"J'ai Le Cafard (Bint Werdan)" ©MFFF

Madeira Fantastic Filmfest | Programação 15-19 Março

É já na próxima semana que chega a VI Edição do festival de cinema fantástico regional, o Madeira Fantastic Filmfest. Conhece aqui toda a programação! 

O cinema fantástico e de terror vai chegar à região da Madeira através do já icónico Madeira Fantastic Filmfest (MFFF), que apresenta em 2022 a sua VI Edição. De 15 a 19 de Março, o Auditório da Reitoria-Colégio dos Jesuítas da Universidade da Madeira (UMa) acolhe o festival organizado pela UMa em conjunto com o Clube Universitário de Cinema e a Associação de Filme, Televisão e Multimédia da Madeira (AFTM), e que conta com a associação do Cinema 4 Latas Coop.V. Um Pormenor importante: a entrada é livre.

Lê Também:   MDOC | Inscrições abertas para Fora de Campo

Para além do público, que poderá votar no seu filme favorito e atribuir o Prémio Z, o painel de júris será constituído por: Carlos Valente (Professor da UMa), Maria João Gouveia (apresentadora do MFFF), Pedro Pão (diretor do Screenings Funchal) e Virgílio Jesus  (coordenador de Cinema da MHD e editor de conteúdos SEO em diferentes jornais digitais).

Pronto para o fantástico com o Madeira Fantastic Filmfest (MFFF)?




Programação Madeira Fantastic Filmfest

MFFF VI Edição

DIA 15,16,17 MARÇO 

18:00H-LONGA-METRAGEM MFFF

20:00H-CURTAS-METRAGENS MFFF

 

DIA 18 MARÇO

17:00H-NOS INTERSTÍCIOS DA REALIDADE OU O CINEMA DE ANTÓNIO DE MACEDO

COM A PRESENÇA DO REALIZADOR (JOÃO MONTEIRO E Q&A);

18:40 – 19:00: INTERVALO;

19:00 – 20:00: MASTERCLASS COM JOÃO MONTEIRO;

20:00: CURTAS METRAGENS MFFF

 

DIA 19 MARÇO

18:00  O SEGREDO DAS PEDRAS VIVAS (APRESENTADO POR JOÃO MONTEIRO).

20:00  ENTREGA DE PRÉMIOS MFFF



Homenagem António de Macedo

“António de Macedo, O Cineasta Inconformado” (2014) ©BairradaTV

Este ano destaca-se no festival a homenagem ao cineasta português António de Macedo (1931 – 2017). Em parceria com a Screenings Funchal e com o apoio da Nitrato Filmes e da KINTOP Filmes, o Madeira Fantastic FilmFest tornará possível recordar esta carismática personalidade do cinema português.

António de Macedo lutou arduamente contra os cortes que a censura lhe impôs, antes e depois do 25 de Abril. Quando a Igreja Católica tentou impedir a estreia de “As Horas de Maria” em 1976, este esforço apenas serviria para tornar o filme num dos mais polémicos de sempre em Portugal. Interessado em explorar as possibilidades tecnológicas do meio cinematográfico e em desenvolver um cinema de cariz fantástico, a obra de Macedo é difícil de classificar no seio do cinema português.

Essa dificuldade não impediu João Monteiro de explorar os feitos de Macedo no seu premiado documentário. Diretor e programador do Festival de Cinema Internacional de Lisboa (MOTELx), Monteiro apresentará no dia 18 às 17:00h o seu documentário “Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo”, vencedor do Prémio de Melhor Documentário nos Prémios Sophia em 2018 como introdução ao cineasta, seguindo para uma palestra sobre António de Macedo.

Para finalizar, e como não poderia deixar de ser, no dia 19 às 18:00h, exibir-se-á um filme realizado por António de Macedo. A escolha recaiu no último filme realizado pelo cineasta, “O Segredo das Pedras Vivas” (2016), cuja estreia mundial decorreu no festival MOTELx em 2016.



Seleção Oficial: Melhor Curta-metragem da Madeira, Melhor Curta Nacional, Melhor Curta Internacional, Melhor Longa Internacional

©MFFF

242 produções inscreveram-se para competir em quatro categorias diferentes. Na seleção oficial Melhor Curta Nacional estão a competir três produções: “Equação Divina” de Ricardo Machado, “Meu Castelo, Minha Casa de José Mira e “Reversode Victor Santos. Na categoria Melhor Curta Madeirense teremos: “ÆTERNUS de Michel Koch-Fischer de Freitas. A nível internacional o festival conta com 19 filmes na categoria de Melhor Curta Internacional e mais 3 longas na categoria de Melhor Longa Internacional.

 

Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

©MFFF

– Beans de Justen Mann (United States)
– Cases D’algú (Someone’s home) de Cris Gambín & Toni Pinel (Spain)
– Covid Love de Rene Nuijens (Netherlands)
– Heart of Gold de Simon Filliot (France)
– Hunger de Carlos Meléndez (Mexico)
– Insomniac de Michał Radziejewski (Poland)
– J’ai Le Cafard (Bint Werdan) de Maysaa Almumin (Kuwait)
– L’Île 28 de Sacha Teboul (France)
– Relict de Ilya Polyakov (United States)
– Ruta de Tomás Roldán (Argentina)
– S.A.D de Guilherme Gehr (Italy)
– Shiny New World de Jan van Gorkum (Netherlands)
– STALAG III-C de Jason Rogan (Belarus)
– Tekenchu de Carlos Matienzo Serment (Mexico)
– The Reincarnated Giant de Han Yang (China)
– Tío de Juan Medina (Mexico)
– Waid de Lorenz Piehl (Germany)
– Warfare de Lluís Domingo (Spain)
– Wedding Anniversary de Takafumi Sakabe (Japan)
– Woodland Cemetery de Niels Bourgonje (Netherlands)

 

Seleção Oficial Melhor Longa Internacional

– Alephia 2053 de Jorj Abou Mhaya (Lebanon)
– Between Waves de Virginia Abramovich (Canada)
– Terror Trips de Jeff Seemann (United States)




Seleção Oficial Melhor Curta-metragem da Madeira

ÆTERNUS

“ÆTERNUS” ©MFFF

Realizado por Michel Koch-Fischer de Freitas e com produção da Prism Productions este filme conta a história de um cientista brilhante, Duncan Webb. Duncan vê a sua vida desmoronar enquanto se apressa para terminar o trabalho da sua vida: uma máquina do tempo. À medida que o projeto se aproxima da conclusão, o cientista irá experimentar consequências do passado, presente e futuro.



Seleção Oficial Melhor Curta Portuguesa

Equação Divina (Divine Equation)

“Divine Equation” ©MFFF

Ricardo Machado leva-nos a pensar sobre o ato de criar. O ato de criação é sempre ousado, corajoso e único. Várias vezes o resultado esperado não é alcançado. Então temos que tentar de novo e de novo e… 



Seleção Oficial Melhor Curta Portuguesa

Meu Castelo, Minha Casa

 

“Meu Castelo, Minha Casa” ©MFFF

O filme de José Mira é mais que um mistério, é um verdadeiro labirinto.

Guilherme é atormentado pelo seu treinador de tênis e por umas criaturas com mãos de raquete. Ele é perseguido pelos corredores da sua casa, que misteriosamente se transformou num labirinto. Fugindo, Guilherme procura a mãe, porque ela é a única que pode acabar com o seu tormento.




Seleção Oficial Melhor Curta Portuguesa

Reverso

“Reverso” ©MFFF

Viajamos com o realizador Victor Santos e a produtora FilmeSomente para 26 de abril de 1974, a primeira noite após a derrubada do regime fascista português. Um homem chega a um pequeno quarto, numa pensão, carregando apenas uma mala. Desconfiado, mas cansado, ele acaba adormecendo para acordar de repente com o telefone tocando insistentemente. Do outro lado da linha, uma voz zomba dele repetindo tudo o que diz.



Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Beans

“Beans” ©MFFF

Justen Mann, dos EUA, traz-nos um filme com uma premissa simples: após o colapso da civilização, um homem tenta abrir uma lata de feijão.



Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Cases D’algú (Someone’s home)

“Someone’s home” ©MFFF

Os espanhóis Cris Gambín e Toni Pinel apresentam-se no Madeira Fantastic Filmfest com um thriller sobre sequestro.

Na sinopse da sua curta-metragem podemos ler: Pau foi raptado e trancado há quase um mês na casa de Àgata, mas ainda não entende o porquê. Hoje Àgata está nervosa porque é uma noite clara e tranquila, a lua brilhante ilumina o céu, e ela sabe que será muito especial para os dois.



Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Covid Love

“Covid Love” ©MFFF

“Covid Love” é uma curta de comédia do realizador holandês René Nuijens.

O filme leva-nos a um momento íntimo de Dick e Mary que se encontram pela primeira vez durante a pandemia da Covid-19. Um restaurante vazio, um garçom peculiar e medidas estritas tornam a noite difícil. Irá o amor prevalecer?



Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Un coeur d’Or (Heart of Gold)

Heart of Gold ©MFFF

Até onde vai o amor de uma mãe pelo seu filho? Seria viável vender os órgãos a um vizinho doente, mas muito rico, para escapar das dificuldades de uma vida de pobreza?

Representando a França, Simon Filliot, envolve-nos num intrincado filme onde uma mãe entrega a sua própria carne em troca de ouro. No entanto, pouco a pouco, a necessidade dá lugar ao desejo de mais ouro.



Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Hambre (Hunger)

“Hunger” ©MFFF

Uma criança é atormentada por um poço voraz, que exige comida dele. Mas como ele se mostra incapaz de saciar a sua fome, ele arrasta-se para encontrar outra maneira de alimentá-lo. Da mente do realizador mexicano Carlos Meléndez, chega-nos esta fantasia dramática.



Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Insomniac

“Insomniac” ©MFFF

O carro de Ewa avariou no meio da floresta. O sol está a pôr-se lentamente – e ela tem que chegar a casa antes do anoitecer. Se ela não o fizer, Ewa e seu filho vão se encontrar em grave perigo. Michał Radziejewski traz-nos este mistério diretamente da Polónia.



Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

J’ai Le Cafard (Bint Werdan)

Madeira Fantastic Filmfest
“Bint Werdan” ©MFFF

Do Kuwait, Maysaa Almumin apresenta-nos uma divertida comédia kafkiana.

Uma mulher desanimada luta para manter as aparências na frente dos seus alegres e motivados colegas de escritório. Um encontro com uma barata moribunda no banheiro do escritório transforma-se numa amizade absurda, tornando-se esta na companhia reconfortante de que ela precisa até perceber os seus efeitos destrutivos na sua vida.



Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

L’Île 28

“L’Île 28” ©MFFF

Um homem terrivelmente solitário tenta acalmar uma pedra que encontra a chorar na banheira do seu quarto de hotel. Uma curiosa curta do realizador francês Sacha Teboul.



Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Relict

“Relict” ©MFFF

Ilya Polyakov dos EUA tentará nos atormentar tanto como a personagem do seu filme, um velho atormentado em luta com os seus demónios, que se manifestam de formas aterrorizantes.



Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Ruta

“Ruta” ©MFFF

A curta de terror do realizador argentino Tomás Roldán, “Ruta”, leva-nos até uma pequena cidade pacata. Aí um grupo de amigos marca um encontro no posto de gasolina local, mas por algum motivo estranho, eles não se conseguem encontrar.



Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

S.A.D

Madeira Fantastic Filmfest
“S.A.D” ©MFFF

Na sua animação de aventura, Guilherme Gehr (Itália) até ao espaço de brincadeiras de uma criança que consegue criar aventuras espaciais com os seus brinquedos. Com as férias de verão a chegar, a criança viaja com os seus pais para as terras altas da Escócia, mas uma tempestade coloca a sua imaginação à prova, e o seu destino dependerá disso.




Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

STALAG III-C

“STALAG III-C” ©MFFF

Jason Rogan (Belarus) transporta-nos para os dias finais da Segunda Guerra Mundial, numa história inspirada em fatos reais. Nesta curta de terror, a narrativa centra-se no paraquedista americano Joe Boyd, que lidera uma fuga ousada de um campo de prisioneiros de guerra nazi, apenas para enfrentar um mal mais terrível além dos muros da prisão.




 Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Tekenchu

“Tekenchu” ©MFFF

Vindo do México temos um suspense realizado por Carlos Matienzo Serment.

Rafael, um homem gravemente ferido, cai na escuridão da floresta de Tlalpujahua, é encontrado por Teresa e sua irmã Dolores que cuidam dele, até que descobrem o seu passado sombrio e o devolvem à floresta, mas agora à mercê de Tekenchu.




Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

The Reincarnated Giant

Madeira Fantastic Filmfest
“The Reincarnated Giant” ©MFFF

No futuro, a humanidade perdeu o ecossistema que sustenta a vida após uma guerra nuclear. Enfrentando esta crise existencial, Sr. KONKAI, o líder do consórcio KONKAI decidiu reencarnar-se num bebé gigante com a tecnologia de mutação genética. O objetivo será terminar com a turbulenta luta civil da humanidade, que vive numa estrutura de sociedade semelhante a uma colmeia de abelhas. Embora pareça que a ordem social é restaurada com a implementação de tal método, o trabalho pesado que é necessário para manter o bebé gigante esgotou toda a gente, e o poder de resistência também cresceu entre a escuridão. Um dia, o Dr. Motose recebeu uma mensagem de que o índice de glóbulos vermelhos do gigante está a cair drasticamente…

Um cativante drama de sci-fi a não perder, realizado por Han Yang (China).




 Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Tío

“Tío” ©MFFF

“Tío” é uma esperada curta em stop-motion, com produção da Outik Animation e realizada pelo mexicano Juan Medina.

No seu primeiro dia de trabalho como mineiro, Martin, um adolescente arrogante, aprenderá a importância dos rituais e do respeito aos ancestrais.




 Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Waid

“Waid” ©MFFF

Da Alemanha, Lorenz Piehl apresenta-nos a sua 5ª produção em curta-metragem.

Os pais do silencioso Felix são caçadores apaixonados. Não apenas no campo de caça, mas também em casa, eles mantêm a ordem com mão firme. Mas será que o que perturba a paz da floresta pode ser domado com regras ou o plano dos pais deixa toda a família na penumbra?




 Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Warfare

“Warfare” ©MFFF

Inspirado nos filmes de guerra dos anos 90 chega-nos o primeiro capítulo da série de contos em loop produzidos pela Forest Film Studio e Salmøn Visuals. O realizador espanhol Lluís Domingo focou-se em personagens castigados pela dureza dos conflitos.




 Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Wedding Anniversary

“Wedding Anniversary” ©MFFF

A competir pelo Japão no Madeira Fantastic Filmfest, Takafumi Sakabe traz-nos zombies!

Uma esposa quer comemorar o seu 3º aniversário de casamento com o marido, no entanto isso irá se provar complicado, porque o marido já é um zombie. Depois de muito esforço, ela cansa-se e acaba por o deixa ir, pela liberdade dele e pelo suicídio dela. No entanto, o marido consegue lembrar-se do dia que passaram. A esposa sente então uma grande felicidade e decide que para conseguir comunicar com o marido novamente tem que também ela se tornar um zombie.




Seleção Oficial Melhor Curta Internacional

Woodland Cemetery

“Woodland Cemetery” ©MFFF

Uma fotógrafa tem a missão de fotografar Skogskyrkogarden, um cemitério localizado na floresta de Estocolmo. Lá ela vê uma velha a colocar uma lanterna num túmulo. Quando a fotógrafa tira uma foto desse momento muito particular, ela logo descobre que essa imagem espantosa é mais assombrada do que ela esperava.

Uma verdadeira curta-metragem assombrada, com origem nos Países Baixos e realizada por Niels Bourgonje.




Seleção Oficial Melhor Longa Internacional

Alephia 2053

Madeira Fantastic Filmfest
“Alephia 2053” ©MFFF

“Alephia 2053” é uma história sobre três indivíduos numa corrida contra o tempo, e entre si, para lidar com a fonte de um ataque cibernético que se infiltrou nos sistemas de vigilância mais seguros do regime mais sofisticado e autoritário da história.

Desenvolvido para ser publicado principalmente em plataformas de streaming, o filme de Jorj Abou Mhaya (Líbano) e o seu site de hospedagem (alephia.xyz) permitem ao espectador explorar e experimentar a vida na fictícia Alephia distópica no ano de 2053. 



Seleção Oficial Melhor Longa Internacional

Between Waves

“Between Waves” ©MFFF

O premiado filme de Virginia Abramovich (Canada) marca presença nesta edição do Madeira Fantastic Filmfest.

O filme segue os acontecimentos após o desaparecimento do amante de Jamie, esta terá então de persegui-lo através de dimensões paralelas, até que ela colide com uma revelação devastadora. Esta é uma história de ficção científica cerebral e de ritmo acelerado, com um desejo romântico no seu núcleo. Um filme visualmente bonito, envolto em tons de azul com reflexos de verde marinho.




Seleção Oficial Melhor Longa Internacional

Terror Trips

“Terror Trips” ©MFFF

Seis amigos abrem um negócio, que oferece visitas guiadas aos locais de filmagem dos filmes de terror mais famosos do mundo. Os negócios estão em crescimento para a empresa “Terror Trips”, até que eles decidem explorar um novo local para um filme de terror indie estrangeiro chamado “Black Volga”. É então que descobrem que este é o único filme que é mais do que ‘apenas um filme’.

“Terror Trips” conta com a realização do americano Jeff Seemann.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *