Senhor dos Anéis: Irmandade do Anel © 2001 - New Line Productions, Inc.

Senhor dos Anéis | Onde anda o elenco principal?

Comemorando o 20º aniversário do lançamento de “Senhor dos Anéis: Irmandade do Anel”, que tal vermos por onde anda o elenco principal do filme?

Sim, já sabemos que se reuniram brevemente para uma música épica com Stephen Colbert mas, por onde será que o elenco de “Senhor dos Anéis: Irmandade do Anel” tem andado nos últimos 20 anos? O primeiro filme saiu em 2001 e, com uma trilogia cujo último filme foi lançado em 2003, continua até aos dias de hoje a ser uma das sagas mais épicas de Hollywood de sempre.

E, como tal, não poderíamos deixar passar esta data em branco sem relembrar as caras que nos transportaram para o mundo de J.R. R. Tolkien via ecrãs gigantes. Vamos espreitar os últimos feitos do elenco?

ELIJAH WOOD

Quem era em Senhor dos Anéis: Frodo Baggins

Lord of the Rings
Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel | © New Line Cinema

Depois do sucesso de o “Senhor dos Anéis”, Elijah Wood manteve-se relativamente low profile mas continuou bastante activo na representação, tendo andado pelo cinema, televisão e até em projectos de animação onde emprestou a sua voz. Para além da série “Wilfred”, da FX, onde participou durante quatro temporadas (2011-2014), fez ainda parte de “Happy Feet”, “Robot Chicken”, “TRON: Uprising”, “Star Wars Resistance” e “Eternal Sunshine of the Spotless Mind”.



SEAN ASTIN

Quem era em Senhor dos Anéis: Samwise Gamgee

lord of the Rings
Sean Astin em “Senhor dos Anéis: Irmandade do Anel” © 2001 – New Line Productions, Inc.

Sean Astin já era um nome conhecido de Hollywood, ou não tivesse feito parte do elenco de “Goonies” mas desde a saga do “Senhor dos Anéis” virou a sua carreira muito mais para televisão e trabalhos de voz em séries de animação. Em animação fez parte de “The Epic Tales of Captain Underpants”, “Teenage Mutant Ninja Turtles” e “Justice League Action”. Já pela televisão, foi passando por séries como “24”, “The Strain”, uma pequena aparição em “A Teoria do Big Bang” e talvez a de maior sucesso dos últimos anos, “Stranger Things“.



VIGGO MORTENSEN

Quem era em Senhor dos Anéis: Aragorn

Senhor dos Anéis
Viggo Mortensen como Aragorn © 2001 – New Line Productions, Inc.

Desde que “Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei” estreou em 2003, Viggo Mortensen é um dos actores do elenco original que se tem mantido mais activo na área da representação. Com vários filmes de destaque na sua carreira, como “A Dangerous Method”, Captain Fantastic” e “Hidalgo”, já fez também a sua estreia como realizador, com “Falling” e tem a sua própria editora, Perceval Press (esta desde 2002). Desde que a saga chegou aos cinemas, Viggo Mortensen já conquistou três nomeações aos Óscares, sempre na categoria de Melhor Actor Principal – “Eastern Promises” (2007), “Captain Fantastic” (2016) e “Green Book” (2018).



IAN MCKELLEN

Quem era em Senhor dos Anéis: Gandalf

Senhor dos Anéis
Ian McKellen participou na saga “Senhor dos Anéis” e ainda em “The Hobbit” © 2003 – New Line Cinema

Sir Ian McKellen terminou a saga de “Senhor dos Anéis” para se juntar a outro grande franchise, “X-Men” (em 2003 e 2006). Desde então, tem feito algumas aparições em programas de televisão mas nunca deixou o teatro ou o cinema. Nos palcos participou em “King Lear and the Seagull” e em termos de grandes projectos cinematográficos fez parte de “Mr. Holmes“, “A Mentira Perfeita“, “Bela e o Monstro“, “Cats” e ainda dos filmes de “Hobbit”, voltando à personagem de Gandalf.



ORLANDO BLOOM

Quem era em Senhor dos Anéis: Legolas

cancelamentos lord of the rings
Depois de “Senhor dos Anéis” Orlando Bloom destacou-se em “Piratas das Caraíbas” | © New Line Cinema

Não foi preciso muito tempo após o término da saga de “Senhor dos Anéis” para Orlando Bloom encontrar uma nova série de filmes a que se associar – “Piratas das Caraíbas“. De Legolas a Will Turner foi um instante, e desde então fez ainda parte de filmes como “Elizabethtown”, “Troy” e “Os Três Mosqueteiros”. E, apesar da sua aparição no recente “O Hobbit: A Desolação de Smaug”, o seu trabalho ‘mais fresco’ à data de hoje é “Carnival Row“, uma série original Amazon Prime Video na qual é o protagonista.



JOHN RHYS-DAVIES

Quem era em Senhor dos Anéis: Gimli

Senhor dos Anéis
John Rhys-Davies interpretou o anão Gimli © 2001 – New Line Productions, Inc.

Por entre filmes, séries de televisão e séries de animação, John Rhys-Davies tem-se mantido bastante activo, contando já com mais de 270 créditos na área da representação. Das produções mais recentes destacam-se em cinema “Princess Diaries 2: Royal Engagement”, “Anaconda 3” e “Aquaman”; “Once Upon a Time”, “Shadowtown” e “The Shannara Chronicles” na televisão” e ainda trabalho de voz a personagens em “TripTank and the Barefoot Bandits” ou “Wizards: Tales of Arcadia”.



SEAN BEAN

Quem era em Senhor dos Anéis: Boromir

Lord of the Rings
Sean Bean interpretou Boromir no primeiro filme de “Senhor dos Anéis” © 2001 – New Line Productions, Inc.

Não foi das personagens favoritas dos fãs mas também nunca foi esquecido. Depois de “Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel”, Sean Bean continuou a ser uma cara familiar em diversas produções de Hollywood, tendo aparecido em “National Treasure”, “Pixels” e “The Martian”. No entanto, foi a sua aparição em “Game of Thrones” que o voltou a ficar na mira do público, tendo participado em “The Oath” e sendo actualmente um dos antagonistas da série “Snowpiercer“.




DOMINIC MONAGHAN

Quem era em Senhor dos Anéis: Meriadoc Brandybuck

Lord of the Rings
Dominic Monaghan interpretou um dos hobbits amigos de Frodo © 2001 – New Line Productions, Inc.

Depois de “Senhor dos Anéis”, o papel mais notável de Dominic Monaghan passou pela televisão, onde fez parte do elenco original de “Lost”. Participou entretanto em “X-Men Origins: Wolverine”, “Star Wars: Episódio IX – A Ascensão de Skywalker“, e chegou a receber uma nomeação aos Emmy por uma série documentário, “Wild Things with Dominic Monaghan”.




BILLY BOYD

Quem era em Senhor dos Anéis: Pippin Took

Senhor dos Anéis
Billy Boyd foi Pippin, um dos amigos de Frodo © 2001 – New Line Productions, Inc.

Com uma carreira que foi mudando de rumo desde “O Senhor dos Anéis”, Billy Boyd é desde 2006 parte da banda Beecake. No entanto, desde os filmes inspirados nos livros de J.R.R. Tolkien participou em filmes como “Seed of Chucky” e “Pimp”, e séries como “Outlander”, “Empty” ou “The Witches of Oz”.




ANDY SERKIS

Quem era em Senhor dos Anéis: Gollum

senhor dos anéis the lord of the rings
Andy Serkis destacou-se como o homem por detrás de Gollum | ©2003 – New Line Cinema

Um dos actores mais aclamados na indústria cinematográfica, Andy Serkis é uma das maiores referências quando se fala em CGI e personagens geradas por computador. Depois de Gollum, que conquistou os fãs, o actor envolveu-se em projectos como “Planeta dos Macacos”, “King Kong” e “Black Panther“. Para além desta sua mestria na representação, Serkis também se virou para a realização com filmes como “Breathe”, “Mowgli: Legend of the Jungle” e o recentemente estreado “Venom: Tempo de Carnificina“.



LIV TYLER

Quem era em Senhor dos Anéis: Arwen Undómiel

Lord of the Rings
Liv Tyler foi Arwen, da raça dos elfos © 2001 – New Line Productions, Inc.

Apesar de ter continuado com alguns filmes após ser a elfa Arwen, como “O Incrível Hulk” ou “Ad Astra“, foi para o mundo das séries que Liv Tyler se virou mais nos últimos anos. Depois de “The Leftovers” e “Harlots”, a actriz foi uma das caras de “9-1-1: Lone Star”.



HUGO WEAVING

Quem era em Senhor dos Anéis: Elrond

Lord of the Rings
Hugo Weaving foi o senhor dos Elfos, Elrond © 2001 – New Line Productions, Inc.

Depois de ter entrado no mundo de “Matrix”, Hugo Weaving não se inibiu de ser um dos elfos mais poderosos de “Senhor dos Anéis”. Desde então, não só voltou a interpretar a personagem nos filmes da saga “The Hobbit” como entrou em alguns dos mais aclamados projectos cinematográficos da história do cinema como “V for Vendetta”, “Captain America: The First Avenger”, “Cloud Atlas” e “Hacksaw Ridge“.



CATE BLANCHETT

Quem era em Senhor dos Anéis: Galadriel

Lord of the Rings
Cate Blanchett foi Galadriel em “Senhor dos Anéis” | © 2001 – New Line Productions, Inc.

Com toda a sua elegância e talento, Cate Blanchett interpretou uma das elfos mais enigmáticas da história, Galadriel. Desde então tornou-se uma estrela imparável de Hollywood tendo sido protagonista em diversos filmes como “The Curious Case of Benjamin Button”, “Carol“, “Cinderella”, “Thor: Ragnarok” e “Ocean’s 8“. Desde que a saga terminou, em 2003, já conquistou cinco nomeações aos Óscares, tendo conquistado um para Melhor Actriz Secundária, por “O Aviador” (2004) e ainda para Melhor Actriz Principal por “Blue Jasmine” (2013).

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 3075 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.