Instagram planeia uma versão para menores de 13 anos
Apesar de muitas vozes conta, o Instagram julga que um Instagram para crianças menores de 13 anos é uma forma de as proteger.
Nos últimos meses o Instagram tem estado preocupado com a segurança dos mais jovens, e neste sentido quer lançar uma nova versão da rede social, específica para crianças até aos 13 anos.
Em comunicado oficial, o Facebook refere: “ impedir que os jovens com menos de 13 anos mintam sobre a sua idade. A realidade é que já estão online e não há uma forma infalível de fazer com que as pessoas não mintam sobre a sua idade. Queremos construir experiências desenhadas especificamente para elas, geridas pelos pais e prestadores de cuidados”.
Em Março, quando os procuradores gerais dos Estados Unidos souberam das intenções do Facebook, manifestaram-se contra esta decisão, e tentaram demovê-los desta ideia ( ainda que sem sucesso).
Para o Josh Golin, diretor no grupo de defesa das crianças Fairplay, com o novo Instagram, a plataforma está a oferecer “melhores condições segurança aos adolescentes, no entanto, não muda o facto do Instagram Youth ser uma péssima ideia e de que faz mais mal do que bem. O ideal é que os mais jovens não tenham sequer Instagram”.
Entretanto, o Facebook já anunciou que o tema do Instagram Young foi abordado antes do tempo: “O assunto foi falado sem que estivéssemos prontos para falar sobre isso, portanto, para já, não temos muitas respostas, mas é definitivamente algo em que estamos a trabalhar porque eu considero que trará uma maior segurança às crianças”.
Na versão para crianças, os utilizadores não podem interagir diretamente com pessoas que não conhecem, nem adicioná-las ao perfil. Também não irão ser divulgadas muitas das campanhas publicitárias mais agressivas.
Consideras um recurso interessante ou és da opinião dos procuradores gerais dos Estados Unidos e consideras que as crianças não deveriam utilizar Instagram?