© Andrea Raffin via ShutterStock (ID 729584197)

Este papel recusado por Matt Damon acabou com um Óscar para Christian Bale

Após Matt Damon recusar papel em “The Fighter”, Christian Bale agarrou a oportunidade e venceu o seu primeiro Óscar.

Sumário:

  • Em 2010 estreou o filme, baseado numa história verídica, “The Fighter”. O filme conta a história de um pugilista que está em declínio e pede ajuda ao seu irmão, um ex-boxer em recuperação de uma adição às drogas, para ser seu treinador;
  • O papel de Dicky Eklund, o treinador, foi para Christian Bale, que passou por uma transformação que o fez perder mais de vinte quilos. A sua entrega à personagem agradou os críticos e o ator acabou por vencer o seu primeiro Óscar, na categoria de Melhor Ator Secundário;
  • No entanto, o papel quase foi de Matt Damon, que o recusou por, na altura, ter um argumento incompleto e um realizador diferente.
Lê Também:   Christian Bale, o camaleão de Hollywood

No mundo de Hollywood há várias histórias sobre competições entre atores pelo mesmo papel ou personagens que eram para ter sido interpretadas por outros atores. Mas, no final, o que interessa é quem acaba por aparecer na tela.

Em 2010 estreou “The Fighter”, filme realizado por David O. Russell, que foi nomeado para sete Óscares, acabando por premiar Christian Bale na categoria de Melhor Ator Secundário.

“The Fighter” conta a história verídica de Micky Ward, um boxer que está a passar por dificuldades e acaba por formar equipa com o seu irmão, Dicky Eklund, um ex-boxer que está a recuperar da sua adição à droga, que se torna no seu treinador. Apesar da personagem principal, Micky Ward, ser interpretada por Mark Wahlberg, foi Christian Bale, com o seu Dicky Eklund, quem acabou por roubar o protagonismo no filme. No entanto, o seu papel, vencedor de um Óscar, quase foi de outro ator bem conhecido do público.


Matt Damon quase ocupou o lugar de Christian Bale

The Fighter
Photo by JOJO WHILDEN – © 2010 Fighter

Ainda na pré-produção de “The Fighter”, Matt Damon recebeu o argumento do filme. Os produtores queriam que o ator interpretasse o papel de Dicky Eklund. No entanto, apesar de Matt Damon ter gostado da história, não gostou do argumento e, na altura, o realizador do filme ainda não era David Russell, o que levou o ator a desistir do papel.

Quando David O. Russell apareceu, reescreveu o argumento e Christian Bale acabou por ser o ator escolhido e provou ser a opção mais certa para o papel, ao vencer o Óscar. Christian Bale é um ávido fã do método, uma abordagem que os atores usam para interpretar uma personagem, que passa pela total imersão no papel, dentro e fora das gravações.

Já são conhecidas as oscilações de peso que Christian Bale leva a cabo para interpretar as suas personagens, para “The Fighter”, o ator perdeu mais de vinte quilos (estando com oitenta e seis quilos em “The Dark Knight”, o filme que tinha feito antes), o que deu um aspeto mais realista à sua personagens, algo que os críticos apreciaram.

Ainda assim, Matt Damon não se arrepende de ter largado o papel. Numa entrevista à Ain’t It Cool News, o realizador de “The Fighter”, David O. Russell, revelou que em conversa com Matt Damon, o ator disse-lhe: “Este filme demonstra, mais uma vez, que as pessoas certas desempenham os papéis certos e fazem o filme certo no momento certo”.


Em 2019 houve espaço para os dois atores num filme nomeado para os Óscares

Christian Bale Le Mans
©Big Picture Films

Matt Damon e Christian Bale vieram a encontrar-se em, 2019, quando formaram uma dupla de amigos em “Ford v Ferrari”. A história centra-se no engenheiro, Carroll Shelby, e no piloto britânico, Ken Miles, que se unem para construir um carro, para a Ford, capaz de vencer a Ferrari na competição 24 Horas de Le Mans, uma das corridas mais prestigiadas do Mundo. “Ford vs Ferrari” foi nomeado para quatro Óscares, incluindo o de Melhor Filme.

E tu, consideras que Christian Bale foi a escolha certa para “The Fighter”?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *