© 2011 - The Weinstein Co. | ©2008 Warner Bros. | © 2017 - NEON

50 atores irreconhecíveis em filmes do século XXI

Peças de silicone, próteses, maquilhagem e tantos outros acessórios servem para deixar os atores irreconhecíveis no grande ecrã.

Quantas vezes olhamos para uma personagem e só conseguimos identificar o ator que a interpreta quando vemos o seu nome nos créditos finais? Em pleno século XXI, as transformações no cinema são bastante recorrentes e com um primor na sua execução que nos chega a deixar confusos. Mas os efeitos de maquilhagem são uma ferramenta usada na indústria há muitas décadas. Na verdade, Lon Chaney foi um dos pioneiros na criação de visuais obtidos através de maquilhagem. Antes da década de 1920, a caracterização de atores limitava-se ao uso de perucas e bigodes falsos, mas Chaney veio modificar isso com o desenvolvimento de técnicas transformadoras. Isto permitiu que o ator interpretasse diferentes papéis no mesmo filme, o que conferiu a Lon Chaney o apelido de “O Homem das Mil Faces”.

Lê Também:
25 celebridades inesquecíveis com 90 anos ou mais em 2022

À medida que a indústria cinematográfica tem vindo a evoluir, tornou-se necessário aprimorar as técnicas de maquilhagem para manter o realismo dos efeitos. Para isso, tem-se recorrido ao processo de lifecasting, que consiste na cobertura da cabeça (ou outro membro) do ator com silicone, de modo a fazer um molde. Uma vez seco, este é coberto com tiras de gesso. Em suma, este molde recria o rosto do ator, de modo a possibilitar desenvolver próteses à medida.

Mas desengane-se quem achar que a maquilhagem de efeitos especiais serve apenas para criar monstros. A bem dizer, esta técnica possibilita o envelhecimento do ator ou até mesmo fazer com que este se pareça com uma outra figura. Como tal, a MHD desenvolveu uma galeria que mostra apenas 50 exemplos de atores que surgiram irreconhecíveis em filmes do século XXI.

1 de 50

TOM HANKS EM CAST AWAY – O NÁUFRAGO (2000)

Tom Hanks
Photo by Zade Rosenthal – © 2000 20th Century Fox and Dreamworks L.L.C. All Rights Reserved

Parece lógico que a luta pela sobrevivência em uma ilha deserta é uma experiência transformadora a todos os níveis. Tom Hanks levou essa mudança muito a sério e alterou por completo o seu aspeto ao surgir em “O Náufrago”. Na longa-metragem, o ator dá vida a um executivo da FedEx que sofre um acidente de avião e acaba sozinho em uma ilha onde não há comida nem abrigo. De modo a poder interpretar o momento antes e após o acidente, Hanks engordou 50kgs para gravar as cenas pré-acidente. Após isso, as filmagens tiveram paradas ao longo de um ano, o tempo necessário para Tom perder o máximo de peso possível para interpretar o solitário empresário após a queda do avião. Além disso, a pausa serviu ainda para o ator deixar crescer o cabelo ao ponto de ficar irreconhecível.

1 de 50

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.