15 Filmes para ver até 2016 terminar – Indies | São Jorge

 

<< Tesouro |  Hell or High Water >>

 

Data de Estreia: 3 de Novembro

O enredo: Nuno Lopes interpreta Jorge, um jovem pugilista que em plena crise financeira em Portugal em 2011 e no duro período da intervenção da troika, está numa situação de desespero, sujeitando-se por isso a trabalhar para uma empresa de cobranças difíceis. Ele próprio está com dívidas por pagar, quer ficar com o filho (David Semedo) e impedir que a mulher uma imigrante brasileira (Mariana Nunes), regresse ao Brasil, levando consigo a criança. Jorge de devedor passa a cobrador, não sem que isso lhe cause uma enorme angústia, sofrimento e problemas de consciência.

São Jorge

 

Lê Mais: Veneza 73 (Dia 2) | Uma Descida aos Infernos

Porque é que não o podes (mesmo) perder:  São Jorge é extraordinário trabalho de ficção no real que dá voz aos mais pobres, num  filme cru e realista, com um profundo olhar sobre o Portugal ‘entroikado’, nesta Europa das desigualdades sociais. O protagonista Nuno Lopes sublinhou isso mesmo no seu longo discurso de agradecimento, quando recebeu o Prémio de Melhor Actor, da secção Orizzonti, de Veneza 73, — o mais importante prémio para um actor português em festivais internacionais — alertando os políticos para ouvirem estas pessoas, que são das mais pobres de Lisboa, que são seres humanos e não apenas números.

São Jorge é fruto ainda de um intenso trabalho de investigação do realizador Marco Martins, que durou pelo menos dois anos, em conjunto com o actor Nuno Lopes, que teve mesmo que trabalhar o corpo para se identificar fisicamente com a sua personagem de boxeur.

E ainda conviver diariamente com a gente do Jamaica e da Bela Vista — bairros problemáticos localizados na margem Sul de Lisboa (Fogueteiro e Setúbal, respectivamente) — , onde decorre a maior parte do filme. Resumindo um trabalho duro, visceral e um dos melhores filmes portugueses dos últimos anos.

 

 

<< Tesouro |  Hell or High Water >>


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *