Documentários sobre Hiroshima agora online

Há 72 anos, Hiroshima e Nagasaki eram bombardeadas pelos Estados Unidos. O horror desta tragédia foi retratado através de fotografias, depoimentos escritos mas também de vários documentários, alguns deles agora disponíveis gratuitamente online.

Com o intuito de relembrar o que aconteceu e de lutar pela paz, a Hiroshima Television (HT) colocou online cinco documentários (legendados em inglês) que contêm testemunhos sobre o que foi viver no Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

[tps_start_button label=”| CONHECE OS CINCO DOCUMENTÁRIOS |” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 14pt;” class=””]

A verdade é que apesar dos esforços para banir as armas nucleares, países como os EUA e o Japão continuam a negar essa responsabilidade. Mais de 150.000 pessoas morreram em Hiroshima, mais de 75.000 em Nagasaki, e as histórias de quem sobreviveu nunca devem ser esquecidas.

Lê Também:   Veneza 74 (1) | O Mundo é Pequeno



“ISHIMUBI”

“Ishibumi” é uma obra de 1969 que conta com a participação de Haruko Sugimura, nativa de Hiroshima. Durante a obra ela recita cartas deixadas por 321 crianças que morreram durante ou após o bombardeamento, assim como pequenos textos escritos nos túmulos pelos seus familiares e amigos.




“HIBAKU BEIHEI” – “US. POWS AND THE A-BOMB”

Em 2016 é lançado um filme que retrata o que está por detrás de “Paper Lanterns” de Barry Frechette. Uma jornada através dos doze prisoneiros de guerra que se encontravam em Hiroshima, focando-se nas famílias de Norman Brisette e Ralph Neal, os dois homens que não morreram de imediato, enquanto ouvem relatos do que fora os seus últimos dias.




“CHINCHIN DENSHA TO JOGAKUSEI” – “STREETCARS AND SCHOOL GIRLS”

Lançado em 2003, o documentário conta a história de jovens raparigas que trabalharam nas ruas abaladas pela guerra e que acabaram por morrer. A obra é narrada por Sayuri Yoshinaga.




“KIETA MACHINAMI KAWA NO MESSAGE” – “MESSAGE FROM THE VANISHED STREETS OF HIROSHIMA”

Masaaki Tanabe tenta recriar em 2005 as ruas de uma Hiroshima pré-1945. O artista perdeu tanto o pai como o irmão no bombardeamento e lembra-se de desejar vingar-se dos americanos. Contudo, quando a sua filha casa com um americano, ele percebe que terá de pôr o seu rancor de lado e ensinar a sua neta sobre os perigos da guerra.




“IEJI” – HOMEBOUND”

Centrado no pintor e professor renomeado Ikuo Hirayama, este filme de 1977 viaja pela obra do artista. Hirayama retratou o que aconteceu à cidade após o ataque.

Já conhecias algum destes documentários? O que pensas sobre esta iniciativa?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *