TOP 10 Locais que inspiraram filmes da Disney

A Disney sempre nos inspirou pelas suas histórias de encantar, personagens motivadoras e paisagens incríveis. Mas a verdade é que também a Disney se inspirou para criar estes fantásticos mundos.

Quem é que não conhece os mundos fantásticos criados pela Disney? Locais incríveis, cheios de animais, cor, luz e muita fantasia. Locais que só fazem sentido quando pensamos numa história de encantar. Numa história cheia de personagens mágicos, princesas corajosas e os mais fiéis parceiros de sempre.

SUBSCREVE JÁ À DISNEY PLUS

Lê Também:
TOP 10 Melhores Filmes da Disney

Mas, e se vos disséssemos que estes locais não existem apenas nestas fantasias? A verdade é que muitos dos castelos, paisagens e praças que vemos nas nossas animações preferidas são inspirados em locais reais. China, EUA, França e Suiça são alguns dos países que inspiraram muitos destes fantásticos locais.

E, claro, que nada melhor do que um TOP 10 para vos mostrar alguns dos locais que inspiraram a Walt Disney Studios. Curiosos?




1. A BELA ADORMECIDA – ALEMANHA

Disney

Disney

Na história da Disney “A Bela Adormecida” é uma jovem princesa que é amaldiçoada. E, por isso, cai num sono eterno onde apenas o beijo do verdadeiro amor a pode acordar. Claro que todos nos lembramos disso mesmo. E também são muitos aqueles que se lembram das paisagens incríveis da animação.

A floresta, os animais e o palácio de “A Bela Adormecida” por muito fantásticos que sejam são na realidade inspirados pelo Castelo Neuschwanstein. Este Castelo situa-se na Alemanha e foi construído por Ludwig II no ano de 1892.




2. A BELA E O MONSTRO – FRANÇA

Disney Disney

“A Bela e o Monstro” é uma das mais populares histórias da Disney. Atualmente o live action da animação deixou os fãs ainda mais entusiasmados com a história. Na história Bela é uma jovem talentosa que troca a sua vida pela do seu frágil pai. Assim fica presa no castelo com o Monstro. Um príncipe que fora amaldiçoado e que só quebraria a maldição quando alguém o amasse pelo que era e não pelo seu aspecto.

Assim Bela acaba por conhecer este homem e apaixonar-se. Na história Bela vive numa pequena vila que foi inspirada pela região francesa de Alsácia. Se analisarmos toda a história desta região vamos perceber que foi em tempos território alemão e por isso podemos ver características dos dois países na arquitectura.



3. ALADINO – ÍNDIA

Disney Disney

“Aladino” surge nos filmes de animação da Disney com uma nova perspectiva sobre as pessoas, as culturas e a sociedade no geral. Para variar o protagonista não era um príncipe mas sim um pobre ladrão. E as personagens eram, finalmente, de uma cultura diferente. Neste caso específico, indianas. O filme foi um sucesso por várias razões e deu origem a vários musicais por todo o mundo.

E conseguimos perceber o porquê. Afinal, em “Aladino” fomos também arrebatados pelas fantásticas paisagens desertas e os palácios mais maravilhosos de sempre. O Palácio do Sultão, por exemplo, foi inspirado no Taj Mahal. Ao contrário do que vemos na animação o Taj Mahal não é um palácio mas sim um mausoléu construído em 1632. Atualmente é Património da Humanidade.




4. ATLANTIS – CAMBOJA

Disney Disney

Não, não vos vamos dizer que a paisagem de “Atlantis” é inspirada na cidade perdida. Muito pelo contrário. Quando os artistas da Disney tiveram que criar um mundo para este inovador filme eles inspiraram-se num local histórico mas muito a cima da água. Falamos de Ankor, que se situa no Camboja.

Ankor Wat foi em tempos um templo Hindu que foi posteriormente convertido num templo budista. E é o maior monumento religioso de todo o mundo.




5.A BRANCA DE NEVE – ESPANHA

Disney Disney

Quem é que não se lembra da Branca de Neve? A história da princesa inspirou muitos filme e spinoffs. Afinal é dificil esquecer a história sobre uma jovem de 14 anos que é perseguida pela sua madrasta. A Bruxa Má do filme de animação queria ser a mulher mais bonita do reino mas Branca de Neve conseguia superá-la a todos os níveis. Portanto, a única solução seria matar a jovem herdeira ao reino.

Coisa que tentou, mas falhou quando ao envenenar a jovem esqueceu-se de que o beijo do verdadeiro amor a podia acordar. E assim foi. Branca de Neve acordou e recuperou tudo o que era ela por direito. Principalmente o Castelo onde a sua madrasta vivia.

Este Castelo foi, no entanto, inspirador no Castelo de Alcázar de Segóvia. Um Castelo situado no centro de Espanha e que foi habitado por vários membros da família real espanhola.




6. BRAVE – ESCÓCIA

Disney Disney

“Brave” conquistou-nos quando uma jovem herdeira ao trono surge como uma maria-rapaz irreverente e bastante mais corajosa do que muitos corajosos. A nossa princesa de longos e encaracolados cabelos ruivos acabou por transformar a mãe o e os irmãos em ursos. Por isso, teve que lutar para os salvar de uma embrulhada em que elea os tinha metido. Mas, como é hábito, a nossa jovem guerreira conseguiu superar este dilema e conquistar todos os seus desafios.

Em “Brave” além de sermos apresentados a uma jovem muito carismática, somos também, apresentados a paisagens inacreditáveis. O Castelo Real da animação foi de facto inspirado no Castelo Eilean Donan. Situado na Escócia, este Castelo foi totalmente reconstruído em 1932.




7. CARROS – ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Disney Disney

“Carros” é a animação da Disney Pixar que nos conta a história de um pequeno carro de corrida, o Faísca. Em “Carros” somos apresentados à Casa de Body Art do Ramone. Esta é inspirada pela Estalagem U-Drop noTexas. 



8. ENTRELAÇADOS – FRANÇA

Disney Disney

“Entrelaçados” é um filme de animação que nos conta, de uma forma diferente, a história de Rapunzel. Uma princesa com um lindo cabelo loiro. Na animação da Disney, Rapunzel é raptada por causa do seu cabelo mágico. E é mantida na torre de um castelo. Mas acaba por ser salva por Flynn Rider, um criminoso conhecido.

O Reino de Corona que tão bem ficamos a conhecer no filme é inspirado no Mont Saint-Michel que se situa na Normandia. Esta ilha fantástica foi em tempos um forte, mas atualmente apenas atraí turistas.




9. O CORCUNDA DE NOTRE DAME – FRANÇA

Disney Disney

Não é de estranhar e, talvez, esta comparação seja a mais óbvia para muitos. Mas, existe ainda quem não saiba que a Catedral que vimos no filme “O Corcunda de Notre Dame” foi totalmente inspirada na Catedral Notre Dame em Paris. Esta é um dos exemplos mais conhecidos da arquitectura gótica. Esta demorou cerca de 200 anos a ser construída e é hoje um dos monumentos mais visitados de sempre.




10. A PEQUENA SEREIA – SUIÇA

Disney Disney

Destacamos o filme “A Pequena Sereia” porque, apesar de grande parte do filme se passar debaixo de água, a Disney soube onde se inspirar para desenhar o Castelo do Princípe Eric.

E as imagens não mentem, porque a inspiração é bastante óbvia neste caso. O Castelo do Príncipe Eric foi inspirado no maravilhoso Chateau De Chillon. Situado no Lago Geneva na Suiça o Castelo remonta ao império Romano e era utilizado para proteger os acessos aos Alpes Suiços.

 

 

Beatriz Monteiro

25 @ Coach @ Social Media Manager @ Magazine Editor. Viciada em banda desenhada, cinema, música e confesso jelly beans. A minha bucket list inclui receber uma carta para Hogwarts. Não aconteceu, ainda! Fã incondicional da Marvel e da DC. Não escolho lados. Escrevo todos os artigos a ouvir o albúm Leftoverture dos Kansas. Mais sobre mim no meu instagram! :)

Beatriz Monteiro has 557 posts and counting. See all posts by Beatriz Monteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.