La Casa de Papel

La Casa de Papel, conhece a história do tema Bella Ciao

Se segues “La Casa de Papel”, então deverás saber que a recorrente canção “Bella Ciao” não foi escolhida como um dos temas principais por acaso.

“Bella Ciao” é um dos temas que voltou a estar nas bocas do mundo graças à série de êxito espanhola “La Casa de Papel”. Mas sabias que a versão original remota a 1900? Existem muitas teorias à volta da sua origem, mas a mais popular é sem dúvida atribuída à resistência antifascista italiana. A mesma ficou conhecida por ser entoada nas frentes contra a ocupação nazi e Benito Mussolini, durante a Segunda Guerra Mundial. A canção terá sido recorrente na região de Emilia, Bolonha, e em zonas da República antifascista de Montefiorino. Outra corrente de estudos defende que “Bella Ciao” era originalmente um tema do acordeonista ucraniano Mishka Tziganoff, devido às parecenças com a música “Oi oi di koilen”.

Lê Também:
La Casa de Papel, primeira e segunda temporadas em análise

Durante anos, “Bella Ciao” foi difundida em festivais do Partido Comunista italiano e noutros grupos anti-sistema. Mas a sua o seu pico popularidade apenas foi atingido em 1968, durante as manifestações da classe operária e estudantil. Com o passar dos anos, as versões foram-se acumulando, em várias línguas, interpretadas pelos mais diversos cantores e coros. Ainda assim, nunca deixou de ser entoada em manifestações sociais de esquerda um pouco por toda a Europa. Atualmente é o tema que todos associam à série do momento: “La Casa de Papel”.

Na série, “Bella Ciao” acaba por funcionar como um fio condutor da história. A primeira vez que a ouvimos é numa cena entre o Professor (Álvaro Morte) e Berlin (Pedro Alonso) na casa de Toledo, antes do assalto à Casa da Moeda começar. Como nos é descrito por Tokio (Úrsula Corberó), a narradora da série,

A vida do Professor girava em torno de uma única ideia: ‘resistência’. O seu avô, que tinha feito parte da resistência italiana contra os fascistas, ensino-lhe esta canção, e por conseguinte, ele nos ensinou a nós.

VÍDEO | REVÊ A CENA ENTRE O PROFESSOR E BERLIN NA PRIMEIRA TEMPORADA DE LA CASA DE PAPEL

Também já te rendeste ao fenómeno de nuestros hermanos?

Inês Serra

Cresci a ir ao cinema, filha de pais que iam a sessões duplas...Será genético? Devoro livros e algumas séries. Fã incondicional do fantástico e do sci-fi. Gostaria de viver todos os dias com o mote Spielbergiano - "I dream for a living"

3 thoughts on “La Casa de Papel, conhece a história do tema Bella Ciao

  • Devo ser das poucas pessoas que ainda não vou a série, mas a canção conheço-a bem, assim como ao papel que desempenhou na história italiana.

  • *viu

  • Interessante partilharem esta informação.
    Faço só a correção que a primeira vez que a “Bella Ciao” é ouvida é, tentando não dar, spoilers, durante uns festejos dentro da Casa da Moeda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *