Jenna Fischer, a Pam da série The Office, revela ter tido cancro
O cancro da mama é o que mais afeta mulheres em todo o mundo e, infelizmente ou felizmente, Jenna Fischer (The Office) veio agora a público falar da sua experiência.
Segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, são detetados anualmente cerca de 9.000 novos casos de cancro da mama em Portugal. Infelizmente, 2000 mulheres morrem todos os anos com esta doença. Isto são números alarmantes e que mostram a importância de falarmos abertamente sobre este problema, incentivando os testes e o cuidado em geral – de lembrar que o cancro da mama também afeta homens, apesar de com maior raridade.
Kylie Minogue, artista que dará um concerto em Portugal em 2025, foi um dos grandes nomes do entretenimento mundial a revelar o seu diagnóstico em 2005. Na altura, o seu médico não viu o tumor e a cantora apenas descobriu a sua condição após procurar uma segunda opinião, levando Kylie a pedir às mulheres: “Se tens dúvidas, testa novamente”.
Também a comediante Wanda Sykes descobriu ter cancro da mama durante uma operação para redução do peito. Christina Applegate foi salva por um exame de rotina que lhe permitiu descobrir o cancro a tempo de ser tratado eficazmente.
Possivelmente lembras-te ainda da polémica que envolveu Angelina Jolie (“Maria“), quando a atriz decidiu retirar ambos os peitos, receando poder vir a ter cancro da mama, doença que levou à morte da sua mãe e avó. Na altura muitas pessoas criticaram a decisão mas a realidade é que Angelina temia não apenas por si, mas também pelos filhos.
Numa entrevista ao USA Today em 2019, ela explica: “Lembro-me de uma vez estar a segurar a mão da minha mãe durante uma sessão de quimioterapia, quando ela começou a ficar azul e eu tive de chamar a enfermeira. A minha mãe parecia em paz quando soube que tinha cancro. Agora percebo que parte dessa paz deveu-se a muitos anos de stress e luta, onde as pessoas foram forçadas a serem gentis com ela”.
Jenna Fischer apela ao rastreio do cancro da mama
View this post on Instagram
Conhecia por interpretar Pam Beesly na versão americana da série “The Office” (disponível em Portugal na Netflix, Prime Video e na Sky Showtime), protagonizada também por Steve Carell e John Krasinski, Jenna Fischer revelou esta semana no seu Instagram que está “livre de cancro”, após batalhar a doença desde outubro do ano passado.
No post a atriz diz: Em outubro de 2023 partilhei uma foto no Instagram quando me preparava para fazer a minha mamografia de rotina, com uma piada que dizia ‘trata bem dos teus sacos enquanto os tens’, a la Michael Scott. Depois de resultados inconclusivos, devido a tecido mamário denso, o meu médico pediu-me para fazer uma ecografia. Eles descobriram algo na minha mama esquerda. Pediram uma biópsia. Depois, no dia 1 de dezembro de 2023, descobri que tinha estágio 1 de cancro da mama triplo positivo”.
Jenna Fischer explica que, apesar de agressivo, este tipo de cancro responde bem aos tratamentos, tendo sido o primeiro, a remoção do peito afetado, seguido de quimioterapia. “Felizmente, o meu cancro foi descoberto cedo e ainda não se tinha espalhado”.
Imploro-te que faças a tua mamografia anual!
Quanto à razão de a levar a partilhar a sua história agora, a atriz revela: “Estou a fazer este anúncio por algumas razões. Primeiro, porque estou pronta para me desfazer das perucas. Segundo, para te implorar que faças a tua mamografia anual. Também podes pedir ao teu médico para calcular o teu grau de risco, e pedir exames mais frequentes se for preciso. Estou a falar a sério, fala com o teu médico agora”.
Jenna Fischer continua: “O meu tumor era tão pequeno que não o conseguia sentir no exame físico. Se tivesse esperado mais seis meses, as coisas poderiam ter sido muito mais complicadas. O cancro poderia ter-se espalhado. Ver as mulheres a partilharem as fotos das suas idas aos exames de mamografia no Instagram, levou-me a marcar a minha (já estava atrasada). E estou feliz por tê-lo feito. Considera este o teu pontapé no traseiro e vai fazer o exame”.
E tu? Qual a última vez que foste fazer o exame? Não importa a tua idade! Fala já com o teu médico e garante que manténs os exames em dia, eles salvam vidas. Sem desculpas, sem “mas”.