Julien Baker (foto de Alysse Gafkjen)

Julien Baker promete Little Oblivions para o próximo ano

Julien Baker nunca desapareceu realmente, mas agora está oficialmente de volta com o seu trabalho a solo. Hoje, chegou-nos o primeiro single que anuncia o seu próximo LP, Little Oblivions.

Ninguém diria que Turn Out The Lights, o último álbum de Julien Baker, já saiu em 2017, dada a frequência com que o nome da artista tem vindo a surgir nestes dois anos passados. Baker integra-se num conjunto de cantautoras femininas relativamente recentes que têm vindo a receber especial destaque nos últimos tempos, bem como Lucy Dacus e Phoebe Bridgers, as suas parceiras no projeto boygenius. A banda juntou-se em 2018 e o seu EP de estreia foi bastante bem recebido, proporcionando uma longa digressão pelos Estados Unidos.

Agora, Baker prepara-se para partilhar o seu terceiro LP, Little Oblivions, que será lançado a 26 de fevereiro de 2021, via Matador. Little Oblivions foi gravado na sua cidade natal, Memphis, Tennessee, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, com a contribuição de Calvin Lauber e Craig Silvey (The National, Florence & the Machine, Arcade Fire). Neste novo registo, ao piano e à guitarra de Baker juntam-se novas texturas que incluem baixo, sintetizadores, banjo e bandolim, quase todos tocados pela artista.

Lê Também:
"Crash" é o tempestuoso regresso de Nilüfer Yanya

O primeiro vislumbre do próximo LP chegou-nos hoje com “Faith Healer” que, desde já, preconiza a diversidade sonora e inovadora que a cantautora pretende desenvolver em Little Oblivions. Sobre esta primeira faixa, Baker expôs no comunicado de imprensa:

“Simplificando, eu acho que “Faith Healer” é uma canção sobre vícios, tanto nas formas óbvias como nas formas mais insidiosas com que estes surgem na experiência humana. Comecei a escrever este tema há dois anos, começou como um exame muito literal sobre o vício. Durante algum tempo, só tinha o primeiro verso, que é apenas um confronto espontâneo sobre a dissonância cognitiva que uma pessoa que luta contra o abuso de substâncias pode sentir – a evidência esmagadora de que esta substância o está a prejudicar e o desejo contra-intuitivo, mas muito real, de alívio que ela fornece. Quando eu revisitei a faixa, comecei a pensar sobre os paralelos entre o escapismo do abuso de substâncias e os outros vários meios de escapismo que ocuparam um espaço semelhante, embora menos facilmente identificável, na minha mente. Existem tantos meios e comportamentos que usamos para apaziguar desconfortos que se encontram fora da definição formal de vício. Eu (e tantas outras pessoas) estamos dispostos a acreditar em quem quer que seja – um erudito político, um pregador, um traficante de drogas, um médico espiritual – quando eles prometem cura, e a verdade é que essa boa vontade, embora genuína, pode impedir a cura.”

Julien Baker-Little Oblivions -Faith Healer
Capa de Little Oblivions

 

É este desespero e busca incessante por uma cura que Baker expressa na nova faixa, “Faith healer, come put your hands on me”, admitindo até que esta possa não existir, mas esperando sempre que alguma coisa nela se transforme, “I’ll believe you if you make me feel something”. O novo tema vem acompanhado por um vídeo dirigido por Daniel Henry que podes ver abaixo.

JULIEN BAKER | “FAITH HEALER”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *