Fontaines D.C. (foto de Filmawi)

“Jackie Down The Line” traz-nos Fontaines D.C. de volta

Os Fontaines D.C. estão de volta esta primavera com um novo álbum. Hoje ficámos com o seu primeiro single, “Jackie Down The Line”.

Os Fontaines D.C. conquistaram nos últimos anos um lugar inegável entre as bandas de rock em ascensão. Com o lançamento de Dogrel em 2019 e de A Hero’s Death no ano seguinte, as expectativas são altas para o que possa estar para vir. Hoje chega-nos a agradável confirmação de que o terceiro álbum da banda será lançado este ano a 22 de Abril via Partisan.

Lê Também:
Os 25 Melhores Álbuns de 2021

O grupo volta a colaborar com Dan Carey e a reforçar a sua herança cultural, servindo-se do palavrão irlandês (cuja conotação está mais diluída nos dias que correm) “Skinty Fia” para intitular o novo LP. A expressão faz referência a uma espécie de veado irlandês já extinto e a banda serviu-se deste símbolo nacional, para espelhar o assunto do álbum, que, segundo um comunicado de imprensa, meditará sobre a identidade irlandesa nos dias de hoje, numa altura em que a banda abandonou pela primeira vez o seu país natal, tendo agora a oportunidade de o observar de fora.

Fontaines D.C. - Skinty Fia - Jackie Down The Line
Capa de Skinty Fia

Juntamente com o anúncio do álbum, os Fontaines D.C. partilharam também um single chamado “Jackie Down The Line”. À atmosfera um tanto nebulosa a que já estamos habituados, propiciada por um baixo e uma bateria constantes, vemos juntar-se um lado mais jangle neste primeiro single.  A banda partilhou também um videoclipe dirigido por Hugh Mulhern, cujos tons fortes não deixam de relembrar o vídeo de “A Hero’s Death”, contudo, aqui a ação é mais contida e a narrativa mais impenetrável. A voz de Grian Chatten ressoa com um eco tanto sinistro: “I will wear you down in time/I will hurt you, I’ll desert you/I am Jackie down the line”, como filosoficamente poético: “What good is happiness to me/If I’ve to wield it carefully?”.

A banda também anunciou uma digressão norte-americana para a próxima primavera, onde se juntarão ao grupo irlandês Just Mustard. Por cá ficamos à espera de Skinty Fia e de ver a banda no próximo NOS Alive.

FONTAINES D.C. | “Jackie Down The Line”

Skinty Fia | Alinhamento

1 “In ár gCroíthe go deo”
2 “Big Shot”
3 “How Cold Love Is”
4 “Jackie Down The Line”
5 “Bloomsday”
6 “Roman Holiday”
7 “The Couple Across The Way”
8 “Skinty Fia”
9 “I Love You”
10 “Nabokov”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.