Hobbit | Curiosidades sobre os filmes
Dentro de pouco tempo vamos voltar a Middle Earth com a série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”, por isso vamos descobrir algumas das curiosidades da trilogia ‘O Hobbit’!
Para além de celebrar a estreia da nova série do Prime Video também tem de se celebrar o 10º aniversário da estreia de “O Hobbit: Uma Viagem Inesperada” nos cinemas, que acontece este ano. Vem descobrir algumas das curiosidades sobre a Trilogia ‘O Hobbit’.
1 – Guillermo Del Toro era para ser o realizador
Guillermo Del Toro esteve ligado ao projeto durante algum tempo, tendo mesmo trabalhado com a Weta Workshop, responsável por muitos dos designs do universo de Middle Earth. No entanto houve problemas com a aquisição dos direitos de autor e problemas financeiros da parte da MGM o que levou a que os filmes demorrassem a ter luz verde. Isto levou a Del Toro a avançar para um novo projeto.
2- Peter Jackson e a jornada até à cadeira de realizador
Peter Jackson estava ligado a este projeto mas como produtor e não realizador. Mas com a saída de Del Toro, Jackson não tomou logo as rédeas do projeto. Só depois dos problemas da MGM estarem resolvidos é que a produção começou a tentar arranjar o elenco, mas não conseguia porque os filmes não tinham luz verde e não havia um realizador ligado ao projeto. Foi aí que Jackson tomou as rédeas desta nova trilogia.
3 – Pré-Produção
Depois da luz verde, houve muito pouco tempo de pré-produção até às filmagens, mas houve outro sobressalto durante essa altura com Jackson a ir parar ao hospital com um úlcera. Isso acabou por dar mais algum tempo de pré-produção.
4 – Boot Camp dos anões e hobbit
Os 14 membros principais do elenco (13 anões +1 hobbit) tiveram um boot camp para aprenderem a lutar e a movimentarem-se como anões e hobbits, tiveram aulas de canto, e os anões aprenderam a falar a língua dos anões. Para além deste grupo, os seus stunt doubles e scale doubles (pessoas que foram escolhidas pelas suas dimensões e formato dos seus corpos) também participaram no boot camp. Os scale doubles, alguns que regressaram da trilogia “O Senhor dos Anéis”, receberam aulas de representação.
5 – Richard Armitage e personagens de Middle Earth
Na primeira leitura do primeiro filme, Richard Armitage ainda não tinha a voz de Thorin. A sua primeira peça de teatro foi uma produção de “O Hobbit” onde fez de um elfo.
6 – Terry Notary
Terry Notary trabalhou no Cirque de Solei e foi um representante dos E.U.A. em ginástica. Ele criou os movimentos das diferentes espécies para os filmes. Notary também teve uma participação no filme com o orc, Yazneg.
7 – Tradição Maori
Tal como a trilogia “O Senhor dos Anéis”, esta trilogia foi maioritariamente gravada na Nova Zelândia. No primeiro dia de filmagens foi feita uma cerimónia de boas-vindas tradicional da cultura maori (powhiri).
8 – Primeira Cena
A primeira cena a ser filmada foi a entre Bilbo e Gollum na caverna. Isto também aconteceu porque Andy Serkis foi convidado para ser o realizador da segunda unidade.
9 – Gollum
A aparência e design de Gollum foi melhorada nesta trilogia, tendo muitos mais detalhes especialmente na pele, músculos e olhos. Tendo muito mais de Serkins nesta versão.
10 – 3D
Esta trilogia foi filmada em 3D, por isso o truque usado em “O Senhor dos Anéis” não podia ser usado. Para fazer parecer que personagens de diferentes tamanhos estejam no mesmo sítio, um ator (neste caso foi mais Ian McKellen) teve que filmar num cenário green-screen em ponto mais pequeno, enquanto os outros atores estavam num cenário em tamanho normal, usando câmaras que faziam o mesmo movimento (sistema slave camera) e sobrepondo as duas imagens e assim conseguiam a diferença das alturas.
Este sistema foi criado para esta trilogia, mas McKellen teve muitas dificuldades nos primeiros tempos pois estava sempre sozinho.
11 – De anões a trolls
Três do atores que fazem parte do principal grupo de anões deram vida aos trolls que aparecem no primeiro filme e que depois voltam a aparecer na trilogia “O Senhor dos Anéis”.
12 – Mudança de Fili
Fili é um dos mais novos dos anões, sendo o irmão de Kili e sobrinho de Thorin. Mas poucos meses depois do início das filmagens houve uma substituição de atores, passando de Rob Kazinsky para Dean O’Gorman.
13 – Londres
Embora a maioria das filmagens tenham sido feitas em Nova Zelândia, houve algumas partes que foram gravadas em Londres. Como as cenas com Christopher Lee, e cenas entra Elijah Wood e Ian Holm.
14 – Cena 88
A Cena 88, a perseguição de wargs contra a companhia de Thorin, ficou muito popular entre a produção pois as filmagens desta cena nunca mais paravam.
15 – Reuso de designs
A armadura que foi usada na batalha aos portões de Moira, no primeiro filme, foi criada para o terceiro filme na altura em que Del Toro ainda estava envolvido no projeto.
16 – Jackson e os seus cameos
Peter Jackson faz cameos em todos os seus filmes e no primeiro filme ele fez de um anão.
17 – Adaptação de O Hobbit
Para Jackson, a adaptação de “O Hobbit” foi mais difícil do que a adaptação de “O Senhor dos Anéis”, por causa dos 13 anões. Embora no livro nem todos tenham uma descrição especifica, para os filmes os anões tinham de ter caracteristicas especificas.
18 – Tudo em família
As filhas do ator James Nesbitt, que fez o anão Bofur, Mary e Peggy fizeram parte dos filmes como as filhas de Bard (Luke Evans).
19 – Jed Brophy
O ator Jed Brophy trabalhou em praticamente todas as produções de Jackson.
20 – Os Anões
Pouco mais de metade dos atores que deram vida aos anões são neo zelandezes, 7 dos 13. E foi tomada a decisão de tornar Thorin mais novo do que ele é nos livros.
Bifur só fala a língua dos anões por causa de um ferimento na cabeça.
21 – Martin Freeman como Bilbo
O ator Martin Freeman foi a única escolha para Bilbo, mesmo durante o período em que Del Toro esteve envolvido.
22 – Próteses
A Weta Workshop teve de fazer um número enorme de próteses, não só para os atores, mas para os stunt doubles e para os scale doubles. Jackson também não queria que os atores tivessem próteses na parte debaixo da cara, devido a problemas que ocorreram durante “O Senhor dos Anéis”. Só Bombur acabou por ter, e do lado oposto, Aidan Turner foi o ator que teve menos próteses na cara.
23 – Thorin e o seu tronco
Foi Richard Armitage que deu a ideia de tornar um tronco de carvalho que salvou a vida Thorin na Batalha de Moria numa arma.
24 – Radagast
Radagast é outro feiticeiro que foi interpretado por Sylvester McCoy. McCoy foi um dos originais Doctor Who nos anos 80.
25 – Azog
A personagem do orc Azog foi alterada várias vezes, acabando por se tornar totalmente digital com Manu Bennet a interpreta-lo.
26 – Hobbiton
Hobbiton foi construído durante as filmagens de “O Senhor dos Anéis” em materiais temporários e muito foi destruído com o fim das filmagens. Mas com as filmagens desta nova trilogia, Hobbiton foi construída de forma premanente e é um local turístico.
27 – John Rhys Davies
O ator John Rhys Davies, que deu vida de Gimli em “O Senhor dos Aneis”, visitou o estúdio durante as filmagens.
28 – Andy Serkis
Os filhos de Andy Serkis fizeram uma pequena participação como hobbits. E o ator e realizador fez uma surpresa durante uma pausa das filmagens ao tocar saxofone para o elenco e o resto da equipa envolvida.
29 – Cabelo e Barbas
As perucas e barbas foram feitos de pelo de yak.
30 – Estúdio 24/7
Para tratar de mudanças de cenários foi criada uma equipa para fazer o turno da noite, fazendo que o estúdio estivesse em fucionamento 24/7.
31 – Nascimento da trilogia
Originalmente “O Hobbit” era para ser adaptado em dois filmes, mas o estúdio tomou a decisão de fazer três filmes.
32 – Qualidade de filmagem
Para além dos filmes terem sido filmados em 3D também foram filmados em 5K e 48fps.
33 – Fuga em Barris
Na cena onde os anões fogem dos elfos em barris e depois têm de ser escondidos para entrarem em Lake Town, os peixes usados são verdadeiros.
34 – Stephen Colbert
Stephen Colbert é um grande fã da saga e teve a oportunidade de fazer um cameo no segundo filme com a sua família. No final até recebeu uma réplica de Stinger, a espada de Bilbo.
35 – Liv Tyler e Evangeline Lilly
O encantamento usado por Liv Tyler para salvar Frodo na trilogia “O Senhor dos Anéis” é o mesmo que Evangeline Lilly usa para salvar Kili, dito na língua dos elfos.
36 – Lee Pace
Lee Pace é dois anos mais novo do que Orlando Bloom, no entanto acabou por interpretar o seu pai.
37 – A Voz de Smaug
Benedict Cumberbatch deu a sua voz ao dragão Smaug que não recebeu muitos efeitos.
38 – Um assunto de família
A filha de Peter Jackson fez vários cameos na trilogia Hobbit e na trilogia Senhor dos Anéis.
Também a mãe de Orlando Bloom feoi um extra em Lake Town.
39 – Chá
Uma das coisas que Jackson tem que ter sempre consigo é uma caneca de chá, quer seja no estúdio ou no topo de uma montanha.
40 – Tolkien e dragões
Tolkien era completamente fascinado com dragões e queria mostrar que estas criaturas podiam ser grandes vilões já, que após o Renascimento, os vilões na literatura eram outros humanos. O seu Smaug acabou por influenciar os dragões da literatura que vieram aseguir.
41 – Beowulf
Tolkein baseou-se muito na saga de Beowulf para a sua obra.
42 – Smaug
Alguns dos primeiros conceitos para Smaug foram baseados nos dragões-de-komodo, mas essa idea acabou por ser abandonada. Originalmente, Smaug tinha 4 pernas mas Jackson pediu para mudar para 2 pernas, que só aconteceu depois da estreia do primeiro filme mas antes do lançamento do DVD. As asas de Smaug são uma combinação de asas de morcego e asas de uma ave normal. A pupila de Smaug tem uam forma parecida com um buraco da fechadura.
Smaug é do tamanho de dois Boeing 747, tanto no comprimento como na largura.
43 – Beorn
Beorn é a única personagem do seu género , pois em “O Senhor dos Anéis” só existe uma referência a uma personagem que pode ser o filho de Beorn, no entanto não se sabe se tem a mesma habilidade do seu pai. Beorn tem muitas semelhanças com os berserkers da mitologia nórdica.
Ao desenhar o urso Beorn, a equipa tentou usar os olhos azuis do ator mas acabaram alterar a cor para um tom de caramelo. Isto fez que tivessem de mudar a cor dos olhos do actor. O cabelo de Beorn é diferente do resto do elenco sendo feito de cabelo de cavalos.
44 – Alfrid
Alfrid de Lake Town foi uma personagem criada para os filmes. Existe apenas uma menção da sua personagem no livro, mas a personagem nunca foi desenvolvida.
45 – Bard
O papel de Bard foi alargado para os filmes. E também foi tomada a decisão de que Bard iria ter um sotaque galês por Luke Evans ser originário da quele país e pela ligação de Jackson ao País de Gales, por causa dos seus avôs.
Luke Evans também fez de Girion, de quem Bard descende.
46 – Mirkwood
As cores de Mirkwood foram baseadas numa ideia de Del Toro quando este trabalhou no projeto.
47 – Andrew Lesnie
Um dos principais diretores de fotografia de Hobbit e também Senhor dos Anéis, Andrew Lesnie, faleceu em 2015.
48 – Roda da Fortuna
Antes do final das filmagens do primeiro bloco foi criado, por um dos produtores, uma espécia de Roda da Fortuna. Onde um nome era escolhido (elenco, crew, etc…) e gira a roda para saberem que prémio podiam ganhar, desde dinheiro, a jantares na casa dos produtores e outros prémios menos simpáticos. Normalmente, era feito a uma sexta-feira.
49 – Neve em Wellington
O primeiro dia das filmagens do segundo bloco foi também o primeiro dia de Luke Evans no projeto e acabou com neve em Wellington, algo que já não acontecia há 40 anos.
50 – Victoria’s Cross
A Victoria’s Cross foi criada durante as filmagens, em honra de Victoria (a continuísta), que foi dada a atores que fizeram um bom trabalho em termos de continuidade (Evans, Armitage, Mikael Persbrandt, entre outors).
51 – Diferença de produção
A trilogia “O Senhor dos Aneis” teve três anos de pré-produção, o que não aconteceu com a trilogia “Hobbit”.
52 – A questão da batalha
Para o último filme, Jackson não tinha nenhuma ideia como é que ia fazer a batalha dos cinco exércitos e falou com os produtores sobre isso. Por causa disso foi decidido terminar as filmagens mais cedo e revisitar a batalha mais tarde.
53 – Gandalf e os seus bastões
Gandalf tem dois bastões durante os filmes. O original em que o topo é baseado numa chama foi destruído por Sauron em Hobbit. O segundo foi-lhe dado por Radagast e é esse que se vê nos filmes “O Senhor dos Anéis”, mas houve um pequeno incidente durante as filmagens do último filme onde foi dado a McKellen o bastão original de Gandalf em vez do novo.
54 – Fogo no cenário
Houve um fogo num dos cenários de exterior quando um dos geradores da iluminação de Dale incendiou-se.
55 – Edição Prolongada
Muitas cenas do último filme não chegaram à edição de cinema, no entanto foram colocadas na versão extendida em DVD.
56 – Indústria Cinematográfica de Nova Zelândia
As duas trilogias fizeram com que a indústria cinematográfica da Nova Zelândia pudesse competir com qualquer outra do mundo.
57 – Novas personagens
Tauriel foi uma das personagens criadas para os filmes, para contrabalançar com as personagens masculinas. E Thraduil foi uma outra personagem que não foi completamente elaborado no livro.
Já Legolas não aparece no livro “O Hobbit”.
58 – Lee Pace
O ator Lee Pace nos seus tempos livres de filmagens ia para a Weta Workshop onde ajudou a construir armas para os anões.
59 – Alan Lee e John Howe
Alan Lee e John Lowe são os dois maiores ilustradores das obras de Tolkien e trabalharam com Peter Jackson desde o início de “O Senhor dos Anéis”.
60 – Cidade de Dale
A cidade de Dale tem várias influências, em termos de conceito, no Tibete, Índia e Itália. Isto foi conseguido porque Tolkien não fez uma descrição promenorizada na sua obra.
61 – Construção de O Hobbit
Para esta trilogia foram construídos 107 cenários, e Jackson guardou todos os acessórios feitos para os filmes.
62 – Idades
A média de idades de todos que participaram na trilogia “O Senhor dos Anéis” era de 25 anos.
63 – Música Final
O ator Billy Boyd, que deu vida a Pippin em “O Senhor dos Anéis”, cantou a música final do último filme da trilogia “O Hobbit”.
És fã desta trilogia?