© MDOC

MDOC | Inscrições abertas para Fora de Campo

Com uma edição que vai reflectir sobre identidade, memória e fronteira, o MDOC 2022 acontece nos primeiros dias de agosto e já abriu inscrições.

O Festival Internacional de Documentário de Melgaço, MODC, é um projecto organizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela Associação AO NORTE. Com o objectivo de promover e divulgar o cinema etnográfico e social, a edição de 2022 contará com um curso de verão sobre Antropologia Visual e Cinema e terá lugar de 1 a 7 de agosto.

Lê Também:
Madeira Fantastic Filmfest regressa em Março

Integrado no MDOC, o Fora de Campo já abriu o período de inscrição e irá procurar projetos de pesquisa e narrativas digitais e audiovisuais para propor um debate em torno das relações entre a antropologia e o cinema, abrindo espaço para a troca de ideias e o contacto entre o contexto académico, as redes profissionais, as associações científicas e os cineastas. Coordenado por José da Silva Ribeiro, membro da AO NORTE e ID+, o curso é aberto a todos os agentes culturais, educadores, documentaristas e curiosos das temáticas das identidades (mais detalhes AQUI).

MDOC 2022
© MDOC

Em 2022 o Fora de Campo dará destaque a questões relacionadas com as metodologias audiovisuais participativas, com particular ênfase no lugar do documentário e da antropologia visual na criação de novos espaços para uma compreensão crítica da realidade. Com um programa já definido, o Fora de Campo está organizado em torno de momentos Ponto e Contra-Ponto; os convidados terão oportunidade de apresentar os seus próprios projectos, assim como questionar o que é apresentado com base nas suas investigações, práticas e experiências.

O Fora de Campo é uma iniciativa da AO NORTE, através do seu Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digitais e do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura em colaboração a Câmara Municipal de Melgaço, o Museu Nacional de Etnologia a Red de Investigación en Antropología Audiovisual / Rede de Pesquisa em Antropologia Audiovisual (RIAA), a Universidad Rey Juan Carlos (URJC), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife.

Já conhecias o MDOC?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 2762 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.