15 Filmes para ver até 2016 terminar – Indies | Julieta

<< Snowden  |  Café Society >>

 

Data de Estreia: 22 de Setembro

O enredo: Julieta (Emma Suárez e Adriana Ugarte) é uma mulher de meia-idade que está prestes deixar Madrid para viver em Lisboa, com o namorado Lorenzo (Darío Grandinetti). Entretanto, um encontro fortuito na rua com uma antiga amiga da sua filha, com quem já fala há mais de uma década, fazem-na desistir da mudança. Regressa ao antigo prédio em que vivia e lá começa a escrever uma carta para a filha, relembrando o passado entre ambas.

julieta

 

Vê Também: 69º Festival de Cannes (Dia 7) | A hora das musas

Porque é que não o podes (mesmo) perder: Desde que Pedro Almodóvar se tornou numa sensação internacional na década de 80, com filmes como Que Fiz Eu Para Merecer Isto?, A Lei do Desejo e Mulheres À Beira de Um Ataque de Nervos, que este autor se tem afirmado como o mais importante e iconoclasta cineasta espanhol da atualidade. Grandes fãs da sua oeuvre afirmam mesmo que, desde Luis Buñuel não existia um tão formidável realizador espanhol.

Lê Também:
Canal Cinemundo | Os destaques de Outubro 2022

Quer se concorde com tais hipérboles ou não, é certo que Almodóvar se continua a afirmar como um dos mais iconoclastas e originais cineastas da atualidade. O seu uso de registos melodramáticos, sensibilidade queer e uma estética tão exuberante como colorida, são incomparáveis à obra de qualquer outro dos seus contemporâneos e, para além de tudo isso, o seu trabalho com atrizes é assombroso, resultando em muitas das melhores prestações femininas do cinema hispânico.

Julieta, que estreou em Competição no festival de Cannes, mostra um regresso de Almodóvar à exploração da psique feminina, contando a história de uma mulher que, quando tenta entrar em contacto com a filha, se envereda numa introspetiva viagem pela memória inspirada em vários contos da escritora canadense Alice Munro. No papel titular, em duas fases da vida distintas, Julieta conta com Emma Suárez e Adriana Ugarte, duas estreantes na filmografia do realizador que, se acreditarmos nas críticas da imprensa internacional, parecem estar perfeitamente posicionadas a se incluírem na lista das grandes musas de Almodóvar, onde já se encontram deusas do cinema como, por exemplo, Carmen Maura, Penélope Cruz, Marisa Paredes e Rossy de Palma.

Lê Também:
Canal Cinemundo | Os destaques de Outubro 2022

 

 

<< Snowden  |  Café Society >>


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1634 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

0 thoughts on “15 Filmes para ver até 2016 terminar – Indies | Julieta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.