Conhece a história original de A Bela e o Monstro!

O famoso clássico de animação A Bela e o Monstro completa 25 anos de existência! Já deves ter visto esta obra da Disney, mas será que sabes qual é o conto de fadas original por detrás da história?

A Disney é a responsável por inúmeras obras que, passem os anos que passarem, nos ficam para sempre na memória. A Bela e o Monstro, lançada em 1991, é uma delas e volta às luzes da ribalta graças ao live-action desta animação, que estreia em março de 2017 e tem Emma Watson como protagonista! Mas, apesar de provavelmente conheceres a história, será que sabes qual é o conto de fadas original em que se inspiraram para a fazer?

Lê Também: Os próximos filmes live-action da Disney

A estreia da animação A Bela e o Monstro aconteceu há 25 anos, mais precisamente a 22 de novembro de 1991. Esta história, baseada no conto La Belle et la Bête da romancista francesa Gabrielle-Suzanee Barbot, publicado em 1740, é um pouco diferente da narrativa original. Barbot inspirou-se em obras antigas como Cupid and Psyche, do século II a.C., e The Pig King, um conto de fadas italiano. Várias histórias do género, relacionadas com uma bela mulher que se apaixona por um homem monstruoso, têm sido contadas há mais de 4 mil anos.

TRAILER | ANIMAÇÃO DE A BELA E O MONSTRO

No conto escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot o nome da protagonista é La Belle (A Bela, em português). No entanto, em vez desta ser a única filha de um excêntrico inventor, ela é a mais nova de seis irmãos, três rapazes e três raparigas, e todos eles vivem numa mansão com o pai viúvo. Segundo o nome indica, Belle é a mais bonita das três raparigas. Ela é também a mais gentil, pura e inteletual, tal como na versão da Disney. As duas irmãs mais velhas fazem-nos lembrar as irmãs emprestadas de Cinderela, pois detestam Belle por ser a mais bonita, e também por se adaptar mais facilmente à vida no campo.

Lê Também:   As 7 melhores séries e filmes para ver no Streaming neste fim de semana

Lê Ainda : Infância destruída em As Cinquenta Sombras… da Disney

Quando o pai perde toda a sua riqueza, a família é forçada a mudar de país. Mas ele tem ainda a esperança de que parte dos seus bens possam ser recuperados, e faz uma viagem para os encontrar. Os filhos pedem-lhe armas de presente e as filhas roupas caras e jóias. Belle quer apenas uma rosa. A busca do inventor não dá resultados mas ele encontra um castelo e é convidado para uma refeição maravilhosa, e passa a noite no local. Infelizmente, antes de partir na manhã seguinte, encontra um jardim de rosas e cai no erro de arrancar uma para Belle. É então que surge o Monstro e exige a vida do inventor, enquanto este lhe tenta explicar que só queria colher uma rosa para a filha.

TRAILER | LIVE-ACTION DE A BELA E O MONSTRO

O Monstro deixa-o partir, e dá-lhe jóias e outras riquezas para levar para casa, mas sob a condição de que ele ou uma das filhas o vão visitar ao castelo. Ao regressar, o inventor conta a sua aventura e todos querem ir lutar com o Monstro, mas Belle assume as responsabilidades pelas ações do pai, que colheu uma rosa para ela, e vai até ao castelo por conta própria. A jovem fica lá durante meses, a viver no luxo enquanto amante do Monstro.

Lê Também:   As 6 melhores minisséries para ver no Streaming em abril

Lê Mais: A Volta ao Mundo em 80 Filmes

Ela é cuidada por criados invisíveis e não por objetos encantados, como no filme da Disney. Bella vai descobrindo aos poucos os mistérios mágicos do castelo, e todas as noites é pedida em casamento pelo Monstro, mas recusa sempre porque sonha casar com um príncipe bonito, e não consegue ver para além do feio aspeto exterior do Monstro. A jovem não pensa que é ele o príncipe, e acredita que foi ele quem o prendeu em algum lugar do castelo.

Um dia, Belle confessa que não aguenta as saudades de casa e pede ao Monstro para deixá-la ir visitar a família. Ele satisfaz o seu pedido, sob a condição dela regressar, e dá-lhe um anel que permite a sua teletransportação de volta ao castelo, além do espelho encantado que conhecemos na versão da Disney. As irmãs da jovem acabam por conseguir com que ela fique mais tempo em casa do que era suposto e, quando Belle se lembra de usar o espelho encantado, vê o Monstro deitado no jardim de rosas, a morrer de desgosto.

Lê Também: Guia das Estreias de Cinema | Dezembro 2016

Belle vai rapidamente para o castelo e, enquanto chora, revela ao Monstro que o ama. É o verdadeiro amor que acaba por salvá-lo e transformá-lo no seu príncipe de sonho, e os dois casam e vivem felizes para sempre. Já as irmãs de Belle têm um mau final, ao serem transformadas em pedra por uma feiticeira!

O live-action da Disney estreia em Portugal a 16 de março de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *