Christian Bale, o camaleão de Hollywood
Christian Bale é conhecido comummente como Batman. Mas a sua carreira vai para além da cidade de Gotham. Uma coisa que não podem criticar é a sua incapacidade de não se adaptar a um papel. Mudanças físicas não faltaram em todo o percurso deste ator britânico.
Vencedor de um Óscar de Melhor Ator Secundário, Christian Bale é conhecido pela sua versatilidade. Participou em vários produções e já interpretou todo o tipo de personagens: polícia, falsos padres, operários sonâmbulos, jornalistas, mágicos, assassino em série, até Bob Dylan.
Durante anos, vimos Bale sujeito a uma série de preparações, tendo que alterar sua aparência em muitas situações. As mudanças físicas foram tão extremas que o ator teve de abandonar o projeto sobre Enzo Ferrari, preocupado com o peso que seria obrigado a ganhar para poder interpretar o fabricante italiano.
O MAQUINISTA (2004)
Esta é a transformação mais drástica de Christian Bale. O ator perdeu quase metade do seu peso, 28 quilos, para protagonizar o thriller psicológico de Brad Anderson. Para o papel, Bale comia apenas uma lata de atum e uma maçã por dia e acreditava que poderia ficar ainda mais magro, mas os produtores de “O Maquinista” temiam pela sua saúde e impediram que ele perdesse mais peso.
GOLPADA AMERICANA, 2013
Desta vez, Bale teve de engordar 18 quilos, passando a pesar 103. Também as roupas berrantes, o sotaque e a barriga saliente contribuíram para a construção da personagem Irving Rosenfeld de “Golpada Americana“, do cineasta David O. Russell.
Para os seus papéis, Christian Bale já teve aulas de boxe (“The Fighter“, filme para o qual também teve de perder bastante peso) e de magia (“O Terceiro Passo“). Em “American Psycho“, Bale teve de prestar atenção máxima aos pormenores de maneira a tornar esta personagem artificial e ao mesmo tempo tão genuína. Também na trilogia de “Batman” foram notórias alterações físicas, graças ao treino intensivo.
Qual é a interpretação favorita de Christian Bale?