia morrer na saga

arthur weasley harry potter
Mark Williams como Arthur Weasley em “Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2” |©2011 WARNER BROS. ENTERTAINMENT INC. HARRY POTTER PUBLISHING RIGHTS

As mortes de personagens foram planeadas com muita antecedência por Rowling, mas ela mudou de ideias em relação a um. Em “Harry Potter e a Ordem da Fénix” Arthur Weasley, o pai de Ron, era para ter morrido, mas a autora mudou de ideias.

Qual dos filmes da saga é o teu favorito? E qual é a tua casa de Hogwarts?

[tps_footer]

Lê Também:   A verdadeira maldade de Bellatrix Lestrange

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *