Hayao Miyazaki revela o título do seu último filme

O aclamado realizador japonês, Hayao Miyazaki, revelou o título daquele que será o seu último filme, Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka (How Do You Live?).

Miyazaki deu o nome ao filme da obra de Genzaburō Yoshino com o mesmo nome. Acrescentou ainda que o referido livro tem bastante importância para o protagonista do seu filme. O llivro de Yoshino conta a história de um homem chamado Koperu e do seu tio e, através do crescimento espiritual de Koperu, aborda a questão de como viver enquanto ser humano. O último filme de Miyazaki, intitulado The Wind Rises (2013), foi também baseado numa obra literária, de Tatsuo Hori, The Wind Has Risen (Kaze Tachinu).

O mestre da animação japonesa manifestou o seu desejo de fazer uma nova longa-metragem animada após ter trabalhado na curta-metragem “Kemushi no Boro”, para o Museu Ghibli. Insatisfeito com o projecto, rapidamente fez uma proposta para um novo filme em Agosto de 2016. E, apesar de não ter recebido de imediato luz verde para avançar, começou a trabalhar de imediato no projecto, e foi em Abril deste ano que foi revelado por um dos produtores do Estúdio Ghibli que Miyazaki estaria a trabalhar nos storyboards desde Julho do ano passado.

Pub

Hayao Miyazaki, Estúdio Ghibli

Lê Também:
As adaptações live-action mais antecipadas pelos japoneses

 

Em Maio o Estúdio começou então o processo de recrutamento de animadores, por um período estimado de 3 anos, mas que estaria então sujeito a alterações e extensões, a começar no dia 1 de Outubro.

Com os Estúdios Ghibli, Miyazaki liderou produções como  “Laputa: Castelo no Céu”, “O meu vizinho Totoro”, “Kiki – A Aprendiz de Feiticeira, “Porco Rosso”, “Princesa Mononoke”, “A Viagem de Chihiro”, “O Castelo Andante”, “Ponyo” e, mais recentemente “As Asas do Vento”.

Pub Ad Banner

“A Viagem de Chihiro” permanece como o filme com maior êxito de sempre na bilheteira japonesa, 15 anos após a sua estreia e, ganhou em 2003 o Óscar de Melhor filme animado.

Mas a pergunta que não quer calar é: será mesmo este o último filme de Miyazaki?

 

Lê Também:
A Volta ao Mundo em 80 Filmes

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *