Katie Von Schleicher toca ao vivo na ZDB
Sábado, 19 de Maio, a ZDB oferece-nos outro concerto imperdível. É a vez de Katie Von Schleicher, que nos vem apresentar Shitty Hits. Seguida de Alek Rein. Que mais querem?
Quando o editor da insigne Ba Da Bing desafiou Katie Von Schleicher a compor um disco, esta apresentou-lhe Bleaksploitation. Surpreendido com o resultado, Ben Goldberg apressou-se a lançá-lo. Fez bem, porque o pequeno álbum conquistaria vários críticos em 2015. Aclamação que só veio a aumentar, dois anos depois, aquando o lançamento do seu primeiro longa-duração propriamente dito, Shitty Hits (2017). É precisamente este disco que a cantautora, residente em Brooklyn, nos vem apresentar, dia 19, no espaço da Galeria Zé dos Bois.
As raízes punk e lo-fi ainda estão bem presentes, mas Katie Von Schleicher expande a fórmula em novas e paradoxais direcções. Se, por um lado, o novo disco é mais melódico, é também, por outro, mais experimental. Permanece, contudo, a atmosfera nocturna dos registos anteriores, se bem que raiada agora de nostalgia e meditação, abandonada que foi a agressividade mais ingénua. Nas palavras da Pitchfork, “Shitty Hits é um caleidoscópio de tons cinza, gastando a maior parte do tempo na sombra: longas, letárgicas manhãs passadas com as persianas cerradas, numa procura da claridade por entre a meia-luz.”
KATIE VON SCHLEICHER | “MIDSUMMER”
Tendo nascido nos Estados Unidos, Alexandre Rendeiro mudou-se para Faro aos seis anos e, rendendo honras ao lusitano Fernando Pessoa, escolheu um dos seus (mais efémeros) heterónimos, Alek Rein, para nomear o projecto. É o seu neo-psicadelismo que teremos ainda a oportunidade de ouvir, tão alusivo ao período inicial dos Pink Floyd, no tempo áureo (pelo menos para alguns) de Syd Barrett, ou aos Beatles da (culminante) era de Rubber Soul e Revolver. Mas também T-Rex e outras tantas reformulações desta sonoridade, à qual Alek Rein dá um toque pessoal em Mirror Lane (2016), álbum de debute cujas canções esperamos ouvir neste seu retorno à ZDB.
ALEK REIN | “SPIRIT OF MAN”
Nós, aqui na MHD, fazemos questão em não deixar passar ao lado esta ocasião. E acabaremos por dar-la a conhecer entusiasticamente, no dia a seguir. Quanto a vocês, para quê deixarem-se ficar pelo arrependimento de já só poder ler aquilo que podiam ter ouvido?
Os bilhetes têm o preço de 8€ e encontram-se disponíveis na Flur Discos, Tabacaria Martins e ZDB (segunda a sábado, das 22h às 02h; resmervas@zedosbois.org).