Mark Hollis, vocalista dos Talk Talk, morre aos 64 anos
Mark Hollis, vocalista dos Talk Talk, faleceu ontem, 26 de fevereiro, em seguimento de uma doença da qual o músico nunca recuperou na totalidade.
A banda Talk Talk perdeu o seu vocalista no passado dia 26 de fevereiro, que contava com apenas 64 anos, no seguimento de uma doença da qual o mesmo nunca chegou a recuperar.
Segundo a Pitchfork, a morte de Mark Hollis foi confirmada pelo seu manager Keith Aspden, que afirmou que o mesmo se manteve fiel a ele próprio durante toda a sua vida e que mudou a sua própria maneira de ver a arte e a música.
Mark Hollis foi um dos fundadores da banda Talk Talk, juntamente com o baterista Lee Harris e o baixista Paul Webb. Depois do sucesso que foi o álbum It’s My Life, de 1984, a banda procurou fazer música mais experimental, incluindo e misturando elementos dos géneros jazz, música ambiente, música clássica e rock. Ao todo, a banda lançou cinco álbuns antes de o grupo se separar em 1991, devido a questões legais e de posicionamento da banda.
Nascido em Londres, Mark estudou psicologia na universidade mas acabou por desistir, após perder o interesse. O seu irmão, que era produtor, DJ e manager, expôs Mark ao mundo da indústria musical, levando-o a criar a banda Reaction, que se desfez assim que o músico conheceu Harris e Simon Brenner, dando origem aos Talk Talk, que se estrearam em 1981 com o álbum The Party’s Over. Brenner deixou a banda em 1983, ficando a mesma um trio.
Mark Hollis lançou um álbum auto-intitulado, a solo, em 1998, após a ruptura da banda e pouco antes de se retirar da indústria musical. A propósito disso, Mark disse que não conseguia estar em tour e ser um bom pai ao mesmo tempo. Desde que se retirou do mundo da música que quase não se ouviu falar de Hollis.
Nas redes sociais encontram-se já vários tributos ao vocalista, de vários profissionais da música, desde o baixista dos Talk Talk a Gary Kemp, dos Spandau Ballet e aos The The:
Been relistening to Mark Hollis’s dream-soaked Spirit of Eden today. His influence upon music was immense and far reaching. A great presence in the modern era who took his bow far too early but has left us so much still to be moved by. #MarkHollisRIP #TalkTalk
— Gary Kemp (@garyjkemp) February 26, 2019
Very sorry to hear the news that #MarkHollis of #TalkTalk has died. He was behind some of the finest albums of the 1980s / early 1990s. R.I.P. pic.twitter.com/IoTuAkGCUf
— THE THE (@thethe) February 25, 2019
Para trás fica um legado inesquecível que revolucionou a música e destacou a banda dentro das várias bem sucedidas dos anos 80, que ajudamos agora a relembrar.
MÚSICA | OUVE O CLÁSSICO DOS TALK TALK
Fã de Talk Talk? Qual a tua música preferida? Partilha connosco como tributo a Mark!
I Believe In You, RIP my dear friend.