Kepler duplica número de planetas descobertos
A NASA acredita que esta descoberta constitui uma esperança de que “em algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com o sol” se possa “descobrir um outro planeta”.
Esta terça-feira, a missão Kepler da NASA anunciou a identificação de 1284 planetas fora do Sistema Solar. O anúncio mais do que duplica o número de exoplanetas descobertos pelo telescópio da NASA, e surge na sequência de uma verificação de 4302 potenciais planetas identificados pelo Kepler até julho de 2015.
Vê também: Razer Orbweaver Chroma, em Análise
O “catálogo de candidatos a planetas”, como escreve a NASA em comunicado, foi analisado com um método estatístico que permite automatizar o cálculo probabilidade de que um corpo descoberto pelo Kepler seja um planeta. Destes 4302 candidatos, 1284 têm mais de 99% de probabilidade de serem planetas. Outros 1327 provavelmente também são planetas, mas não atingem o limite inferior de uma probabilidade de 99% para serem incluídos na lista.
De entre os planetas anunciados, quase 550 poderão ser pequenos planetas rochosos como a Terra, e nove desses estão na “zona habitável” dos seus sóis.
“Este trabalho vai ajudar o Kepler a atingir o seu maior potencial, dando-nos uma compreensão mais profunda do número de estrelas que têm planetas potencialmente habitáveis e do tamanho da Terra – um número importante para pensar futuras missões que possam procurar ambientes habitáveis e mundos com vida”, acrescentou Batalha, citada pela NASA no seu comunicado.