Ivo Canelas dá a voz a Documentário sobre a Primavera Árabe

A Estrada da Revolução” é um documentário português produzido pela portuguesa beActive que aborda as consequências da Primavera Árabe na perspectiva de três jornalistas portugueses, profissionais na área da imagem e comunicação: Tiago Carrasco (jornalista), João Fontes (repórter de imagem) e João Henrique (fotógrafo), com realização assinada pela jovem Dânia Lucas, que faz a sua estreia em longas metragens.

poster - a estrada da revolucao

Na versão portuguesa e ao longo dos seus 90 minutos, o documentário conta a narração da história através da voz do actor Ivo Canelas que se junta a esta aventura portuguesa, uma viagem com destino ao coração da Primavera Árabe. O actor foi escolhido pela realizadora pelo facto da sua voz ser aquela que mais se adequava para transmitir a profundidade e a sensibilidade reflectidas pelas imagens. Esta é já a segunda colaboração deste actor com a beActive, que no ano 2010 integrou o elenco da série Living in Your Car, rodada no Canadá, e que contou também com as participações nacionais das actrizes Lúcia Moniz e Rita Pereira.

“A Estrada da Revolução” é o culminar de uma longa caminhada iniciada em Janeiro de 2012 com a viagem realizada no Médio Oriente e acompanhada na Internet através de Blogs, Webdocs e centenas de fotografias. Tratam-se de autênticos testemunhos de vida, resistência e sobrevivência contados na primeira pessoa, uma viagem ao coração da Primavera Árabe através do olhar de 3 portugueses, numa ideia e produção 100% nacionais. Das mais de 200 horas gravadas ao longo de quatro meses de viagem por dez países do Médio Oriente e do Magreb – Turquia, Síria, Líbano, Jordânia, Israel, Egipto, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos – foi concebido um documentário de 90 minutos para cinema e dois episódios de 52 minutos para televisão, para além de um livro editado em 2012 pelo Grupo LEYA.

TRAILER

“A Estrada da Revolução”​ conta ainda com uma aplicação para tablet, através da​ qual os utilizadores têm acesso a conteúdos adicionais, desde fotografias, vídeos e várias informações de contexto geográfico, histórico e cultural. O filme “A Estrada da Revolução” é a primeira incursão da beActive no género documental e revela-se mais um projecto multiplataforma produzido por esta empresa portuguesa, que ao longo de mais de uma década de actividade se especializou no desenvolvimento e produção de formatos e conteúdos de entretenimento multiplataforma/transmedia.

Numa altura em que focos de violência têm alastrado na região, em particular no Egipto e na Síria, o documentário da​ beActive apresenta-se assim cheio de actualidade e pertinência, servindo para que as audiências em todo o mundo possam conhecer através de histórias contadas na primeira pessoa, o que se passa nesta zona, obter a visão e o relato do quotidiano das suas populações e descobrir os diferentes significados das palavras independência, liberdade e fraternidade.

 BOOK TRAILER

Já distinguido o ano passado com o Prémio Gazeta Multimédia 2013 atribuído pelo Clube de Jornalistas, “A Estrada da Revolução” foi igualmente seleccionado para integrar o prestigiado Festival de Cinema Raindance em Londres. Em Portugal, “A Estrada da Revolução” terá ante estreia já no próximo dia 26 de Janeiro, às 16h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, terra natal da realizadora, e estreia nacional, a 13 de Fevereiro, no Cinema City Alvalade.

“A ESTRADA DA REVOLUÇÃO” ESTREIA-SE A 13 DE FEVEREIRO


Também do teu Interesse: