Hollywood continua “machista”

 

De acordo com a revista Forbes, enquanto apenas quatro atrizes ganhavam mais de 18 milhões de dólares, na lista masculina 21 atores atingiram ou ultrapassaram esse valor.

 

A diferença salarial entre homens e mulheres voltou à ribalta depois da divulgação das listas dos atores e atrizes mais bem pagas. Em comparação, o artista masculino que ocupa a última posição na tabela pode estar entre os top 10 das atrizes mais bem pagas.

As mulheres ganham menos que os homens em Hollywood, existem apenas pequenas exceções. A oscarizada Jennifer Lawrence arrecadou 52 milhões de dólares o que a colocaria no número dois na lista dos atores mais bem pagos, atrás de Robert Downey Jr. (80 milhões), mas à frente de Jackie Chan (50 milhões).

A “Viúva Negra” de “The Avengers: Age of Ultron”, Scarlett Johansson, arrecadou 35.5 milhões de dólares, o que seria o suficiente para o número sete da lista masculina, atrás de Tom Cruise (40 milhões). E Melissa McCarthy, terceira na tabela feminina, com os 23 milhões conseguidos no último ano apenas conseguiria estar na 20º posição dos atores mais bem pagos.

Lê também: Jennifer Lawrence, a atriz mais bem paga do mundo

Scarlett Johansson
Scarlett Johansson ganhou menos 40 milhões que o seu colega da saga “The Avengers”, Robert Downey Jr.

A partir daqui, as atrizes integrantes da lista da Forbes continuam a cair posições quando comparadas com a tabela masculina. Jennifer Aniston e Reese Witherspoon só iriam surgir no final do top 30 com ganhos por volta dos 15 e 16.5 milhões – recordo que as atrizes foram protagonistas dos bem conseguidos “Cake” e “Wild“, respetivamente. Esta posição colocaria-as atrás de atores como Johnny Depp (30 milhões) e Adam Sandler (41 milhões), ambos protagonistas dos fracassos de bilheteira “Mortdecai” e “Pixels”.

O mais surpreendente é o facto de os atores menos bem pagos da lista masculina, Chris PrattAndy Lau (ambos com 13 milhões de dólares), conseguirem posições no top 10 feminino, ficando à frente das oscarizadas Sandra BullockMeryl Streep (8 milhões cada).

charlize theron
Charlize Theron exigiu receber a mesma quantia que o seu colega Chris Hemsworth

Consulta ainda: Em Hollywood as protagonistas femininas são poucas

Apesar de estar em destaque, a diferença salarial sempre foi um problema em Hollywood. Mas atualmente tem estado mais em voga desde que o ataque informático que a Sony foi alvo revelou que Jennifer Lawrence e Charlize Theron recebiam bastante menos que os seus colegas do sexo masculino.

No entanto, para combater o sexismo, a atriz de “The Snow White and the Huntsman” teria negociado um acordo de mais de 10 milhões de dólares para colocá-la em pé de igualdade com seu colega Chris Hemsworth. E este ano, a protagonista de “The Hunger Games” seguiu o exemplo. Em junho, a atriz assinou contrato para protagonizar “Passengers” ao lado de Chris Pratt. Fontes afirmam que a estrela de “Jurassic World” irá arrecadar 12 milhões de dólares, enquanto Lawrence irá ganhar quase o dobro: 20 milhões.

Será que estamos perante uma mudança em Hollywood?

 

 

LISTA DOS ATORES MAIS BEM PAGOS DO MUNDO 

1º. Robert Downey Jr. –  80 milhões de dólares

2º. Jackie Chan – 50 milhões de dólares

3º. Vin Diesel – 47 milhões de dólares

4º. Bradley Cooper – 41.5 milhões de dólares

5º. Adam Sandler – 41 milhões de dólares

6º. Tom Cruise – 40 milhões de dólares

7º. Amitabh Bachchan – 33.5 milhões de dólares

8º. Salman Khan – 33.5 milhões de dólares

9º. Akshay Kumar – 32.5 milhões de dólares

10º. Mark Wahlberg – 32 milhões de dólares

11.º Dwayne Johnson – 31.5 milhões de dólares

12º. Johnny Depp – 30 milhões de dólares

13º. Leonardo Dicaprio – 29 milhões de dólares

14º. Channing Tatum – 29 milhões de dólares

15º. Chris Hemsworth – 27 milhões de dólares

16º. Daniel Craig – 27 milhões de dólares

17º. Matthew McConaughey – 26.5 milhões de dólares

18º. Shah Rukh Khan – 26 milhões de dólares

19º. Will Smith – 26 milhões de dólares

20º. Matt Damon – 25 milhões de dólares

 

 

Catarina Fernandes

Mestre em Ciências da Comunicação e fotógrafa amadora. Seriófila compulsiva e apaixonada por literatura, assim como pelo cinema e pela sua história. (Extremamente) Viciada em música e concertos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *