leffest novidades suspiria roma

LEFFEST ’18 | Suspiria, Roma e todas as novidades do festival

A antestreia de “Suspiria” e a única projeção em sala que o novo filme de Alfonso Cuarón terá em Portugal são algumas das novidades da programação do LEFFEST, o 12º Lisbon & Sintra Film Festival.

leffest novidades roma
Para fãs de Cuarón, o LEFFEST será a única oportunidade para ver ROMA no grande ecrã.

Com 16 de novembro, a data de abertura do festival, a aproximar-se, o LEFFEST está a finalizar a sua programação oficial, tanto no que diz respeito aos filmes em competição como no que se refere às suas muitas outras secções. Entre as novas inclusões no programa, inclui-se aquela que será a única projeção em sala de “Roma”, último trabalho de Alfonso Cuarón, filme vencedor do Leão de Ouro de Veneza e potencial favorito na temporada de prémios de cinema deste ano. Quem não tiver a sorte de ver esta aparente obra-prima nesta sessão, terá de se contentar com a disponibilização da fita na Netflix.

Os cinéfilos que se preocupam com a possibilidade de ver os filmes em sala ficarão contentes em saber que “Roma” é um caso único nesta programação. Aliás. muitos dos filmes vão estrear nos cinemas portugueses pouco depois da sua passagem pelo LEFFEST. “Suspiria”, o novo épico de terror de Luca Guadagnino que representa um remake da célebre obra-prima de Dario Argento, terá direito a exibição no festival antes de chegar às salas no dia 22 de novembro.

leffest novidades roma suspiria
THE HOUSE THAT JACK BUILT foi um dos filmes mais controversos de Cannes, este ano.

Dentro dos filmes Fora de Competição há muitas outras novidades que merecem ser destacadas. “At Eternity’s Gate” de Julian Schnabel é um docudrama sobre Van Gogh que valeu a Willem Dafoe a Taça Volpi em Veneza e um desses títulos a destacar. “Dovlatov” de Aleksei German Jr. foi um dos filmes em competição na Berlinale e também vai ter antestreia no LEFFEST, assim como “La Flor” de Mariano Llinás, “Rojo” de Benjamin Naishta e “The House That Jack Built” do infame Lars von Trier.

Na secção competitiva também houve algumas alterações. Ao contrário do que tinha sido divulgado, “A Portuguesa” de Rita Azevedo Gomes já não integrará a programação do LEFFEST, porque, entretanto, foi selecionado para um festival maior e aí terá a sua estreia mundial. Em compensação, “Blaze” de Ethan Hawke e “Ray & Liz” de Richard Billingham foram acrescentados à seleção de filmes em competição.

Lê Também:
Calendário | Festivais de Cinema 2018

O júri que escolherá o vencedor dessa referida competição é formado pelo realizador Walter Salles, a pianista Martha Argherich, o escritor e realizador Jonathan Littel, o maestro Steohen Kovacecich, a música e atriz Chrysta Bell e o artista plástico português Jorge Queiroz. Outros convidados que irão passar por Lisboa e Sintra durante o festival incluem Mike Leigh, Paul Schrader, Jacques Audiard, Laurie Anderson, Brady Corbet, João Botelho, Louis Garrel, Jean-Claude Carriére e muitos outros.

Para saberes pormenores sobre toda a programação do festival, que inclui várias secções, retrospetivas, debates e outras atividades paralelas, consulta o site do LEFFEST. Dá também uma vista de olhos pelo nosso artigo sobre as primeiras divulgações da programação desta edição do festival.

leffest novidades david lynch suspiria roma
A obra de David Lynch estará em destaque nesta edição do LEFFEST.

Não percas a nossa cobertura do 12º LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, que começa dia 16 de novembro e termina dia 25!

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1693 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.