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50 atores irreconhecíveis em filmes do século XXI

Peças de silicone, próteses, maquilhagem e tantos outros acessórios servem para deixar os atores irreconhecíveis no grande ecrã.

Quantas vezes olhamos para uma personagem e só conseguimos identificar o ator que a interpreta quando vemos o seu nome nos créditos finais? Em pleno século XXI, as transformações no cinema são bastante recorrentes e com um primor na sua execução que nos chega a deixar confusos. Mas os efeitos de maquilhagem são uma ferramenta usada na indústria há muitas décadas. Na verdade, Lon Chaney foi um dos pioneiros na criação de visuais obtidos através de maquilhagem. Antes da década de 1920, a caracterização de atores limitava-se ao uso de perucas e bigodes falsos, mas Chaney veio modificar isso com o desenvolvimento de técnicas transformadoras. Isto permitiu que o ator interpretasse diferentes papéis no mesmo filme, o que conferiu a Lon Chaney o apelido de “O Homem das Mil Faces”.

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À medida que a indústria cinematográfica tem vindo a evoluir, tornou-se necessário aprimorar as técnicas de maquilhagem para manter o realismo dos efeitos. Para isso, tem-se recorrido ao processo de lifecasting, que consiste na cobertura da cabeça (ou outro membro) do ator com silicone, de modo a fazer um molde. Uma vez seco, este é coberto com tiras de gesso. Em suma, este molde recria o rosto do ator, de modo a possibilitar desenvolver próteses à medida.

Mas desengane-se quem achar que a maquilhagem de efeitos especiais serve apenas para criar monstros. A bem dizer, esta técnica possibilita o envelhecimento do ator ou até mesmo fazer com que este se pareça com uma outra figura. Como tal, a MHD desenvolveu uma galeria que mostra apenas 50 exemplos de atores que surgiram irreconhecíveis em filmes do século XXI.

TOM HANKS EM CAST AWAY – O NÁUFRAGO (2000)

Tom Hanks
Photo by Zade Rosenthal – © 2000 20th Century Fox and Dreamworks L.L.C. All Rights Reserved

Parece lógico que a luta pela sobrevivência em uma ilha deserta é uma experiência transformadora a todos os níveis. Tom Hanks levou essa mudança muito a sério e alterou por completo o seu aspeto ao surgir em “O Náufrago”. Na longa-metragem, o ator dá vida a um executivo da FedEx que sofre um acidente de avião e acaba sozinho em uma ilha onde não há comida nem abrigo. De modo a poder interpretar o momento antes e após o acidente, Hanks engordou 50kgs para gravar as cenas pré-acidente. Após isso, as filmagens tiveram paradas ao longo de um ano, o tempo necessário para Tom perder o máximo de peso possível para interpretar o solitário empresário após a queda do avião. Além disso, a pausa serviu ainda para o ator deixar crescer o cabelo ao ponto de ficar irreconhecível.




HELENA BONHAM CARTER EM O PLANETA DOS MACACOS (2001)

planeta dos macacos
© 20th Century Fox

Helena Bonham Carter é a rainha dos disfarces. Em 2001, a atriz deu vida a Ari, uma chimpanzé que protesta contra a escravidão dos humanos, em “O Planeta dos Macacos”. A caracterização da atriz demorava quatro horas a estar pronta e exigia o uso de uma máscara de borracha que impedia a liberdade de expressões faciais. Segundo a própria, as orelhas de borracha dificultavam a audição e o uso da máscara limitava os movimentos da boca. Além do mais, a atriz era forçada a usar umas mãos cheias de pelo, o que dificultava, inclusive, as idas à casa de banho, já para não falar do calor insuportável da borracha. Porém, o esforço foi recompensado através de várias nomeações para diversos prémios na categoria de Maquilhagem e Penteados, nomeadamente um BAFTA.

Mas a participação de Bonham Carter em “O Planeta dos Macacos” foi apenas o primeiro filme da atriz com realização de Tim Burton. A partir desse momento, Helena passou a fazer parte do elenco de muitos filmes da autoria de Burton, que recorre sempre a grandes caracterizações. Alguns exemplos das transformações da atriz passam pelo uso de uma peruca de três quilos, em “Alice no País das Maravilhas” (2010), maquilhagem que enaltece as olheiras e o cansaço, como aconteceu em “Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street” (2007), e o uso de próteses de silicone para envelhecer o rosto, como em “O Grande Peixe” (2003).




WARWICK DAVIS EM HARRY POTTER (2001-2011)

Harry Potter
© 2011 Warner Bros. Entertainment Inc. Harry Potter Publishing Rights

Warwick Davis sofre de uma doença rara que provoca nanismo e essa tornou-se a sua imagem de marca. Desde os 11 anos de idade que o ator integra grandes elencos de produções de muito sucesso. Em quase todas há uma tendência para transformar Davis em personagens que o deixam irreconhecível. Exemplo disso é a saga “Harry Potter“, em que o ator interpretou dois papéis distintos. Numa primeira fase, Warwick deu vida ao Professor Filius Flitwick e teve de utilizar próteses para envelhecer o rosto, demorando quatro horas a aplicar todos os pormenores. Ao mesmo tempo, o ator teve de usar longas barbas e cabelos brancos, o que mudou por completo a sua aparência. Posteriormente, o ator que dava vida a Grampo, um duende, faleceu e acabou por ser substituído por Warwick Davis. Para a personagem, o ator teve de usar uma máscara de silicone que acentuava as rugas, bem como uma prótese no nariz, nas orelhas e nas mãos. Para além disso, teve de usar cabelo e sobrancelhas falsas.




NICOLE KIDMAN EM AS HORAS (2002)

As Horas
© 2002 Paramount Pictures

O título do filme protagonizado por Nicole Kidman em 2002, “As Horas”, é quase uma metáfora para o tempo que a atriz perdia a ser maquilhada antes das gravações. A sua transformação em Virginia Woolf exigia uma preparação de três horas por dia, o que deixava a atriz de rastos. Após a estreia da longa-metragem, muitos fãs admitiram não ter reconhecido Kidman. Isso deveu-se ao facto de a atriz ter usado uma prótese no nariz e ter pintado o cabelo. Apesar de a maquilhagem não ter sido premiada, Nicole Kidman conquistou o Óscar de Melhor Atriz.

Nicole Kidman é a prova de que a maquilhagem consegue mesmo transformar o aspeto de uma pessoa. Em 2018, a atriz deu vida a uma detetive que se infiltra entre bandidos, em “O Peso do Passado”. O uso de maquilhagem permitiu acentuar um rosto marcado por olheiras e fadiga, o que conferiu a Kidman um ar pesado e sombrio. Mais recentemente, a atriz deu vida a Lucille Ball, em “Being the Ricardos” (2021). A transformação da atriz passou pelo uso de próteses no nariz e na boca, bem como a diminuição das sobrancelhas e a coloração do cabelo em tons de vermelho.




CHARLIZE THERON EM MONSTER – DESEJO ASSASSINO (2003)

Monster
© 2003 Newmarket Films

Charlize Theron foi a primeira atriz sul-africana a vencer um Óscar na categoria de Melhor Atriz e o feito deu-se com a sua participação em “Monster – Desejo Assassino”. Na longa-metragem, Theron deu vida a Aileen Wuornos, uma prostituta que foi condenada à pena de morte, em 2002, pela morte de sete homens. Roger Ebert, um conhecido crítico de cinema, apontou o desempenho de Charlize como uma das maiores performances da história do cinema. Mas a transformação da atriz em Wuornos não foi um processo fácil, uma vez que Theron se viu obrigada a engordar 14kg. Para além disso, Charlize teve de usar próteses dentárias e rapar as suas próprias sobrancelhas.

Anos mais tarde, em 2015, Charlize Theron voltaria a surgir irreconhecível no grande ecrã, após ter rapado o cabelo para dar vida à Imperatriz Furiosa. Em várias entrevistas, a atriz admitiu que o processo de transformação para o papel em “Mad Max – Estrada da Fúria” foi uma bênção e não algo difícil, como seria de esperar.




JIM CARREY EM LEMONY SNICKET – UMA SÉRIE DE DESGRAÇAS (2004)

Jim Carrey
Photo by François Duhamel – © 2004 Paramount Pictures. All rights reserved

Jim Carrey é dos atores mais carismáticos de Hollywood, refletindo isso nos seus papéis altamente cómicos. Desde sempre, Carrey é conhecido pelas suas expressões faciais hilariantes e por isso, quando surgem caracterizações a nível da face, é necessário ter cuidado para não limitar os movimentos da cara de Jim. Irónicamente, uma das grandes transformações do ator canadiano surgiu em “Lemony Snicket – Uma Série de Desgraças”, no qual Carrey dava vida a um mestre dos disfarces. Para a sua personagem, o ator teve de usar bastante maquilhagem para acentuar as rugas, e uma peruca com cabelos grisalhos que lhe modificaram por completo o rosto.

Mas ainda antes de se apresentar em “Lemony Snicket – Uma Série de Desgraças”, já Jim Carrey havia sofrido uma grande transformação em “Grinch”. Apesar do que muitos possam pensar, a sua personagem verde não usava qualquer tipo de próteses de silicone para ficar com as marcantes rugas. Na verdade, as marcas faciais de Grinch eram feitas pelo próprio ator, que passava todo o tempo com os músculos da cara contraídos. Para vestir a pele de Grinch, necessitou apenas de maquilhagem verde e pêlo falso. Numa outra longa-metragem, “A Máscara”, o ator foi obrigado a utilizar mesmo uma máscara, mas, ainda assim, a aplicação do acessório e a maquilhagem, novamente verde, tomavam quatro horas do dia de Carrey.




IRMÃOS WAYANS EM LOIRAS À FORÇA (2004)

Loiras à força
Photo by Joe Lederer – © 2004 Revolution Studios. All rights reserved

Quem não se recorda no hilariante filme de comédia “Loiras à Força”? Nele, a ficção misturou-se com a realidade, apresentando aquilo que acontece nos bastidores das salas de maquilhagem. A longa-metragem acompanha a transformação de dois agentes do FBI afro-americanos, que se vêem obrigados a fazer uso de próteses e material de silicone para se transformarem em duas mulheres caucasianas. Os papéis foram interpretados por Shawn e Marlon Wayans (irmãos) e deram muito trabalho à equipa de maquilhagem. A transformação consistiu em usar próteses de silicone para diminuir a dimensão do rosto masculino. Além disso, foi necessário colocar peças de silicone para alterar a forma do nariz, da testa e dos lábios, tornando-os mais femininos. A acrescentar a tudo isto, foi preciso pintar as próteses com um tom de pele caucasiano, bem como os membros do corpo, e desenvolver lentes de contacto e perucas adequadas. No total, a criação das próteses e adereços demoraram 60 dias a estarem finalizadas, mas o resultado não poderia ter sido mais sublime.




EMMA THOMPSON EM NANNY MCPHEE (2005)

Nanny McPhee
© Canal Hollywood

Raras são as pessoas que não se recordam de Emma Thompson enquanto Nanny McPhee. A personagem possui uma das maquilhagens mais emblemáticas da carreira da atriz. No entanto, foram necessários poucos elementos para transformar Thompson. Na verdade, bastou a colocação de uma prótese no nariz, uma verruga falsa e o uso de uma dentadura com um dente comprido para tornar Emma totalmente irreconhecível.

Mas não foi só em “Nanny McPhee” que Emma Thompson surgiu com um rosto transformado. Na saga “Harry Potter”, a atriz usou uns óculos com lentes muito grossas e uma cabeleira que foram suficientes para a deixar irreconhecível. Já em 2015, Emma voltou a surgir com uma caracterização completamente diferente, em “A Lenda de Barney Thomson”. Na longa-metragem, a atriz surge com um rosto bastante envelhecido e enrugado, feito alcançado através da aplicação de peças de silicone.




RALPH FIENNES EM HARRY POTTER (2005-2011)

vilões
© Warner Bros.

É impossível falar em atores com personagens irreconhecíveis, sem mencionar Ralph Fiennes enquanto Voldemort na saga “Harry Potter”. Apesar de o ator surgir no grande ecrã com a pele empalidecida, cabeça careca coberta de veias, dentes podres e duas fendas no lugar do nariz, a transformação de Fiennes foi bem mais fácil do que era esperado. A caracterização de Ralph demorava ‘apenas’ duas horas e consistia em maquilhagem, bloqueadores de sobrancelhas e tatuagens temporárias, para dar o efeito de veias, bem como unhas e dentes postiços. A parte mais complicada deveria ser a criação do nariz de Voldemort, mas, na verdade, o ator apenas tinha de usar uns ‘pontinhos’ no nariz que permitiam a modificação deste em computador. 




RODRIGO SANTORO EM 300 (2006-2014)

300
Photo by Courtesy of Warner Bros. Picture – © 2013 Legendary Pictures Funding, LLC

Rodrigo Santoro é o ator brasileiro mais conhecido internacionalmente. Distinguido com vários prémios de renome, há muito que o ator conquistou Hollywood. Mas, a nível de transformações, o grande destaque vai para o seu papel em “300”, o filme histórico sobre uma guerra espartana. Na longa-metragem, Santoro deu vida ao Rei Xerxes, e o seu desempenho chegou mesmo a estar na luta pelo Prémio MTV Movie de Melhor Vilão. Para a sua personagem, o ator teve de se submeter a sessões de bronzeamento, rapar o cabelo e colocar 20 piercings falsos.

Mais recentemente, em 2020, o ator brasileiro participou em “Project Power”, um filme da Netflix, protagonizado por Jamie Foxx. Na longa-metragem, Rodrigo Santoro dá vida a Biggie, que possui o poder de crescer rapidamente em tamanho e força. Para alcançar a transformação provocada por esta estranha capacidade, eram necessárias nove horas diárias de maquilhagem.




JOHN TRAVOLTA EM HAIRSPRAY (2007)

Hairspray
© David James

“Hairspray” é um filme que já teve diversas adaptações cinematográficas e teatrais e, em todas elas, a personagem de Edna Turnblad foi interpretada por uma mulher, ou no máximo, por um ator travesti. Porém, a sua adaptação de 2007 contou, pela primeira vez, com um ator heterossexual para o papel de mãe da protagonista. Neste caso, coube a John Travolta dar vida a uma senhora com problemas de peso. Para isso, o ator teve de usar um fato de 13kg que lhe dava a aparência pretendida. Além do mais, Travolta teve de usar maquilhagem e uma peruca que o ajudaram a transformar-se numa mulher.




MARION COTILLARD EM LA VIE EN ROSE (2007)

Marion Cotillard
© Légende Films

Até à data de hoje, somente três atrizes francesas foram distinguidas com o Óscar de Melhor Atriz. Uma delas foi Marion Cotillard, pela sua interpretação de Edith Piaf, em “La Vie en Rose”. No filme, a atriz surge com uma aparência frágil, semelhante à da cantora francesa. Para tal, Cotillard teve de rapar as sobrancelhas e a parte frontal do cabelo. Ao mesmo tempo, a atriz teve de aplicar uma prótese facial e muito látex, de modo a adquirir um rosto muito mais envelhecido. Todo este processo de maquilhagem demorava cerca de cinco horas para estar concluído.




BRAD PITT EM O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON (2008)

Brad Pitt
© 2008 – Paramount Pictures

Se já é difícil transformar um ator para um papel, mais difícil é alterar a forma física deste várias vezes no mesmo filme. Em “O Estranho Caso de Benjamin Button”, Brad Pitt interpreta um homem que sofre de uma doença rara, que faz com que este nasça com o corpo de um idoso e que à medida que os anos passam, vá rejuvenescendo, morrendo no corpo de um bebé. Com isto, foi necessário recrutar uma equipa de 155 pessoas para executar as transformações de Brad, um trabalho que demorou dois anos a estar concluído. Na verdade, foi necessário recorrer à tecnologia digital para criar as várias faces de Pitt, bem como para as colocar em corpos de atores de diferentes tamanhos. Ainda assim, fazer a caracterização do ator não foi tarefa fácil, mas o trabalho foi recompensado com um Óscar de Melhor Maquilhagem e Penteado.




TOM CRUISE EM TEMPESTADE TROPICAL (2008)

Tom Cruise
© 2008 Dreambooks

Em 2008, Tom Cruise surpreendeu todos ao surgir em “Tempestade Tropical” completamente irreconhecível. O ator conhecido pelo seu papel em “Missão Impossível” foi obrigado a usar uma peruca careca, bem como próteses para as mãos, imitando a gordura. Além disso, a equipa responsável pela maquilhagem teve de aplicar um tufo de pelos no peito de Tom.




ROBERT DOWNEY JR. EM TEMPESTADE TROPICAL (2008)

Robert Downey Jr.
© 2008 Dreamworks.

Ainda em “Tempestade Tropical”, uma outra caracterização saltou à vista de todos. Robert Downey Jr., o ator de “O Homem de Ferro“, surgiu com aquilo a que é comumente apelidado de blackface. Este processo consiste na transformação de um ator caucasiano em uma pessoa de pele negra. Apesar de esta técnica ser altamente contestada, não podemos negar a perfeição com que foi executada em Downey. Com a ajuda da barba e cabelo postiços, o ator ficou mesmo transformado.




HEATH LEDGER EM BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008)

The Dark Knight
© Warner Bros.

De todos os ‘Jokers’ interpretados no grande ecrã, o de Heath Ledger é talvez um dos mais adorados pelos fãs da DC Comics. A entrega com que o ator se agarrou ao papel de vilão não deixou ninguém indiferente, tendo-lhe sido atribuído um Óscar que, infelizmente, chegou a título póstumo. Note-se que para conferir à sua personagem um tom psicótico, Ledger fechou-se num quarto de hotel durante algumas semanas, de modo a concentrar-se somente no seu papel. Para além da sua icónica gargalhada e olhar vazio, o Joker de Heath ficou marcado pela sua carcaterização inigualável. O que poucos sabem, é que a maquilhagem foi aplicada pelo próprio ator, o que lhe conferiu um ar mais realista. Os especialistas apenas se tiveram de preocupar com a criação das cicatrizes épicas da personagem.




ROONEY MARA EM MILLENIUM 1 – OS HOMENS QUE ODEIAM AS MULHERES (2011)

Millennium
© 2011 Columbia TriStar Marketing Group, Inc.

Muitas vezes, um simples corte de cabelo e a alteração da cor do couro cabeludo são mudanças suficientes para deixarmos de reconhecer o ator. Foi o que aconteceu com Rooney Mara, em “Millenium 1 – Os Homens que Odeiam as Mulheres”. No filme, a atriz fez um corte de cabelo que lhe deixou com uma franja irregular, e pintou-o de preto. Além disso, também as suas sobrancelhas foram descoloradas. Neste caso, não foi necessária a aplicação de próteses faciais para alterar o rosto de Mara. Porém, todos os piercings que se vêm no corpo da atriz, nomeadamente no mamilo, nariz, lábio e orelhas, são reais, tendo sido aplicados de propósito para a personagem. 




MERYL STREEP EM A DAMA DE FERRO (2011)

Meryl Streep
© 2011 – The Weinstein Co.

É indiscutível que Meryl Streep é uma das maiores atrizes de todos os tempos. A atriz conta com mais de vinte nomeações aos Prémios da Academia, dos quais venceu três. Um dos Óscares conquistados deu-se com a interpretação de Margaret Tatcher, em “A Dama de Ferro”, prémio vencido também na categoria de Melhor Maquilhagem e Penteado. É inegável que existe uma enorme semelhança entre Streep e a ex-Primeira Ministra Britânica. Esse feito apenas foi possível através da aplicação de próteses de látex, principalmente no nariz, e do uso de próteses dentárias. Ademais, foi necessário o recurso a uma prótese para recriar o pescoço avolumado de Tatcher.

Dito isto, Meryl Streep conta com um currículo invejável em Hollywood, o que fez com que surgisse irreconhecível no grande ecrã em diversas ocasiões. Em 2004, por exemplo, a atriz surgiu com um rosto envelhecido para dar vida à Tia Josephine em “Lemony Snicket – Uma Série de Desgraças”. Dez anos depois, Streep deu vida a uma bruxa, em “Into the Woods”. Na longa-metragem, a atriz surge com longos cabelos grisalhos e uma pele pálida e enrugada.




LEONARDO DICAPRIO EM J. EDGAR HOOVER (2011)

Leonardo Dicaprio
© Canal Hollywood

Uma das maiores transformações de Leonardo Dicaprio no cinema deu-se com o filme “J. Edgar Hoover”. Na longa-metragem, Dicaprio surge irreconhecível. A caracterização do ator demorava entre seis a sete horas para ser concretizada, uma vez que a longa-metragem acompanhava um largo período da vida do ex-diretor do FBI. Assim, o ator viu-se carregado de próteses e camadas de silicone, bem como de dentaduras, cabeleiras e lentes de contacto. Além disso, Dicaprio teve de usar um fato que lhe conferiu alguma gordura.




GLENN CLOSE EM ALBERT NOOBS (2011)

glenn close albert nobbs
© Valentim de Carvalho Multimédia

Glenn Close é o tipo de atriz que arranja sempre uma forma de surpreender o público em cada papel que desempenha. Em “Albert Noobs”, a atriz interpretou uma mulher pobre na Irlanda do século XIX, que procura segurança da brutalidade, vivendo como um homem. A transformação da atriz para esta personagem não foi indiferente para a crítica, tendo, inclusive, sido nomeada para o Óscar de Melhor Maquilhagem e Penteado. Apesar da maquilhagem subtil usada, Glenn teve de usar uma peruca de cabelo curto, ao mesmo tempo que viu ser aplicado no seu rosto próteses que lhe conferiram um ar mais melancólico e rude. As próteses foram maioritariamente colocadas nas orelhas e no nariz, transformando os ângulos do seu rosto.

Mais recentemente, em 2020, Glenn Close passou por outra transformação que esteve nomeada ao Óscar de Melhor Maquilhagem e Penteado. No filme “Lamento de uma América em Ruínas“, a atriz surgiu irreconhecível ao dar vida à avó de JD Vance. Para a transformação, apenas foram necessárias, uma vez mais, próteses para o nariz e as orelhas, uma peruca e um par de óculos. Estes quatro elementos foram tão decisivos que, no dia em que o verdadeiro JD visitou o set de filmagens, pensou que estava perante a sua avó, não tendo reconhecido Close.




ANNE HATHAWAY EM OS MISERÁVEIS (2012)

Anne Hathaway
© Universal Pictures

Muitas pessoas recordam a excelente atuação de Anne Hathaway em “Os Miseráveis“, uma prestação que lhe valeu um Óscar de Melhor Atriz Secundária. Porém, o que poucos sabem é que a mãe de Hathaway, também ela atriz, havia interpretado Fantine numa outra produção inspirada no livro de Victor Hugo. Assim, quando Anne foi convidada a dar vida à mesma personagem interpretada pela mãe anos antes, a atriz sentiu uma enorme responsabilidade em cima dos ombros e entregou-se com toda a alma ao papel. Como tal, Hathaway optou por perder 25kg e rapar o próprio cabelo. Estas duas mudanças podem parecer muito ‘simples’, mas a verdade é que foram o suficiente para deixar a atriz completamente irreconhecível.




ANTHONY HOPKINS EM HITCHCOCK (2012)

Hitchcock
Photo by Suzanne Tenner – © 2012 – Fox Searchlight Pictures

Acertar na caracterização de um ator nem sempre é tarefa fácil, e prova disso é a quantidade de tentativas que foram executadas até Howard Berger acertar na transformação de Anthony Hopkins em “Hitchcock“. Seis foi o número de vezes que as próteses faciais que iriam transformar o ator no ‘Mestre do Suspense’ tiveram de ser refeitas. As ditas próteses destinavam-se a alterar o pescoço, o nariz e os lábios, bem como os dentes. Para além disso, Hopkins teve de usar um fato que lhe conferia alguma gordura, bem como lentes de contacto. Ademais, o ator teve de rapar uma parte do seu cabelo.




HUGH GRANT EM CLOUD ATLAS (2012)

Hugh Grant
Photo by Jay Maidment – © 2012 Warner Bros. Entertainment Inc.

Não foi à toa que “Cloud Atlas” venceu um Prémios Critics’ Choice Movie. De facto, o filme contou com um grande investimento nas caracterizações do elenco, deixando alguns atores bastante irreconhecíveis. Um dos artistas que passou por uma maior transformação foi Hugh Grant, o ator de “Notting Hill”. Na longa-metragem, Grant interpreta um chefe tribal cheio de tatuagens (falsas). Como tal, a caracterização do ator exigiu uma enorme quantidade de maquilhagem que recriou, para além das tatuagens, queimaduras, sangue e pinturas comuns nas tribos. Além disso, Hught teve de colocar uma trança falsa, escondendo o seu cabelo sob o silicone.




DANIEL DAY-LEWIS EM LINCOLN (2012)

Daniel Day Lewis
© Twentieth Century Fox

Um dos políticos norte-americanos com o rosto mais marcante é Abraham Lincoln e transformar Daniel Day-Lewis no 16º Presidente dos EUA não foi tarefa fácil. Para conferir ao rosto de Daniel o aspeto envelhecido, foi necessário recorrer a uma técnica chamada stretch and stipple, que consiste na aplicação de uma maquilhagem que quando seca possibilita a formação de rugas. A maior dificuldade é que este cosmético tende a responder de diferentes formas consoante a temperatura ambiente. Além disso, o ator teve de usar pelos faciais falsos e uma peruca que o tornou irreconhecível.




RICHARD ARMITAGE EM HOBBIT (2012-2014)

Hobbit
Photo by James Fisher – © 2011 New Line Productions, Inc.

Uma das transformações que mais dificuldades pode causar é o efeito de perda de altura, ou seja, quando um ator tem de interpretar uma personagem com uma altura inferior à sua. Foi o que aconteceu com Richard Armitage na saga “Hobbit“. O ator de 1,80m deu vida ao Rei Thorin, uma personagem muito mais baixa que Armitage. Para dar essa ideia de altura diminuta, foi necessário desenvolver um cenário em proporções alargadas, contrastando com o tamanho de Thorin. Ademais, esta personagem é um guerreiro, o que implicou o uso de um fato de 30kg. Para além disso, o ator teve de usar uma peruca de cabelos compridos e lisos, o que alterou por completo o seu rosto, tornando-o irreconhecível.




ELIZABETH BANKS EM HUNGER GAMES (2012-2015)

Hunger Games
© FOX Portugal

Muitas vezes, o uso de cosméticos é o suficiente para transformar um rosto, sem haver necessidade de recorrer ao silicone. Como tal, Elizabeth Banks conseguiu ocultar-se na pele de Effie Trinket apenas recorrendo ao uso de maquilhagem. As cores exuberantes, a contrastar com a base branca, bem como a aplicação de umas pestanas falsas foram o suficiente para tornar Banks irreconhecível.




JOHNNY KNOXVILLE EM JACKASS PRESENTS – BAD GRANDPA (2013-2014)

Jackass
Photo credit: Sean Cliver – © MMXIII Paramount Pictures Corporation. All Rights Reserved

Quando pensamos na saga “Jackass”, a mente foge-nos logo para cenários absurdos e de comédia selvagem. Porém, não é só no humor perigoso que a equipa de “Jackass” se destaca. A bem dizer, um dos últimos filmes da saga chegou mesmo a ser vangloriado pela transformação que fez do ator Johnny Knoxville, chegando mesmo a ser nomeado para um Óscar na categoria de Melhor Maquilhagem e Penteado. Na longa-metragem, Knoxville transforma-se num avozinho octogenário e fica irreconhecível. Para tal, o ator teve de usar próteses nas costelas, de modo a ficar mais ossudo, bem como no nariz, orelhas e maxilar. Além disso, foi necessário aplicar moldes de silicone para salientar as maçãs do rosto e enaltecer o queixo, deixando-o mais anguloso. A acrescentar, foi necessário aplicar uma peruca com alguma calvície e cabelos grisalhos e um bigode farfalhudo. Por fim, desenvolveu-se uma maquilhagem que deixou a pele do ator com uma textura muito mais áspera.




JARED LETO EM O CLUBE DE DALLAS (2013) 

Jared Leto em "O Clube de Dallas" | © 2013 Focus Features, LLC.
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Dada a temática do HIV presente em “O Clube de Dallas“, os atores que constituem o elenco foram forçados a fazer grandes alterações na sua condição física, nomeadamente perder peso. Talvez por isso mesmo o filme tenha vencido o Óscar de Melhor Maquilhagem e Penteado. Porém, nenhum membro da equipa sofreu uma transformação tão grande como Jared Leto. O ator deu vida a Rayon, um travesti viciado em drogas, infetado com uma doença sexualmente transmissível. Para interpretar a sua personagem, Leto perdeu quase 30kg, rapou as sobrancelhas e viu-se obrigado a usar uma peruca morena. A entrega de Jared ao papel valeu-lhe o seu primeiro Óscar de Melhor Ator Secundário.

A perda de peso de Jared Leto para “O Clube de Dallas” é quase uma contradição se olharmos para a personagem que o ator interpretou em “Capítulo 27 – O Assassinato de John Lennon” (2007). Na longa-metragem, Leto dá vida a David Chapman, o homem que matou o ‘beatle’. Para isso, o ator teve de ganhar mais de 30kg, feito que conseguiu comendo gelados de chocolate, misturados com azeite e molho de soja. Jared engordou tanto para o seu papel, que desenvolveu gota, uma doença das articulações. Já em 2021, Jared Leto viu-se, de novo, obrigado a ganhar peso para interpretar Paolo Gucci em “Casa Gucci”. Para além disso, a maquilhagem demorava seis horas a estar pronta, uma vez que o ator usava oito próteses faciais e uma peruca para poder ficar mais careca.




ROB LOWE EM POR DETRÁS DO CANDELABRO (2013) 

Rob Lowe
© FOX Portugal

Em 2013, Rob Lowe, o ator de “9-1-1” surpreendeu todos ao surgir em “Por Detrás do Candelabro” com um lifting facial que o deixou irreconhecível. Porém, a intervenção cirúrgica não passou de um processo de maquilhagem altamente bem trabalhado. Como tal, para dar o efeito cirúrgico, o ator teve de usar um adesivo com uma fita presa à nuca, de modo a puxar as sobrancelhas para cima. Além disso, era obrigado a usar uma peruca, para cobrir os elásticos. O pior de tudo, é que o ator tinha de usar este mecanismo durante 12 horas por dia, o que lhe provocava muitas enxaquecas.




EDDIE REDMAYNE EM A TEORIA DE TUDO (2014) 

Óscares
© Canal Hollywood

A Teoria de Tudo” foi considerado, pela Academia, um dos melhores filmes de 2014, tendo recebendo diversas nomeações para os mais variados prémios em categorias distintas. O drama biográfico retrata a história de Stephen Hawking e a forma como a sua doença foi evoluindo ao longo dos anos. Assim, Eddie Redmayne representou vários estágios da vida de Hawking, alterando a sua postura à medida que a esclerose lateral amiotrófica se ia desenvolvendo. Para se assemelhar ao cientista, o ator teve de usar próteses nas orelhas e nos lábios. Porém, com o evoluir da doença, Eddie passou a usar próteses nos ombros, joelhos e nas mãos. A verdade é que, no estádio mais avançado da vida de Hawkins, Redmayne parecia estar muito mais encolhido. Esse efeito foi conseguido através do uso de roupas largas e da construção de uma cadeira de rodas com proporções gigantes que conferia a Eddie um aspeto diminuto.

Mas Eddie Redmayne já provou várias vezes a sua capacidade para se esconder atrás de uma personagem. Talvez a mais marcante, para além da desempenhada em “A Teoria de Tudo”, foi a de “A Rapariga Dinamarquesa” (2015). Na longa-metragem, Eddie dá vida a Lili Elbe, um dos primeiros homens da história da humanidade a passar pelo processo de mudança de seco. Assim, ao longo do filme vemos a transformação de Redmayne para o género feminino. Para tal, o ator teve de perder peso e usar uma peruca ruiva que o deixou irreconhecível. Apesar de não ter sido aplicado qualquer silicone ou próteses, bastou o uso de cosméticos para conseguir ocultar a identidade de Redmayne.




STEVE CARELL EM FOXCATCHER (2014)

Foxcatcher
Photo by Scott Garfield – © Fair Hill, LLC. All rights reserved.

Steve Carell é conhecido pelos seus desempenhos cómicos, porém, em “Foxcatcher” o ator surgiu com um rosto pesado e melancólico que o tornou irreconhecível. Para conseguir alcançar esta transformação facial, foi necessário aplicar uma prótese na testa, de modo a ocultar as sobrancelhas de Carell. Ao mesmo tempo, o ator teve de usar uma prótese no nariz, bem como no lábio inferior, o que conferiu ao seu rosto uma mudança gigante. Contudo, o maior desafio foi alcançar uma tez mais mais pálida através do uso de maquilhagem, tornando o ator semelhante a John Du Pont. Para rematar, Steve usou uma peruca grisalha e lentes de contacto que disfarçavam os seus olhos claros.




HUGH JACKMAN EM PAN: VIAGEM À TERRA DO NUNCA (2015) 

Hugh Jackman
Photo by Laurie Sparham – © 2015 – Warner Bros. Entertainment Inc.

Muitas versões da história infantil “Peter Pan” foram feitas. Porém, nunca tínhamos visto um vilão semelhante ao interpretado por Hugh Jackman em “Pan: Viagem à Terra do Nunca”. Na longa-metragem, o ator de “Logan” dá vida a Barba Negra, um pirata equivalente ao Capitão Gancho. No entanto, o ator surge no grande ecrã completamente irreconhecível. Primeiro que tudo, Jackman foi forçado a rapar o cabelo, para que a peruca assentasse na cabeça de forma natural. O pior de tudo, é que a barba do ator, que é uma das suas imagens de marca, também teve de desaparecer, dando lugar a uns tufos falsos. Apesar de não ter sido necessário recorrer a próteses de silicone, o ator teve de usar dentes falsos e pequenos adereços que o transformaram por completo. Além disso, o fato utilizado pela sua personagem exigia que fosse vestido com a ajuda de três pessoas.




JOHNNY DEPP EM BLACK MASS – JOGO SUJO (2015) 

Johnny Depp
© FOX Portugal

Não é segredo para ninguém que Johnny Depp é o verdadeiro camaleão de Hollywood. É raro o filme em que o ator não se esconde na pele de uma personagem que o deixa irreconhecível. “Black Mass – Jogo Sujo” foi talvez o apogeu das caracterizações de Depp. No filme, o ator dá vida a Whitey, um mafioso irlandês, e a sua caracterização não poderia ter sido mais sublime. Para tal, o processo de criação da maquilhagem da personagem demorou 22 horas a estar finalizado. Como resultado final, a transformação de Johnny passou pelo uso de uma prótese que cobria a sua nuca, na qual foram inseridos individualmente cada folículo do cabelo de Whitney. Para além disso, Depp usava lentes de contacto azuis e uma dentadura postiça.

Dito isto, Johnny Depp possui um dos currículos mais invejáveis no que concerne a transformações no grande ecrã. Só em filmes deste milénio, podemos apontar a personagem do Chapeleiro Maluco, em “Alice no País das Maravilhas” (2010); Sweeney Todd, no filme homónimo (2007); e Willie Wonka, em “Charlie e a Fábrica de Chocolate”. Tudo filmes em que o ator se escondia por detrás de maquilhagem exorbitante. Mais recentemente, o ator voltou a surgir irreconhecível ao dar vida a Gellert Grindelwald, em “Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald“.




JAY HERNANDEZ EM O ESQUADRÃO SUICIDA (2016)

Suicide Squad
Photo by Clay Enos – © 2015 Warner Bros. Entertainment Inc., Ratpac-Dune Entertainment LLC and Ratpac Entertainment, LLC

O cabelo, ou a ausência dele, pode mesmo modificar o rosto de uma pessoa. Prova disso é a personagem de El Diablo, desempenhada por Jay Hernandez, em “O Esquadrão Suicida“. Na longa-metragem, Hernandez surge completamente careca e com dezenas de tatuagens (falsas) na face e no corpo. Estas ‘pequenas’ modificações foram suficientes para alterar o aspeto do ator, deixando-o completamente irreconhecível.




RYAN REYNOLDS EM DEADPOOL (2016-2018)

Deadpool
© FOX Portugal

Quando pensamos em “Deadpool“, pensamos num ‘anti-herói’ de fato vermelho e preto, que nos faz rir e tem o poder de sobreviver a graves ferimentos. Porém, quando a personagem despe o fato, vamos Ryan Reynolds com o corpo totalmente desfigurado. Esse feito foi alcançado após muitas horas de maquilhagem, que conferiram a Reynolds um rosto com muitas cicatrizes. Uma vez que a pele da personagem parecia estar derretida, a preparação da personagem demorava entre oito a nove horas. A caracterização consistia num conjunto de pedaços de silicone e uma espécie de gorro previamente pintado para modificar a nuca de Ryan. 

Em 2021, Ryan Reynolds surgiu em “Free Guy: Herói Improvável” com um físico totalmente diferente, cheio de músculos e com muito mais altura. A transformação de Reynolds, desta vez, não necessitou de recorrer à maquilhagem, uma vez que fez uso da tecnologia. Na verdade, o rosto do ator foi colocado digitalmente sobre o corpo do fisiculturista Aaron W. Reed, o que facilitou a preparação de Ryan para a personagem. Para tal, Reed apenas teve de colocar uns pontos na cara que permitiram efetuar todas as modificações pelo computador.




GARY OLDMAN EM A HORA MAIS NEGRA (2017) 

The Darkest Hour
© NOS Audiovisuais

O mais importante em filmes que exigem longas horas de maquilhagem é a boa relação entre o ator e o maquilhador. E isso notou-se em “A Hora Mais Negra“, no momento em que Gary Oldman afirmou que apenas aceitaria dar vida a Winston Churchill caso o processo de transformação fosse responsabilidade de Kazuhiro Tsuji. Felizmente o maquilhador japonês aceitou o convite, o que lhe valeu um Óscar na categoria de Melhor Maquilhagem e Penteado. A alteração do rosto de Oldman demorava cerca de quatro horas por dia e exigia a colocação de diversas próteses, nomeadamente no nariz, nas orelhas, no queixo e, inclusive, num ombro. Além disso, o ator foi forçado a rapar o cabelo, para poder usar uma peruca que recriava o fraco cabelo de Churchill. A acrescentar, Gary era obrigado a vestir um fato que lhe conferia a gordura corporal necessária para imitar o ex-Primeiro Ministro Britânico. 

Em 2018, durante a cerimónia dos BAFTAs, Gary Oldman afirmou que gosta de se esconder atrás das personagens que interpreta. Isso é visível em muitas transformações que o ator sofreu em alguns dos seus papéis mais antigos. Em “Hannibal” (2001), por exemplo, Oldman surgiu no grande ecrã com a face totalmente desfigurada, ao dar vida a Mason Verger, um dos sobreviventes do famoso assassino em série.




JACOB TREMBLAY EM WONDER – ENCANTADOR (2017)

Wonder
© Lionsgate

Indicado ao Óscar de Melhor Maquilhagem e Penteado, “Wonder – Encantador” deixou todos espantados com a transformação de Jacob Tremblay. No filme, o jovem ator dá vida a um menino que passou por 27 cirurgias para poder colmatar a sua deformação facial rara. A transformação de Tremblay demorava duas horas por dia, e implicava a colocação de próteses no rosto. Além disso, o pequeno artista tinha de andar com um capacete conectado a um mecanismo que puxava as pálpebras para baixo. A acrescentar, Jacob usou também uma prótese dentária, uma peruca e lentes de contacto.




ALLISON JANNEY EM EU, TONYA (2017)

I, Tonya
© 2017 – NEON

Olhando para as imagens observadas até ao momento, é percetível o quão fácil é conferir um ar envelhecido na indústria do cinema. Mais um famoso exemplo é o de Allison Janney, em “Eu, Tonya“. No drama, a atriz dá vida à mãe da protagonista e surge totalmente irreconhecível. Para tal, foi necessário aplicar algumas peças de silicone e muita maquilhagem para deixar a atriz com o aspeto de uma idosa. Além disso, o cabelo com uma franja comprida e o uso de uns óculos largos contribuíram para a transformação de Janney.




MATTHEW MCCONAUGHEY EM OURO (2017)

Gold
© 2015 FameFlynet, Inc – Beverly Hills, CA, U.S.A

Matthew McConaughey é um dos atores que mais alterações faz ao seu peso para interpretar as suas personagens. Em 2016, o ator surgiu irreconhecível ao participar em “Gold”, onde deu vida a Kenny Wells, um magnata da exploração de ouro. Para o seu papel, McConaughey teve de ganhar 45kg, feito que conseguiu através de uma alimentação à base de fast food.

Já em 2013, Matthew McConaughey havia perdido mais de 18kg para interpretar Ron Woodroof, em “O Clube de Dallas”. Na longa-metragem, o ator deu vida a um homem portador de HIV, viciado em drogas, o que o levou a uma grande transformação física. Ainda antes disso, em 2002, McConaughey fora obrigado a treinar o seu corpo para participar em “Reino do Fogo”, onde interpretou um duro guerreiro de cabeça rapada e corpo coberto de tatuagens (falsas).




CHRISTIAN BALE EM VICE (2018)

vice critica christian bale adam mckay
© NOS Audiovisuais

As transformações corporais não são estranhas para Christian Bale, uma vez que o ator vê-se constantemente na luta pela perda ou ganho de peso. Em 2018, Bale foi forçado a ganhar 18kg para interpretar Dick Cheney, em “Vice“. A transformação de Christian consumia entre quatro a oito horas por dia. De modo a permitir uma melhor aplicação das próteses e maquilhagem, o ator foi ainda obrigado a rapar o cabelo e a descolorir as sobrancelhas. A alteração do rosto de Christian foi recompensada com um Óscar na categoria de Melhor Maquilhagem e Penteado.

Já em 2004, Christian Bale havia surgido no grande ecrã com uma grande transformação física. O ator havia perdido 28kg para dar vida a Trevor Reznik, em “O Maquinista”. A personagem de Bale sofria de insónias, o que afetava o seu peso, para além da sua saúde mental. Para atingir o físico pretendido, Christian seguiu uma dieta assente em água, uma maçã e uma chávena de café por dia. Num outro filme, “O Lutador” (2010), o ator teve de perder 30kg para interpretar um boxeador que lutava contra o vício das drogas.




RAMI MALEK EM BOHEMIAN RAPSODY (2018)

Rami Malek
© FOX Portugal

Em 2018, os cinemas portugueses chegaram a esgotar sessões do filme “Bohemian Rapsody“, a longa-metragem que viria a tornar-se o biopic mais visto de sempre. Rami Malek foi o ator responsável por trazer Freddy Mercury ao grande ecrã e a maneira como o fez não poderia ter sido mais brilhante. A ajudar, Malek teve uma caracterização irrepreensível que o deixou parecidíssimo com o cantor dos Queen. Para começar, o ator enfrentou um grande desafio no que concerne ao aspeto físico. Uma vez que, na altura, Malek se encontrava a gravar “Mr. Robot“, cuja personagem mantinha um físico musculado, o ator foi obrigado a fazer uma drástica dieta, de modo a alcançar o corpo magro de Mercury. Além do físico, a maior mudança adveio com o uso de uma dentadura que acabou por modificar a sua maneira de falar. Rematado com um bigode farfalhudo, o rosto de Malek ficou bastante semelhante ao de Freddy.




TILDA SWINTON EM SUSPIRIA (2018)

Suspiria
© Amazon Studios

Há atores que levam muito a sério o papel que interpretam, insistindo em não abandonar as personagens mesmo quando as câmaras estão desligadas. Foi isso que aconteceu com Tilda Swinton durante a gravação de “Suspiria“. A atriz estava destinada a interpretar o papel de Madame Blanc, mas o que os colegas de equipa não sabiam é que Swinton interpretava também o velho Dr. Josef Klemperer. Para além das próteses faciais que engrossaram o maxilar e que modificaram as orelhas, Tilda chegou mesmo a usar um pénis falso, de modo a alterar a forma de andar.

Mas quem assiste aos filmes protagonizados por Tilda Swinton está já habituado às transformações radicais da atriz. Em 2014, Swinton já havia envelhecido, para participar no “Grand Budapest Hotel“, através do uso de uma máscara de silicone e lentes que simulavam cataratas. Em 2016, “Doctor Strange” obrigou Tilda a rapar o cabelo na totalidade. Isto mostra o quão destemida é a atriz. Aliás, em “Okja” (2017), Swinton colocou mesmo um aparelho ortodôntico nos dentes para dar vida à sua personagem.




MARGOT ROBBIE EM MARIA, RAINHA DOS ESCOCESES (2018)

oscares jenny shircore
© NOS Audiovisuais

Quem olha para a personagem principal de “Maria, Rainha dos Escoceses“, mal percebe que se trata da mesma atriz que deu vida a a Harley Quinn em “O Esquadrão Suicida” (2016). Na longa-metragem de 2018, Margot Robbie surge com o rosto coberto de base branca e uma maquilhagem que enaltece as maçãs do rosto. A tez pálida da personagem contrasta com a majestosa cabeleira vermelha usada pela atriz. Além de ter ficado irreconhecível, Margot afirma ter sofrido com o seu guarda-roupa, uma vez que o fato do século XVI a obrigava a ir acompanhada à casa-de-banho.

Já em 2017 a atriz se havia metamorfoseado no grande ecrã, em “Eu, Tonya”. Ao interpretar a ex-patinadora que caiu em desgraça ao orquestrar a destruição da sua rival, Robbie sofreu uma grande transformação. Para tal, foi necessário recorrer a uma maquilhagem pormenorizada que enaltecia o nariz e a mandíbula da atriz, bem como nos lábios, de modo a torná-los mais finos. Ao mesmo tempo, colocou-se uma espécie de adesivos nos olhos para que estes fossem puxados para baixo. Porém, no momento em que a personagem de Margot envelhece, foi necessário recorrer ao uso de próteses em diversas partes do corpo, com o objetivo de tornar a atriz semelhante à ex-patinadora.




FREDERICO IELAPI EM PINÓQUIO (2019)

Pinóquio
© NOS Audiovisuais

Se já é difícil transformar um ator em um outro ser-humano, imagine-se a dificuldade que será transformar alguém em uma marioneta de madeira. Mas na indústria do cinema tudo é possível e em “Pinóquio“, o feito chegou mesmo a ser conseguido. Para alcançar o efeito da madeira, não foi desenvolvido qualquer tipo de suporte digital. Pelo contrário! Na verdade, tratava-se de uma máscara de silicone, pintada à mão. Já os membros do corpo de Pinóquio foram desenvolvidos através da aplicação de próteses, evitando, uma vez mais, recorrer à tecnologia. A transformação de Frederico Ielapi em boneco de madeira levava quase três horas por dia, sendo uma tarefa dificultada por se tratar de uma criança com muita energia. Mas o esforço foi compensado com uma nomeação ao Óscar na categoria de Melhor Maquilhagem e Penteado, uma vez que muitas outras personagens não-humanas surgiram na longa-metragem, enaltecendo o trabalho dos maquilhadores.




RENÉE ZELLWEGER EM JUDY (2019)

BIFA 2019
© BBC Films

Há momentos em que a ficção se confunde com a realidade e exemplo disso foi a altura em que foi divulgada a fotografia de Renée Zellweger enquanto Judy Garland. Muitos internautas acreditaram tratar-se de uma imagem da própria cantora. Mas a verdade é que, para que ficasse semelhante a Garland, a atriz teve de perder peso e aprender a cantar enquanto usava uma prótese dentária. Paralelamente, a protagonista teve de usar uma prótese no nariz, bem como lentes de contacto e peruca. Porém, as maçãs do rosto e os traços faciais foram todos executados somente através do uso de maquilhagem. Os responsáveis pela transformação de Renée foram nomeados ao Óscar de Melhor Maquilhagem e Penteado, enquanto a atriz chegou mesmo a vencer o prémio da Academia.

Conhecida pelo seu papel em “O Diário de Bridget Jones”, Renée Zellwegwer tinha-se visto obrigada a ganhar algum peso para interpretar a personagem que marcaria a sua carreira. Para tal, a atriz comia ao pequeno-almoço uma omelete com queijo e molho, juntamente com um iogurte gorduroso e uma salada de frutas com cobertura, sumo e café, e ainda um bagel com manteiga.




JOHN LITHGOW EM BOMBSHELL – O ESCÂNDALO (2019)

Bombshell
© TVCine NOS Audiovisuais

John Lithgow já demonstrou o quanto aprecia vestir a pele de figuras históricas. Nos últimos anos, o ator que deu vida a Churchill na série da Netflix, “The Crown“, interpretou Trump, Clinton, Rudy Giuliani, entre outras figuras do Governo Norte-Americano. Já em “Bombshell: O Escândalo“, Lithgow encarnou Roger Ailes, o ex-chefe da Fox News. Na longa-metragem, o ator surge totalmente irreconhecível, graças ao uso de seis próteses diferentes que modificaram o seu rosto. Com a ajuda da maquilhagem, John viu o seu pescoço alargar bastante, ficando ainda com as orelhas muito maiores e a cara sulcada de rugas. A transformação física de Lithgow valeu ao filme um Óscar na categoria de Melhor Maquilhagem e Penteado.




TOM HARDY EM CAPONE (2020)

Tom Hardy
© Vertical Entertainment

Quando a Vertical Entertainment anunciou a escolha de Tom Hardy para o papel de Al Capone, muitos fãs ficaram apreensivos, uma vez que não existe qualquer semelhança entre os dois. Porém, assim que foram divulgadas as primeiras imagens do filme, todos ficaram boquiabertos com a incrível transformação de Hardy. Uma vez que o drama se centra nos últimos anos de vida, Tom teve de assumir um ar mais combalido, uma vez que o ‘Scarface’ se encontrava doente. A maquilhagem e o uso de próteses conseguiram reproduzir as famosas cicatrizes de Capone, bem como as suas rugas. Também o efeito do cabelo recuado e os olhos avermelhados contribuíram para a caracterização de Tom Hardy.




TOM FELTON EM O GUIA DE UMA BABYSITTER PARA CAÇAR MONSTROS (2020)

Tom Felton
© Netflix

Por mais longas-metragens que Tom Felton participe, fica impossível pensar nele sem nos vir à cabeça a imagem de Draco Malfoy, personagem por si interpretada na saga “Harry Potter”. Contudo, um dos seus mais recentes trabalhos conseguiu confundir os espectadores, dada a transformação sofrida por Felton. Em “O Guia de uma Babysitter para Caçar Monstros”, Tom dá vida ao Bicho-Papão, e conseguiu transformar o seu rosto jovem numa face horripilante. Para isso, foi necessário recorrer ao uso de próteses que recriam as cicatrizes, maquilhagem escura e lentes de contacto com características de cobra.




JESSICA CHASTAIN EM OS OLHOS DE TAMMY FAYE (2021)

os olhos de tammy faye critica
© Fox Searchlight Pictures

Uma das atrizes que mais recentemente surgiu irreconhecível no grande ecrã foi Jessica Chastain, em “Os Olhos de Tammy Faye“. Para recriar o rosto da televangelista, foi necessário recorrer a próteses e peças de silicone para a zona do queixo, do nariz e das bochechas, sendo ainda necessário diminuir a linha dos lábios. Mas, uma vez que Tammy era conhecida pela maquilhagem exagerada, também Chastain teve de se submeter ao uso de cosméticos, que acabaram por danificar a pele da atriz. Além disso, uma vez que a longa-metragem acompanha um largo período da vida de Faye, foram desenvolvidas onze perucas com cores e penteados diferentes. Assim, para conseguir transformar Jessica em Tammy Faye, eram necessárias sete horas por dia. Contudo, a semelhança entre as duas artistas foi tão grande que o filme arrecadou, entre outros prémios, o Óscar de Melhor Maquilhagem e Penteado.




COLIN FARRELL EM BATMAN (2022)

Batman
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Dentro do universo “Batman“, a personagem de Penguin parece ser a que maiores transformações proporciona. Já em 1992, em “Batman Regressa”, Danny DeVito havia sofrido uma alteração no aspeto que o deixou irreconhecível. Agora, em 2022, chegou a vez de Colin Farrel vestir a pele do adversário do super-herói, surgindo no ecrã com uma caracterização incrível. Como tal, o ator surge com uma face bastante inchada e envelhecida, o que foi possível através da aplicação de próteses e maquilhagem. Também a gordura do pescoço teve de ser aumentada com a ajuda de silicone. Para terminar, o ator teve de usar uma peruca com ralos cabelos.

Quantos destes filmes já tinhas visto? Estavas familiarizado/a com todas estas transformações?

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