Jennifer Lopez em "Jennifer Lopez: Halftime" | © Netflix

Jennifer Lopez | Celebra o aniversário

[tps_header]

Considerada uma das artistas mais poderosas do mundo, Jennifer Lopez festeja cinquenta e três primaveras e a MHD decidiu celebrar a carreira da atriz hispânica.

Jennifer Lopez é uma das artistas mais completas da atualidade, sendo atriz, cantora, compositora e bailarina. Além disso, Lopez é uma estilista e empresária de sucesso, o que mostra que o seu talento não tem limites. Se no passado a janela de oportunidades para a comunidade latina estava sempre fechada, J.Lo foi uma das pessoas que mais lutou para que as portas se abrissem aos hispânicos. Hoje é uma das celebridades mais poderosas do mundo, tendo ultrapassado todas as barreiras que se foram construindo à sua volta desde o início do seu percurso.

Lê Também:   50 atores irreconhecíveis em filmes do século XXI

Filha de pais porto-riquenhos, Jennifer Lopez nasceu no Bronx e desde cedo foi incentivada pelos progenitores a cantar e representar em eventos familiares. Com cinco anos, a futura atriz iniciou-se no balé, tendo mais tarde aprendido flamenco. Apesar de ter iniciado o curso de Administração, Lopez abandonou a faculdade para se dedicar ao sonho de ter uma carreira musical, o que desconcertou os pais dada a falta de oportunidades para artistas com origens latinas. Após ter participado em alguns videoclipes, Jennifer foi convidada a atuar como dançarina na série “In Living Color”, o que lhe abriu portas no mundo da representação, tendo feito algumas participações em outras séries televisivas até que integrou o elenco de “Mi Familia”.

Em ocasião do 53º aniversário da atriz, a MHD preparou uma breve galeria com o percurso de Jennifer Lopez, de forma a homenagear a carreira da artista com origens porto-riquenhas. Convidamos-te a conhecer alguns dos seus trabalhos mais marcantes, para que possas estar a par do seu trajeto no mundo do entretenimento. Parabéns Jennifer Lopez!

[/tps_header]

SELENA (1997)

Selena
© Warner Bros.

Apesar de ter feito pequenas participações em diversos projetos cinematográficos, foi em “Selena” que Jennifer Lopez recebeu o seu primeiro papel principal num filme. Esta foi a longa-metragem que catapultou a atriz para o sucesso, uma vez que Jennifer teve a oportunidade de mostrar os seus dotes enquanto cantora e bailarina. Trata-se de um biopic sobre Selena Quintanilla-Pérez, uma cantora de música Tejana que fez grandes êxitos na década de noventa, altura em que foi assassinada pela presidente do seu clube de fã, tendo falecido com apenas 23 anos. O filme tinha como propósito esclarecer todos os rumores sobre a história da cantora ao mesmo tempo que celebrava a sua vida, sendo a única biografia autorizada pela família da própria. Para se preparar para o papel, a atriz chegou mesmo a passar tempo com os parentes de Selena. Ao assumir a protagonização de “Selena”, Jennifer Lopez tornou-se a primeira artista latina a ganhar um milhão de dólares com um trabalho em cinema. Este foi um importante passo para a aceitação de atores da América Latina em Hollywood. A crítica chegou mesmo a exigir que fosse entregue um Óscar pelo desempenho da atriz, feito que nunca se concretizou. Porém, Lopez conseguiu uma nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Atriz.




ANACONDA (1997)

Anaconda
© Columbia Pictures

Após o sucesso de “Selena”, Jennifer Lopez integrou o elenco principal de “Anaconda”, um filme de terror co-estrelado com Ice Cube. A longa-metragem acompanha uma equipa de reportagem da National Geographic que se desloca ao Rio Amazonas para gravar um documentário sobre uma tribo indígena. Convencidos de que um nativo os poderá ajudar a encontrar a tribo, os repórteres seguem viagem no barco dele até que se apercebem que o principal objetivo da rota é capturar a maior e mais mortal cobra do mundo, a anaconda. Apesar de não ter obtido críticas tão positivas, o filme revelou-se um sucesso de bilheteira, triplicando o valor do orçamento usado. 




RESISTIR-LHE É IMPOSSÍVEL (2001)

Resistir-lhe é impossível
© 2001 – Columbia Pictures, Inc.

A entrada no novo milénio abriu as portas dos filmes de comédia a Jennifer Lopez, dando início a uma era de atuações em filmes de comédia romântica que se estende até aos dias de hoje. Nesta longa-metragem, a atriz dá vida a Mary Fiore, uma organizadora de casamentos que é contratada para planear o casamento da filha de um importante homem de negócios. A reviravolta acontece quando Mary se apaixona por Steve (Matthew McConaughey), o homem de quem está a planear a festa de matrimónio. Este foi o papel que ajudou a consolidar o estatuto de Lopez enquanto atriz de Hollywood. O mais espantoso é que, com o sucesso alcançado pelo filme, Jennifer tornou-se a primeira mulher a ter um filme e um álbum em simultâneo no top nº 1. Isto foi possibilitado uma vez que The Wedding Planner, o seu segundo disco saiu na semana de estreia do projeto cinematográfico, tornando-se um êxito.




VAMOS DANÇAR? (2004)

Vamos Dançar
© Miramax

Após a sua participação em “Encontro em Manhattan”, Jennifer Lopez entrou numa espiral de maus filmes, além de ter adquirido um estatuto de ‘diva’. “Duro Amor” chegou mesmo a vencer vários prémios que destacam os piores filmes e atuações do cinema. Ainda assim, o sucesso de Lopez virou-se para o mundo da moda, uma vez que a atriz lançou uma marca de roupa e um perfume que se tornaram um êxito. Também no setor da música Jennifer alcançou os tops da Billboard com o lançamento de J to tha L–O! The Remixes e This is Me… Finalmente, em 2004 Jennifer Lopez encontrou o seu caminho no cinema e regressou às longas-metragens de sucesso. Em “Vamos Dançar?”, Lopez dá vida a uma professora de danças de salão que ajuda a apimentar a relação de John (Richard Gere) e Beverly Clark (Susan Sarandon). O filme acabou por se tornar um triunfo de bilheteiras.




UMA SOGRA DE FUGIR (2005)

Uma Sogra de Fugir
© Warner Bros.

Com o regresso aos trilhos certos, Jennifer Lopez decidiu fazer ‘renascer’ a sua carreira, dando um novo rumo ao seu trabalho. No ano em que lançou um novo álbum, Rebirth, Lopez integrou o elenco de “Uma Sogra de Fugir”, contracenando com a lendária Jane Fonda. Não foi só o ‘ressuscitar’ de Jennifer que ocorreu com esta longa-metragem, uma vez que esta marcou também o regresso de Fonda ao grande ecrã. A veterana deu vida à sogra de J.Lo que tudo faz para a afastar do seu querido filho. A perspicácia das atrizes fez do filme um sucesso de bilheteiras.




PLANO B…EBÉ (2010)

Plano b...ebe
Photo by Peter Iovino – © 2009 CBS FILMS INC.

Apesar da tentativa de reinvenção de Jennifer Lopez, após a sua participação em “Uma Sogra de Fugir” a atriz voltou a cair numa espiral de insucessos que a levaram a fazer uma pausa na carreira. Foi com “Plano B…ebé” que a atriz fez o seu regresso ao grande ecrã, dando início a uma nova era na sua profissão. A longa-metragem tornou-se muito simbólica uma vez que Lopez dava vida a uma mulher que teve de recorrer a inseminação artificial para engravidar, acabando por dar à luz gémeos. Tal como na ficcção, também na vida real a atriz foi mesmo mãe de gémeos. O desempenho de Jennifer foi recompensado com uma nomeção para o Teen Choice de Melhor Atriz.



O QUE SE ESPERA ENQUANTO SE ESTÁ À ESPERA (2012)

What to expect
© 2012 – Lions Gate

O grande ponto de viragem na carreira de Jennifer Lopez chegou com a sua participação enquanto júri do programa de talentos “American Idol”. Pela primeira vez, o público passou a olhar para Lopez como uma mãe solteira capaz de se emocionar com as performances dos participantes, o que eliminou de vez o estatuto de ‘diva’, humanizando a sua figura. A partir desse momento, e já com um público rendido à sua pessoa, a atriz alcançou um enorme êxito após lançar a música On the Floor, uma das maiores canções de sucesso de 2011. Um ano depois, Jennifer integrou o elenco de “O que se Espera Enquanto se Está à Espera”, que contou com grandes nomes da indústria. A comédia romântica baseada nas obras homónimas de Heidi Murkoff e acompanha a história de cinco casais surpreendidos pelas difuldadedes da paternidade. À semelhança do filme anterior, J.Lo dá vida a uma fotógrafa que não pode ter filhos, decidindo contornar o problema através da adoção. Com o seu desempenho, a atriz foi amplamente nomeada a vários prémios da indústria cinematográfica.




UM VIZINHO INSUSPEITO (2015)

Um vizinho insuspeito
© Universal Pictures

À medida que a popularidade da atriz foi crescendo, mais músicas foram sendo feitas, pertencendo a cantora ao grupo de artistas que trouxeram à luz We Are One, o hino oficial da Copa do Mundo de 2014. Simultaneamente, a mulher dos sete ofícios ousou escrever um livro, True Love, que se tornou um best-seller. Com a confiança totalmente recuperada, Jennifer Lopez juntou-se ao elenco de “Um Vizinho Insuspeito”, dando vida a uma professora que acaba por se envolver com um jovem aluno seu, tornando-se uma vítima da obsessão do rapaz. Com um argumento desenvolvido por Barbara Curry, uma ex-advogada criminalista, o filme tornou-se (mais) um sucesso de bilheteiras. O desempenho de Lopez neste thriller erótico acabou mesmo por lhe render alguns prémios na categoria de Melhor Atriz.




OUSADAS E GOLPISTAS (2019)

Ousadas e Golpistas
Photo by Courtesy of STXfilms – © Motion Picture Artwork © 2019 STX Financing, LLC. All Rights Reserved.

Mas o maior sucesso de Jennifer Lopez acabaria por chegar em 2020 com “Ousadas e Golpistas“, inspirado numa história verídica. No drama, a atriz dá vida a uma stripper pertencente a um grupo que se dedica a enganar e extorquir homens ricos. Com uma performance que inclui momentos de pole dance, Lopez foi amplamente momeada para grandes prémios da indústria do cinema, incluindo um Globo de Ouro de Melhor Atriz. Apesar de, contrariamente ao que muitos esperavam, Jennifer não ter sido indicada ao Óscar, a crítica considerou este ter sido o melhor desempenho de toda a sua carreira. Além disso, J.Lo foi também uma das produtoras executivas do filme de sucesso. Com praticamente cinco décadas de vida, a atriz mostrou estar com uma excelente forma física, dando a entender que ainda a esperam grandes feitos.




MARRY ME – FICA COMIGO (2022)

Marry Me
© 2021 UNIVERSAL STUDIOS. All Rights Reserved.

Após ter participado em “Ousadas e Golpistas”, Jennifer Lopez co-liderou com Shakira o intervalo da  54ª edição do Super Bowl, tendo protagonizando o momento mais assistido até aos dias de hoje. Após isso, a atriz integrou o elenco de “Marry Me – Fica Comigo”. Ao fim de três décadas de carreira com uma vasta participação em comédias românticas, Lopez domina já este género cinematográfico. Na longa-metragem, Jennifer é Kat, uma cantora que descobre que o seu marido (Maluma) a trai. Em jeito de vingança, a artista decide casar com Charlie (Owen Wilson), um fã que num concerto dela exibe um cartaz a dizer ‘Casa Comigo’. Aquilo que começa como uma brincadeira acaba por se tornar numa bonita história de amor.

[tps_footer]

És fã do trabalho de Jennifer Lopez? Qual o teu filme preferido?

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *