Crédito editorial: Kathy Hutchins / Shutterstock.com

Ivan Reitman (1946-2022) | O adeus ao pai dos Caça-Fantasmas

Despedimo-nos de Ivan Reitman, um dos célebres nomes por detrás da série Ghostbusters. Conhece o seu legado. 

Ivan Reitman, um dos produtores, realizadores e argumentistas mais influentes do cinema de Hollywood faleceu. O ator partiu pacificamente na madrugada do dia 12 de fevereiro, segundo o comunicado divulgado pela família. Tinha 75 anos.

Ivan Reitman
Ghostbusters | © Canal Hollywood

O cineasta Ivan Reitman faleceu na sua casa em Montecito, na Califórnia. O comunicado foi feito em conjunto pelos filhos Jason Reitman, Catherine Reitman e Caroline Reitman e pode ser lido abaixo:

“A nossa família está de luto pela perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre buscar a magia da vida”. Nós confortamos-nos com o seu trabalho como cineasta, que trouxe risos e muita alegria a inúmeras pessoas em redor do mundo. Enquanto lamentamos a sua partida, esperamos que aqueles que o conheceram através de seus filmes lembrem-se dele para sempre”.

Conhecido pelas suas comédias obscenas, que capturaram o espírito rebelde dos anos 70 e 80, Ivan Reitman ficou célebre pela produção de “National Lampoon’s Animal House”. Teve oportunidade de realizar o filme “Meatballs” sobre um acampamento no verão, protagonizado por Bill Murray. Com o ator voltaria a colaborar em “Stripes” (1981) e mais tarde em “Ghostbusters – Os Caça-Fantasmas”, de 1984.

A irreverente comédia de fantasmas protagonizada por Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Ernie Hudson, Sigourney Weaver e Rick Moranis ganhou 300 milhões em todo o mundo. O seu filho Jason Reitman realizou “Caça-Fantasmas: O Legado”, que estreou no ano passado e que devolveu aos fãs da série a nostalgia que tanto procuravam.

Paul Feig, que realizou o reboot de “Ghostbusters” em 2016, também lamentou a morte inesperada de Ivan Reitman.

Ghostbusters | © The Moviestore Collection Ltd
Ghostbusters | © The Moviestore Collection Ltd

Entre outros filmes notáveis ​​realizados por Ivan Reitman encontramos “Twins” (1984), com Arnold Schwarzenegger, Danny DeVito e Kelly Preston; “Júnior“, novamente com a dupla Schwarzenegger-DeVito ou “Sexo sem Compromisso” (2011), com Natalie Portman e Ashton Kutcher. Ivan Reitman esteve ainda na corrida para os Óscares, na categoria de Melhor Filme por “Nas Nuvens” (2009), realizado pelo seu filho Jason Reitman e com George Clooney no papel principal.

Ivan Reitman nasceu na Komárno (Checoslováquia, atual Eslováquia) em 1946 onde o seu pai era dono da maior fábrica de vinagre do país. A mãe era uma sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. Quando os comunistas começaram a perseguir os capitalistas depois da guerra, a família Reitman decidiu fugir para Viena e depois para os Estados Unidos, quando Ivan Reitman tinha apenas 4 anos.

Para sempre será lembrado como um dos realizadores que mais gostava de fazer rir a sua audiência. Muitos dos seus filmes são exibidos regularmente na televisão portuguesa e estão disponíveis em DVD na FNAC.

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1376 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.