Melhores Filmes para o Regresso às Aulas
Este mês de setembro preparamos o regresso às aulas com um toque especial de cinema.
Sentes que o calor do verão está a chegar ao fim e tudo parece o fim do mundo. As férias estão mesmo a acabar e (in)felizmente tu tens de regressar à rotina das aulas. Tens que ouvir as lições dos professores, os teus colegas tão aborrecidos e ainda tens de chegar a casa e lidar com as tarefas domésticas, e com o teu estudo. Mas tem lá calma, porque apesar da temporada alta do ano estar a terminar, não queremos que desanimes.
Com o regresso às aulas preparamos uma lista muito especial, na qual te recomendamos os melhores filmes e com eles os cursos que deverás frequentar (ou pelo menos ter a mínima noção) para compreende-los melhor.

São projectos cinematográficos muito distintos entre si, cada qual com as suas próprias particularidades e géneros. Em boa verdade, não quisemos apenas destacar filmes onde a escola ou a faculdade fossem os principais espaços. Optámos sim por destacar filmes onde os espaços são outros, aqueles que provavelmente quem está a frequentar determinado curso, irá viver.
Não percas a oportunidade única de estudares bem a lição atempadamente. Não as terás assim todos os dias!
“As Vantagens de Ser Invisível” (2012) | Curso indicado – Todos

“Marley & Eu” (2006) | Curso indicado – Veterinária

“À Procura de Nemo” (2003) | Curso indicado – Biologia Marinha
A meio de uma discussão entre pai e filho, os peixes Marlin e Nemo são surpreendidos e separados por uma parede de recife. Marlin, com a ajuda de outro peixe, a adorável e esquecida Dory, embarca numa “odisseia” à procura do filho. É o filme justo para os meninos mimados da Biologia Marinha, que sonham um dia ver baleias, mas que dificilmente conseguem concretizar esse sonho. Aqui não só as podem ver, colossais como são, como também podem aprender a falar como elas, com a ajuda da sempre tão doce Dory.
“Os Profissionais da Crise” (2015) | Curso indicado – Comunicação Estratégica

Um candidato presidencial boliviano, a experienciar desastrosos resultados nas sondagens, contrata a poderosa Agência de Gestão Americana liderada pela profundamente perturbada, e ainda assim brilhante, estratega “Calamity” Jane Bodine. Depois de se ter retirado no seguimento de um escândalo de proporções tais que abalou todo o seu mundo e lhe garantiu a alcunha pela qual é conhecida, Jane é seduzida a voltar ao jogo pela oportunidade de derrotar o seu némesis profissional, o repugnante Pat Candy, líder da estratégia da oposição. Mas enquanto Candy se aproveita de todas as vulnerabilidades – dentro e fora do panorama da campanha – Jane mergulha numa crise pessoal tão intensa quanto aquela que a sua equipa explora para impulsionar os números nas sondagens. O filme indicado para aprender um entender mais de comunicação ao nível político e acerca do marketing em torno das campanhas eleitorais.
“A Origem” (2010) | Curso indicado – Arquitectura

Dom Cobb é um talentoso ladrão, o melhor na arte da extração: ele rouba segredos e ideias às pessoas directamente das profundezas das suas mentes, durante os sonhos – estado em que a nossa mente está mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb fez dele uma das pessoas mais influentes neste novo mundo de espionagem empresarial, mas também fez dele um fugitivo internacional e custou-lhe tudo o que já amara. Mas agora foi-lhe oferecida uma oportunidade para se redimir. Um último trabalho pode devolver-lhe a sua antiga vida. Em vez do assalto perfeito, Cobb e a sua equipa de especialistas têm exactamente de fazer o inverso: instalar uma ideia na mente de alguém. Se tiverem sucesso, poderá ser o crime perfeito. Mas todo o cuidado é pouco, pois têm um perigoso inimigo cada vez mais perto, que só Cobb poderia ter visto aproximar-se. Vejam-se aqui os vários níveis de sonhos e os vários edifícios que nos são apresentados numa produção artística vencedora do Óscar.
“Chama-me Pelo Teu Nome” (2017) | Curso indicado – Escultura

“A Grande Beleza” (2013) | Curso indicado – Línguas (I. Italiano) e Turismo

Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella reflete sobre a sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance “O Aparelho Humano”, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep desenrola-se entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar a sua vida, e talvez voltar a escrever. Escolhemos este filme não só porque parece-nos indicado para conhecer melhor a cultura e língua italianas. São vários os diálogos e expressões que te ajudarão a melhorar o teu nível de conversação daquela que muitos tomam como a língua mais bela do mundo.
“My Fair Lady” (1964) | Curso indicado – Línguas (II. Inglês)

“O Menino e o Mundo” (2013) | Curso indicado – Educação Infantil

“Moonlight” (2016) | Curso Indicado – Sociologia

Uma história de ligações humanas e autodescoberta, o relato da vida de um jovem afro-americano desde a sua infância até à idade adulta, acompanhando a sua luta por encontrar um lugar no mundo à medida que cresce num bairro empobrecido de Miami. O filme é um retrato vital da vida contemporânea da comunidade afro-americana ao mesmo tempo que é uma meditação intensamente pessoal sobre identidade e uma obra revolucionária que reflete com grande compaixão e verdades universais.
“The Post” (2017) | Curso Indicado – Jornalismo e Comunicação Social

“Hairspray” (2007) | Curso Indicado – Cabeleireiro

“Contágio” (2011) | Curso Indicado – Medicina

Contágio acompanha a progressão dum vírus desconhecido. À medida que este se espalha a uma velocidade nunca vista no mundo contemporâneo, vão-se revelando aspectos menos lisonjeiros da humanidade. Numa corrida contra o tempo e este ameaçador e implacável organismo, uma mão-cheia de gente extraordinária luta em diversas frentes para conter a progressão do vírus. A medicina agradece um filme assim, não no sentido paranóico, mas para termos melhor noção das realidades que afectam a humanidade no que toca à transmissão de doenças.
“A Árvore da Vida” (2011) | Curso indicado – Filosofia e Mediação Familiar

A Árvore da Vida acompanha o crescimento do filho mais velho de uma família americana, Jack, da inocência da infância até à desilusão da vida adulta, na tentativa de se conciliar na relação complicada com o seu pai. Jack vê-se como uma alma perdida no mundo moderno, procurando respostas para as origens e sentido da vida, enquanto questiona a existência da fé. Através da imagem de marca deste realizador, vemos o quanto, tanto a natureza em bruto, como a graça espiritual, dão forma, não só às nossas vidas como seres individuais e como famílias, mas a toda a vida.
“O Jogo da Imitação” (2014) | Curso indicado – História

Durante o inverno de 1952, as autoridades britânicas entraram na casa do matemático, criptoanalista e herói de guerra Alan Turing para investigar um assalto. Em vez disso, prenderam Turing por atentado ao pudor, uma acusação que levaria à sua devastadora sentença pela ofensa criminal de homossexualidade – mal sabiam as autoridades que estavam a incriminar o pioneiro da computação moderna. Na liderança de um grupo de académicos, linguistas, campeões de xadrez e analistas, Turing foi reconhecido por quebrar o até aí indecifrável código da Enigma, a máquina utilizada pelos alemães na 2ª Guerra Mundial.
“O Diabo Veste Prada” (2006) | Curso indicado – Marketing e Moda

Em Nova Iorque, no vertiginoso mundo da moda, onde o número 0 é o novo 2, o 6 é o novo 8, e um dia de “mau cabelo” pode acabar com uma carreira, a Revista “Runway” é o Santo Graal. Dirigida pela mão de ferro de Miranda Priestley – a mais poderosa mulher no mundo da moda – “Runway” é um assustador desafio para quem quiser entrar nessa indústria. Para conseguir que “Runway” seja a Bíblia de Nova Iorque e até do mundo, Miranda não poupa nada nem ninguém … É um trabalho onde qualquer pessoa dificilmente consegue sobreviver, contudo é uma oportunidade que um milhão de jovens nova-iorquinas “mataria” para conseguir… Assim, a tarefa como assistente de Miranda poderá abrir as portas à recém-formada Andy Sachs. Apesar de Andy ser a pessoa completamente errada para o trabalho, porque não sabe nada de marcas nem do mundo da moda, quando se propõe ocupar esse cargo irá demonstrar ter algo que as outras não têm: ela tem determinação e recusa falhar…
“Sing Street” (2015) | Curso indicado – Música

“Filming Othello” (1978) + “Othello” (1951) | Curso indicado – Cinema

“Filming Othello” é um documentário que apresenta a conturbada filmagem de “Filming Othello”, que se estendeu por três anos e meio, em meia dúzia de países. Já “Othello” é uma adaptação da tragédia de Shakespeare num dos mais fascinantes filmes de Orson Welles, aqui na segunda das suas três incursões shakespereanas e numa prodigiosa lição de cinema. A montagem é um perfeito “jogo” de ilusões na forma como manipula o espaço e o tempo dando a impressão de continuidade, num filme cuja produção foi caótica e que foi rodado em espaços muitos diferentes. “Othello” é um espantoso jogo de “raccords”, que torna possível a verosimilhança de campos/contracampos rodados a milhares de quilómetros de distância. São filmes indicados para estudantes de cinema ou para aqueles que esperam fazer uma carreira no mundo da sétima arte, para a compreensão das dificuldades que surgem durante as filmagens de um determinado projecto. Também em destaque porque ambos os filmes estarão em exibição na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema no próximo dia 27 de setembro (o primeiro passa às 18h e o segundo é exibido às 21h30).
“O Clube dos Poetas Mortos” (1989) | Indicado para os desmotivados

Foi um dos filmes mais paradigmáticos da década de 80, criando um enorme consenso à sua volta. Um professor de literatura luta contra o conformismo da instituição escolar e pelo interesse dos seus alunos. É Robin Williams, num dos seus primeiros papéis a contrariar a imagem de marca de comediante voraz (que depois faria escola em “Despertares” ou “Good Will Hunting”). Se o filme de Peter Weir (o realizador de “A Testemunha”) nem sempre recua perante a demagogia (a exploração dramática de um suicídio é manifestamente despudorada) ou alguns efeitos poéticos pequeno-burgueses, há a assinalar uma segurança indiscutível na direcção de actores, nomeadamente com o grupo de adolescentes. “O Clube dos Poetas Mortos” ganhou o Óscar de melhor argumento original (Tom Schulman) e recebeu mais três nomeações nas categorias de melhor actor principal (Robin Williams), melhor realizador (Peter Weir) e melhor filme (Steven Haft, Paul Junger Witt e Tony Thomas). É um filme importante para qualquer um daqueles que se encontram cansados dos instrumentos educacionais de hoje (que precisam de ser configurados), mas também é perfeito para os alunos desmotivados, sem rumo, que encontram nos mais estranhos professores o seu maior apoio.
“Quem Tem Medo de Virginia Woolf” (1966) | Curso indicado – Teatro

Famosa e chocante comédia negra, adaptada da escandalosa peça homónima de Edward Albee. Considerada demasiado franca, explícita e blasfema para o grande ecrã, foi encenada pela primeira vez em Nova Iorque em Outubro de 1962 e premiada com o prémio do Círculo de Críticos de Teatro de Nova Iorque e com um Tony. Marcou a estreia no cinema de Mike Nichols, que manteve a integridade da peça original, revelando o retrato dramático das batalhas destrutivas e sado-masoquistas de um tempestuoso casal, protagonizado por Elizabeth Taylor – provavelmente no seu melhor papel -, e por Richard Burton. Curiosamente, o casal era também protagonista de uma relação conflituosa na vida real, tendo-se casado e separado pelo menos três vezes. Em “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?” a batalha tem lugar quando o casal convida um par de amigos, Honey (Sandy Dennis) e Nick (George Segal), para passar a noite em sua casa. A noite revela-se amarga e os amigos passam a ser testemunhas de uma discussão acesa. O filme ganhou cinco dos Óscares (melhor actriz principal, melhor actriz secundária, melhor fotografia, melhor direcção artística e melhor guarda-roupa) dos 13 para que foi nomeado.
“Uma Verdade Inconveniente” (2006) | Curso indicado – Ambiente

A Humanidade está a repousar numa bomba relógio. Se a grande maioria dos cientistas mundiais tiverem razão, temos apenas 10 anos para evitar uma grande catástrofe, a qual pode destruir o nosso planeta com condições meteorológicas agressivas, inundações, epidemias e ondas de calor que ultrapassam tudo o que já passámos. Se isto parece uma receita de ruína – pense outra vez. Do realizador Davis Guggenheim, o êxito do Festival de Cinema de Sundance, “Uma Verdade Inconveniente”, oferece-nos a visão apaixonada e inspiradora da cruzada de um homem para parar o progresso mortal do aquecimento global, esclarecendo todas as ideias erradas que se encontram associadas a este problema. Este homem é o antigo Vice-presidente dos EUA Al Gore, o qual depois da derrota nas eleições de 2000, voltou à sua cruzada de ajudar o planeta de uma mudança catastrófica.
“Ratatui” (2007) | Curso indicado – Nutrição

Na nova e hilariante aventura de animação, “Ratatui”, um rato chamado Remy sonha em ser um magnífico chefe de cozinha contra a vontade da sua família e o problema óbvio de ser um rato numa profissão garantidamente anti-ratos. Uma escolha perfeita para quem quer fazer a dieta mais deliciosa.
“O Segredo dos Seus Olhos” (2009) | Curso indicado – Direito

Um crime ocorrido há 25 anos ficou indelevelmente marcado na vida e na mente de Benjamin Esposito (Ricardo Darín). Hoje, reformado do departamento da polícia e sem saber muito bem o que fazer aos seus dias vazios, ele é um homem cansado. Para preencher a sua vida com algo mais que solidão, Esposito decide escrever um romance a relatar os eventos que o ligaram a esse crime e como tudo o que ocorreu posteriormente foi alterado por esse trágico acontecimento. Agora, ao relembrar as circunstâncias do que aconteceu, avaliando todos os factores, todas as causas e todas as consequências, vai descobrir uma maneira de reescrever o passado e, quem sabe, o próprio futuro. Realizado por Juan José Campanella (“El Mismo Amor, La Misma Lluvia “, “O Filho da Noiva”, e das conhecidas séries Lei e Ordem e House), é um “thriller” sobre o amor e a vingança e como pequenas resoluções podem alterar a sequência de uma vida inteira. Filme vencedor do Óscar de melhor filme estrangeiro 2010.
“Rush – Duelo de Rivais” (2013) | Curso indicado – Desporto

1976. O inglês James Hunt (Chris Hemsworth) e o austríaco Niki Lauda (Daniel Brühl) são duas estrelas da Fórmula 1. A rivalidade entre os dois é lendária, dentro ou fora da pista. Cada um representa uma equipa: McLaren “versus” Ferrari. Realizado por Ron Howard (“Apollo 13”, “Uma Mente Brilhante”) e escrito por Peter Morgan, este é um filme biográfico que, acompanhando a temporada de Fórmula 1 de 1976 (que se iniciou a 25 de Janeiro e terminou a 24 de Outubro de 1976), nos revela como os dois homens se defrontaram numa corajosa disputa pelo título que quase roubou a vida de um e que, por muito pouco, não destruiu a existência do outro.
O último filme desta lista é essencialmente para aqueles que não gostam de fazer nada a não ser navegar nas redes sociais, entre elas o Facebook. Esta é a história da sua criação, que começa na Universidade de Harvard em outubro de 2003. Numa noite de embriaguez e desilusão amorosa, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) recorre à base de dados da Universidade e cria um sítio na Internet onde podem ser votadas todas as raparigas do campus. Baptiza-o de Facemash. Em pouco mais de duas horas, o sucesso é tal que arrasa o sistema interno da Universidade, gerando o caos e tornando-o ainda menos popular entre as estudantes… Mas é nesse preciso momento que nasce a ideia de criar o Facebook, a mais revolucionária e concorrida das redes sociais, que se espalha como um vírus pelos quatro cantos do mundo, tornando o seu criador o mais jovem milionário da História. Porém, tudo tem o seu preço, e o sucesso de Mark não será excepção.
Ficaste satisfeito com a nossa lista? Conheces outros cursos e filmes que nos gostarias de recomendar neste regresso às aulas?