Senhor dos Anéis | Onde anda o elenco principal?
[Artigo originalmente publicado a 2o de dezembro de 2021]. Comemorando o 20º aniversário do lançamento de “Senhor dos Anéis: Irmandade do Anel”, que tal vermos por onde anda o elenco principal do filme?
Sim, já sabemos que se reuniram brevemente para uma música épica com Stephen Colbert mas, por onde será que o elenco de “O Senhor dos Anéis: Irmandade do Anel” tem andado nos últimos 20 anos? O primeiro filme saiu em 2001 e, com uma trilogia cujo último filme foi lançado em 2003, continua até aos dias de hoje a ser uma das sagas mais épicas de Hollywood de sempre.
E, como tal, não poderíamos deixar passar esta data em branco sem relembrar as caras que nos transportaram para o mundo de J.R. R. Tolkien via ecrãs gigantes. Vamos espreitar os últimos feitos do elenco?
Elijah Wood (Frodo Baggins)
Depois do sucesso de “O Senhor dos Anéis”, Elijah Wood manteve-se relativamente low profile mas continuou bastante ativo na representação, tendo andado pelo cinema, televisão e até em projetos de animação onde emprestou a sua voz. Para além da série “Wilfred”, da FX, onde participou durante quatro temporadas (2011-2014), fez ainda parte de “Happy Feet” (Apple Tv+), “Robot Chicken”, “Tron: Uprising”, “Star Wars Resistance” (Disney+ Portugal), e “Eternal Sunshine of the Spotless Mind”.
Sean Astin (Samwise Gamgee)
Sean Astin já era um nome conhecido de Hollywood, ou não tivesse feito parte do elenco de “Goonies“, mas desde a saga de “O Senhor dos Anéis” virou a sua carreira muito mais para televisão e trabalhos de voz em séries de animação. Em animação fez parte de “The Epic Tales of Captain Underpants”, “Teenage Mutant Ninja Turtles” e “Justice League Action”. Já pela televisão, foi passando por séries como “24”, “The Strain“, uma pequena aparição em “A Teoria do Big Bang”, e talvez a de maior sucesso dos últimos anos, “Stranger Things” da Netflix.
Viggo Mortensen (Aragorn)
Desde que “Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei” estreou em 2003, Viggo Mortensen é um dos atores do elenco original que se tem mantido mais ativo na área da representação. Com vários filmes de destaque na sua carreira, como “A Dangerous Method”, “Captain Fantastic” e “Hidalgo”, já fez também a sua estreia como realizador, com “Falling” ,e tem a sua própria editora, Perceval Press. Desde que a saga chegou aos cinemas, Viggo Mortensen já conquistou três nomeações aos Óscares, sempre na categoria de Melhor Actor Principal – “Eastern Promises” (2007), “Captain Fantastic” (2016) e “Green Book” (2018) – filme que podes ver na Apple Tv+.
Ian McKellen (Gandalf)
Sir Ian McKellen terminou a saga de “Senhor dos Anéis” para se juntar a outro grande franchise, “X-Men” (em 2003 e 2006). Desde então, tem feito algumas aparições em programas de televisão mas nunca deixou o teatro ou o cinema. Nos palcos participou em “King Lear and the Seagull” e em termos de grandes projetos cinematográficos fez parte de “Mr. Holmes“, “A Mentira Perfeita“, “Bela e o Monstro“, “Cats” e ainda dos filmes de “O Hobbit”, voltando à personagem de Gandalf.
ORLANDO BLOOM (Legolas)
Não foi preciso muito tempo após o término da saga de “Senhor dos Anéis” para Orlando Bloom encontrar uma nova série de filmes a que se associar – “Piratas das Caraíbas“. De Legolas a Will Turner foi um instante, e desde então fez ainda parte de filmes como “Elizabethtown”, “Troy” e “Os Três Mosqueteiros”. E, apesar da sua aparição no recente “O Hobbit: A Desolação de Smaug“, o seu trabalho ‘mais fresco’ à data de hoje é “Carnival Row“, uma série original Prime Video na qual é o protagonista.
John Rhys-Davies (Gimli)
Por entre filmes, séries de televisão e séries de animação, John Rhys-Davies tem-se mantido bastante ativo, contando já com mais de 270 créditos na área da representação. Das produções mais recentes destacam-se em cinema “Princess Diaries 2: Royal Engagement”, “Anaconda 3” e “Aquaman“; “Once Upon a Time”, “Shadowtown” e “The Shannara Chronicles” na televisão” e ainda trabalho de voz a personagens em “TripTank and the Barefoot Bandits” ou “Wizards: Tales of Arcadia”.
Sean Bean (Boromir)
Não foi das personagens favoritas dos fãs mas também nunca foi esquecido. Depois de “Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel”, Sean Bean continuou a ser uma cara familiar em diversas produções de Hollywood, tendo aparecido em “National Treasure”, “Pixels” e “The Martian”. No entanto, foi a sua aparição em “Game of Thrones“, da Max Portugal, que o voltou a ficar na mira do público, tendo participado em “The Oath” e sendo actualmente um dos antagonistas da série “Snowpiercer“.
Dominic Monaghan (Meriadoc Brandybuck)
Depois de “Senhor dos Anéis”, o papel mais notável de Dominic Monaghan passou pela televisão, onde fez parte do elenco original de “Lost“. Participou entretanto em “X-Men Origins: Wolverine”, “Star Wars: Episódio IX – A Ascensão de Skywalker“, e chegou a receber uma nomeação aos Emmy por uma série documentário, “Wild Things with Dominic Monaghan”.
Billy Boyd (Pippin Took)
Com uma carreira que foi mudando de rumo desde “O Senhor dos Anéis”, Billy Boyd é desde 2006 parte da banda Beecake. No entanto, desde os filmes inspirados nos livros de J.R.R. Tolkien participou em filmes como “Seed of Chucky” e “Pimp”, e séries como “Outlander“, “Empty” ou “The Witches of Oz”.
Andy Serkis (Gollum)
Um dos atores mais aclamados na indústria cinematográfica, Andy Serkis é uma das maiores referências quando se fala em CGI e personagens geradas por computador. Depois de Gollum, que conquistou os fãs, o ator envolveu-se em projectos como “Planeta dos Macacos”, “King Kong” e “Black Panther“. Para além desta sua mestria na representação, Serkis também se virou para a realização com filmes como “Breathe”, “Mowgli: Legend of the Jungle” e o recentemente estreado “Venom: Tempo de Carnificina“.
Liv Tyler (Arwen Undómiel)
Apesar de ter continuado com alguns filmes após ser a elfa Arwen, como “O Incrível Hulk” ou “Ad Astra“, foi para o mundo das séries que Liv Tyler se virou mais nos últimos anos. Depois de “The Leftovers” e “Harlots”, a atriz foi uma das caras de “9-1-1: Lone Star”.
Hugo Weaving (Elrond)
Depois de ter entrado no mundo de “Matrix“, Hugo Weaving não se inibiu de ser um dos elfos mais poderosos de “Senhor dos Anéis”. Desde então, não só voltou a interpretar a personagem nos filmes da saga “O Hobbit”, como entrou em alguns dos mais aclamados projetos cinematográficos da história do cinema como “V for Vendetta”, “Captain America: The First Avenger”, “Cloud Atlas” e “Hacksaw Ridge“.
Cate Blanchett (Galadriel)
Com toda a sua elegância e talento, Cate Blanchett interpretou uma das elfos mais enigmáticas da história, Galadriel. Desde então tornou-se uma estrela imparável de Hollywood tendo sido protagonista em diversos filmes como “The Curious Case of Benjamin Button”, “Carol“, “Cinderella”, “Thor: Ragnarok” e “Ocean’s 8“. Desde que a saga terminou, em 2003, já conquistou cinco nomeações aos Óscares, tendo conquistado um para Melhor Atriz Secundária, por “O Aviador” (2004) e ainda para Melhor Atriz Principal por “Blue Jasmine” (2013).
Continuas a acompanhar as carreiras do elenco original?