Isao Takahata

Isao Takahata, co-fundador do Studio Ghibli, morre aos 82

Hoje, o mundo está de luto pela perda de um dos visionários mais emblemáticos do anime. Isao Takahata, co-fundador do Studio Ghibli, pereceu.

Segundo o Yahoo Japan, o famoso realizador faleceu após lidar com complicações de saúde. Takahata tinha problemas cardíacos, e a sua condição piorou no verão passado. O cineasta passou as suas últimas semanas em casa, rodeado pelo silêncio e ternura dos entes queridos. Até agora, ainda não foi divulgado nenhum detalhe sobre o seu funeral ou causa da morte.

Lê Também:
Netflix vai produzir 30 séries anime com estreia prevista para 2018

Takata é reconhecido por fundar o Studio Ghibli com seu amigo e parceiro criativo de longa data, Hayao Miyazaki. Nascido em outubro de 1935, Takahata iniciou a sua carreira após contemplar um desenho animado francês. À medida que ganhava experiência, conheceu Miyazaki. A partir daqui, é mais que conhecido o caminho brioso da dupla, a começar com a fundação do Studio Ghibli, onde realizou o aclamado “O Túmulo dos Pirilampos”.

Com o passar dos anos, Takahata envolveu-se em dezenas de projetos do Studio Ghibli. O criador também tem um longo currículo na TV, com programas como o “Kitaro de GeGeGe” e o “Lupin III“.

O anúncio da sua morte levou centenas de fãs a reunirem-se na internet, de forma a compartilhar os seus memoriais. Isao Takahata ajudou a inaugurar uma nova era de animes. A sua visão duradoura prospera e continuará muito depois de sua morte, à medida que novas gerações de artistas se inspirarem nas suas obras.

TRAILER | CONHECE A ÚLTIMA REALIZAÇÃO DE ISAO TAKAHATA

Isao Takahata tem um grande legado. Qual é o teu trabalho favorito dele?

Luis Telles do Amaral

Escritor de O Diário da Pandemia, administrador do blogue Para Lá da Kapa e a licenciar-se em Microbiologia. Considero-me um devorador de livros nato e fã assíduo do grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *