"007 Spectre" | ©SPECTRE2015 Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc., Danjaq, LLC and Columbia Pictures Industries, Inc

Ian Fleming e Roald Dahl vêem os seus livros reeditados

Os livros de Ian Fleming e Roald Dahl vão perder algumas referências. “007” já não vai ser o mesmo.

Nos últimos anos, as sociedades no geral a nível mundial têm se preocupado cada vez mais com várias temas sensíveis, sobre a identidade, orientação sexual e etnia. Um caminho para um amanhã melhor, mas que também chegou à arte e cultura, seja no cinema, na música, e mais recentemente, a literatura também “sofreu” com algumas mudanças.

Lê Também:   Stephen King | Os melhores livros do mestre do terror

Depois de um grupo de leitores analisarem os livros de Ian Fleming, mais concretamente as aventuras de “007”, consideraram que algumas passagens podiam ferir as sensibilidade contemporâneas. Por isso, a sociedade que gere o seu património Ian Fleming Publications Ltd., decidiu reeditar os seus livros. Por exemplo, descrições raciais de algumas personagens vão ser totalmente apagadas, como em “Goldfinger”, os pilotos negros da Red Express Ball passam a ser “ex-condutores”. No caso do escritor britânico de livros infantis Roald Dahl, vai ter duas versões dos seus livros, a original e uma para os “mais jovens”. Por exemplo, numa a palavra “gordo” mantém-se, na outra versão passa pra “enorme”.

Nos últimos dias, outra escritora britânica Agatha Christie também viu os seus livros reeditados para corresponder à mentalidade moderna.

TRAILER | A LITERATURA VAI MUDAR, A COMEÇAR COM O IAN FLEMING E ROALD DAHL

Quais serão os próximos livros a serem mudados? Achas que é um ataque à arte?

One thought on “Ian Fleming e Roald Dahl vêem os seus livros reeditados

  • E um ataque a arte e uma censura a criatividade do escritor.E um radicalismo absurdo.E uma corrente extremista que quer refazer a história,como se isso fosse possível.Não se pode analisar a história a luz dos tempos modernos,e uma estupidez.Temos que respeitar a história,a cultura enquadrada no seu tempo.o que se está a fazer rescrevendo livros de grandes escritores e autentica censura e um extremismo inaceitável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *