Emma Watson, Logan Lerman e Ezra Miller

Melhores Filmes para o Regresso às Aulas

Este mês de setembro preparamos o regresso às aulas com um toque especial de cinema. 

Sentes que o calor do verão está a chegar ao fim e tudo parece o fim do mundo. As férias estão mesmo a acabar e (in)felizmente tu tens de regressar à rotina das aulas. Tens que ouvir as lições dos professores, os teus colegas tão aborrecidos e ainda tens de chegar a casa e lidar com as tarefas domésticas, e com o teu estudo. Mas tem lá calma, porque apesar da temporada alta do ano estar a terminar, não queremos que desanimes.

Com o regresso às aulas preparamos uma lista muito especial, na qual te recomendamos os melhores filmes e com eles os cursos que deverás frequentar (ou pelo menos ter a mínima noção) para compreende-los melhor.

regresso às aulas
Zac Efron e Vanessa Hudgens em “High School Musical 3” num dos filmes sobre as aulas

São projectos cinematográficos muito distintos entre si, cada qual com as suas próprias particularidades e géneros. Em boa verdade, não quisemos apenas destacar filmes onde a escola ou a faculdade fossem os principais espaços. Optámos sim por destacar filmes onde os espaços são outros, aqueles que provavelmente quem está a frequentar determinado curso, irá viver.

Não percas a oportunidade única de estudares bem a lição atempadamente. Não as terás assim todos os dias!




“As Vantagens de Ser Invisível” (2012) | Curso indicado – Todos

Regresso às Aulas
Logan Lerman, Ezra Miller e Emma Watson
Estamos em 1991. O academicamente precoce e socialmente desajeitado Charlie é um ser invisível, que vive no seu próprio mundo, até conhecer um carismático par que o decide ajudar. A bonita e rebelde Sam e o seu destemido meio-irmão Patrick guiam Charlie através de novas amizades, primeiro amor, sexualidade, festas, exibições de meia-noite do filme “Rocky Horror” e na busca pela canção perfeita. Ao mesmo tempo, Mr. Anderson, o professor de Inglês de Charlie começa a introduzi-lo no mundo da literatura, alimentando-lhe os sonhos de um dia se tornar um escritor. Mas apesar de Charlie sentir-se realizado no seu novo mundo de adulto, nunca consegue ver-se livre da dor que arrasta do seu passado, e que inclui o recente suicídio do seu melhor amigo Michael e a morte acidental de uma querida tia. Quando os seus amigos começam planear a saída de casa para a faculdade, o precário equilíbrio de Charlie começa a desmoronar-se, e na origem da sua tristeza está uma chocante revelação. É um filme perfeito para qualquer jovem a frequentar o ensino secundário e para aqueles que irão dar o salto para a universidade.




“Marley & Eu” (2006) | Curso indicado – Veterinária

regresso às aulas
Owen Wilson
Inspirando numa história verídico, “Marley & Eu”, este filme é baseado na obra Marley and Me. Life and Love with the World’s Worst Dog) livro best seller do norte-americano John Grogan, que relata em primeira pessoa a sua experiência com o seu cão, Marley. Durante a noite do seu casamento, e enquanto a neve vai caindo, os recém-casados John e Jenny Grogan decidem deixar para trás os difíceis Invernos de Michigan e partirem para sul, iniciando as suas vidas em West Palm Beach, na Flórida. Aí, eles conseguem trabalho como jornalistas em diferentes jornais locais, comprar a sua primeira casa, e fazer o seu caminho através dos desafios do matrimónio, de novas carreiras e, possivelmente, da decisão de constituir família… Inseguro, e não estando preparado para criar crianças, John resolve adoptar Marley, um “fofinho” e “gorducho” Labrador amarelo, que não tarda muito em crescer e transformar o lar dos Grogans num autêntico turbilhão…nada escapará à sua voracidade e irreverência! Mas John e Jenny percebem por fim que Marley – “o pior cão do mundo” – de alguma maneira fez vir ao de cima o melhor que existe neles. O filme acertado para quem tem amor aos animais domésticos.




“À Procura de Nemo” (2003) | Curso indicado – Biologia Marinha

Regresso às Aulas

A meio de uma discussão entre pai e filho, os peixes Marlin e Nemo são surpreendidos e separados por uma parede de recife. Marlin, com a ajuda de outro peixe, a adorável e esquecida Dory, embarca numa “odisseia” à procura do filho. É o filme justo para os meninos mimados da Biologia Marinha, que sonham um dia ver baleias, mas que dificilmente conseguem concretizar esse sonho. Aqui não só as podem ver, colossais como são, como também podem aprender a falar como elas, com a ajuda da sempre tão doce Dory.




“Os Profissionais da Crise” (2015) | Curso indicado – Comunicação Estratégica

Regresso às Aulas
Billy Bob Thornton e Sandra Bullock

Um candidato presidencial boliviano, a experienciar desastrosos resultados nas sondagens, contrata a poderosa Agência de Gestão Americana liderada pela profundamente perturbada, e ainda assim brilhante, estratega “Calamity” Jane Bodine. Depois de se ter retirado no seguimento de um escândalo de proporções tais que abalou todo o seu mundo e lhe garantiu a alcunha pela qual é conhecida, Jane é seduzida a voltar ao jogo pela oportunidade de derrotar o seu némesis profissional, o repugnante Pat Candy, líder da estratégia da oposição. Mas enquanto Candy se aproveita de todas as vulnerabilidades – dentro e fora do panorama da campanha – Jane mergulha numa crise pessoal tão intensa quanto aquela que a sua equipa explora para impulsionar os números nas sondagens. O filme indicado para aprender um entender mais de comunicação ao nível político e acerca do marketing em torno das campanhas eleitorais.




“A Origem” (2010) | Curso indicado – Arquitectura

regresso às aulas
Leonardo DiCaprio

Dom Cobb é um talentoso ladrão, o melhor na arte da extração: ele rouba segredos e ideias às pessoas directamente das profundezas das suas mentes, durante os sonhos – estado em que a nossa mente está mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb fez dele uma das pessoas mais influentes neste novo mundo de espionagem empresarial, mas também fez dele um fugitivo internacional e custou-lhe tudo o que já amara. Mas agora foi-lhe oferecida uma oportunidade para se redimir. Um último trabalho pode devolver-lhe a sua antiga vida. Em vez do assalto perfeito, Cobb e a sua equipa de especialistas têm exactamente de fazer o inverso: instalar uma ideia na mente de alguém. Se tiverem sucesso, poderá ser o crime perfeito. Mas todo o cuidado é pouco, pois têm um perigoso inimigo cada vez mais perto, que só Cobb poderia ter visto aproximar-se. Vejam-se aqui os vários níveis de sonhos e os vários edifícios que nos são apresentados numa produção artística vencedora do Óscar.




“Chama-me Pelo Teu Nome” (2017) | Curso indicado – Escultura

Chama-me Pelo Teu Nome
Chama-me Pelo Teu Nome
Verão de 1983, norte de Itália. Elio Perlman, um precoce rapaz italo-americano de 17 anos, passa as férias na casa de família, uma mansão do século XVII, a transcrever e tocar música, a ler e a nadar. Elio tem uma relação próxima com o seu pai, um famoso professor especializado em cultura greco-romana, e a sua mãe Annella, tradutora. Apesar da sua educação sofisticada e talento natural, Elio continua a ser bastante inocente, principalmente em assuntos do coração. Um dia, recebe a visita de um aluno americano, Oliver, que será o novo assistente do seu pai. No meio do cenário deslumbrante, Elio e Oliver vão se aproximando um do outro, o que mudará para sempre as suas vidas. O corpo masculino é um elemento crucial nesta trama, apresentados pelas belas linhas das relíquias esculturais da antiguidade, inerentes ao próprio desejo de Elio.




“A Grande Beleza” (2013) | Curso indicado – Línguas (I. Italiano) e Turismo

Regresso às Aulas
Toni Servillo

Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella reflete sobre a sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance “O Aparelho Humano”, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep desenrola-se entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar a sua vida, e talvez voltar a escrever. Escolhemos este filme não só porque parece-nos indicado para conhecer melhor a cultura e língua italianas. São vários os diálogos e expressões que te ajudarão a melhorar o teu nível de conversação daquela que muitos tomam como a língua mais bela do mundo.




“My Fair Lady” (1964) | Curso indicado – Línguas (II. Inglês)

regresso às aulas
My Fair Lady
A história de uma rapariga pobre que vende flores (Audrey Hepburn) e que para melhor o fazer decide melhorar o seu inglês. O seu professor, o aristocrata Henry Higgins (Rex Harrison), com muito esforço e teimosia acaba por transformar a iletrada Eliza Doolittle numa verdadeira senhora da alta sociedade, acabando por se apaixonar por ela. Aprender fonética do inglês nunca foi tão divertido com Audrey Hepburn e Rex Harrison.




“O Menino e o Mundo” (2013) | Curso indicado – Educação Infantil

regresso às aulas
protagonista de “O Menino e o Mundo”
Cuca cresceu numa pequena localidade do interior do Brasil. Deparando-se com grandes dificuldades financeiras, o pai vê-se obrigado a partir para a cidade em busca de sustento. Os meses vão passando. Depois de muito esperar pelo regresso do progenitor, a criança decide apanhar o comboio e ir ao seu encontro. Porém, para seu enorme espanto, encontra um mundo dominado por “máquinas-bichos” e estranhos seres numa sociedade marcada pela tristeza, pobreza e total falta de esperança dos seus habitantes. Um filme melancólico criado segundo técnicas de animação tradicionais (lápis de cor, cera, colagens ou pintura de aguarela), que é uma reflexão sobre a crise económica e a desigualdade social vista através dos olhos de uma criança pequena. Apesar de ter diálogos em português, as gravações foram invertidas (técnica de “backmasking”), de forma a tornar as falas incompreensíveis. A realização é do brasileiro Alê Abreu (“Garoto Cósmico”) que, com este filme, se viu nomeado para um Óscar da Academia, na categoria de Melhor Filme de Animação.




“Moonlight” (2016) | Curso Indicado – Sociologia 

Regresso às Aulas
Alex R. Hibbert em “Moonlight”

Uma história de ligações humanas e autodescoberta, o relato da vida de um jovem afro-americano desde a sua infância até à idade adulta, acompanhando a sua luta por encontrar um lugar no mundo à medida que cresce num bairro empobrecido de Miami. O filme é um retrato vital da vida contemporânea da comunidade afro-americana ao mesmo tempo que é uma meditação intensamente pessoal sobre identidade e uma obra revolucionária que reflete com grande compaixão e verdades universais.




“The Post” (2017) | Curso Indicado – Jornalismo e Comunicação Social

the post critica
The Post
Katharine Graham, do Washington Post, a primeira mulher na liderança de um dos principais jornais norte-americanos e Ben Bradlee, o seu editor principal, em competição com o The New York Times para expor um dos maiores segredos governamentais da história americana, um processo associado à atuação do país na Guerra do Vietname que ficou conhecido como “Papéis do Pentágono”. Uma escolha perfeita para aqueles que ainda têm dúvidas sobre o quarto poder da imprensa.




“Hairspray” (2007) | Curso Indicado – Cabeleireiro

Regresso às Aulas
John Travolta e Nikki Blonsky
Tracy Turnblad (Nikki Blonsky), uma rapariga grande com cabelo grande e um coração ainda maior, tem apenas uma paixão – dançar. O seu sonho é aparecer no “The Corny Collins Show” o programa de dança mais em voga da televisão de Baltimore. Mas é constantemente lembrada pela sua extremamente protectora e enorme mãe, Edna (John Travolta) de que a sua enorme figura está fora das normas…pelo que nunca será popular. No entanto, nada fará parar Tracy, porque se existe algo que esta rapariga sabe, é que nasceu para dançar. Como o seu pai Wilbur (Christopher Walken) lhe diz, “Vai em Frente! Tens de pensar em grande para seres grande!”




“Contágio” (2011) | Curso Indicado – Medicina

Regresso às Aulas
Marion Cotillard em “Contágio”

Contágio acompanha a progressão dum vírus desconhecido. À medida que este se espalha a uma velocidade nunca vista no mundo contemporâneo, vão-se revelando aspectos menos lisonjeiros da humanidade. Numa corrida contra o tempo e este ameaçador e implacável organismo, uma mão-cheia de gente extraordinária luta em diversas frentes para conter a progressão do vírus. A medicina agradece um filme assim, não no sentido paranóico, mas para termos melhor noção das realidades que afectam a humanidade no que toca à transmissão de doenças.




“A Árvore da Vida” (2011) | Curso indicado – Filosofia e Mediação Familiar




“O Jogo da Imitação” (2014) | Curso indicado – História

regresso às aulas
Keira Knightley e Benedict Cumberbatch

Durante o inverno de 1952, as autoridades britânicas entraram na casa do matemático, criptoanalista e herói de guerra Alan Turing para investigar um assalto. Em vez disso, prenderam Turing por atentado ao pudor, uma acusação que levaria à sua devastadora sentença pela ofensa criminal de homossexualidade – mal sabiam as autoridades que estavam a incriminar o pioneiro da computação moderna. Na liderança de um grupo de académicos, linguistas, campeões de xadrez e analistas, Turing foi reconhecido por quebrar o até aí indecifrável código da Enigma, a máquina utilizada pelos alemães na 2ª Guerra Mundial.




“O Diabo Veste Prada” (2006) | Curso indicado – Marketing e Moda

regresso às aulas
Anne Hathaway e Meryl Streep

Em Nova Iorque, no vertiginoso mundo da moda, onde o número 0 é o novo 2, o 6 é o novo 8, e um dia de “mau cabelo” pode acabar com uma carreira, a Revista “Runway” é o Santo Graal. Dirigida pela mão de ferro de Miranda Priestley – a mais poderosa mulher no mundo da moda – “Runway” é um assustador desafio para quem quiser entrar nessa indústria. Para conseguir que “Runway” seja a Bíblia de Nova Iorque e até do mundo, Miranda não poupa nada nem ninguém … É um trabalho onde qualquer pessoa dificilmente consegue sobreviver, contudo é uma oportunidade que um milhão de jovens nova-iorquinas “mataria” para conseguir… Assim, a tarefa como assistente de Miranda poderá abrir as portas à recém-formada Andy Sachs. Apesar de Andy ser a pessoa completamente errada para o trabalho, porque não sabe nada de marcas nem do mundo da moda, quando se propõe ocupar esse cargo irá demonstrar ter algo que as outras não têm: ela tem determinação e recusa falhar…




“Sing Street” (2015) | Curso indicado – Música

regresso às aulas
Ferdia Walsh-Peelo e Lucy Boynton
Nos anos 80, um rapaz irlandês vai para Londres para criar uma banda. Em Dublin, durante os anos 80, um rapaz deixa tudo para trás para criar uma banda para impressionar uma misteriosa rapariga de quem gosta. Se gostas de música, de tocar algum instrumento ou simplesmente de cantar então não hesites e segue os teus sonhos. “Sing Street” é a prova de que vale a pena arriscar, por muito que não se saiba qual o futuro que nos reserva.



“Filming Othello” (1978) + “Othello” (1951) | Curso indicado – Cinema

Regresso às Aulas
Orson Welles

“Filming Othello” é um documentário que apresenta a conturbada filmagem de “Filming Othello”, que se estendeu por três anos e meio, em meia dúzia de países. Já “Othello” é uma adaptação da tragédia de Shakespeare num dos mais fascinantes filmes de Orson Welles, aqui na segunda das suas três incursões shakespereanas e numa prodigiosa lição de cinema. A montagem é um perfeito “jogo” de ilusões na forma como manipula o espaço e o tempo dando a impressão de continuidade, num filme cuja produção foi caótica e que foi rodado em espaços muitos diferentes. “Othello” é um espantoso jogo de “raccords”, que torna possível a verosimilhança de campos/contracampos rodados a milhares de quilómetros de distância. São filmes indicados para estudantes de cinema ou para aqueles que esperam fazer uma carreira no mundo da sétima arte, para a compreensão das dificuldades que surgem durante as filmagens de um determinado projecto. Também em destaque porque ambos os filmes estarão em exibição na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema no próximo dia 27 de setembro (o primeiro passa às 18h e o segundo é exibido às 21h30).




“O Clube dos Poetas Mortos” (1989) | Indicado para os desmotivados

Regresso às aulas
Robin Williams

Foi um dos filmes mais paradigmáticos da década de 80, criando um enorme consenso à sua volta. Um professor de literatura luta contra o conformismo da instituição escolar e pelo interesse dos seus alunos. É Robin Williams, num dos seus primeiros papéis a contrariar a imagem de marca de comediante voraz (que depois faria escola em “Despertares” ou “Good Will Hunting”). Se o filme de Peter Weir (o realizador de “A Testemunha”) nem sempre recua perante a demagogia (a exploração dramática de um suicídio é manifestamente despudorada) ou alguns efeitos poéticos pequeno-burgueses, há a assinalar uma segurança indiscutível na direcção de actores, nomeadamente com o grupo de adolescentes. “O Clube dos Poetas Mortos” ganhou o Óscar de melhor argumento original (Tom Schulman) e recebeu mais três nomeações nas categorias de melhor actor principal (Robin Williams), melhor realizador (Peter Weir) e melhor filme (Steven Haft, Paul Junger Witt e Tony Thomas). É um filme importante para qualquer um daqueles que se encontram cansados dos instrumentos educacionais de hoje (que precisam de ser configurados), mas também é perfeito para os alunos desmotivados, sem rumo, que encontram nos mais estranhos professores o seu maior apoio.




“Quem Tem Medo de Virginia Woolf” (1966) | Curso indicado – Teatro

regresso às aulas
Elizabeth Taylor 

Famosa e chocante comédia negra, adaptada da escandalosa peça homónima de Edward Albee. Considerada demasiado franca, explícita e blasfema para o grande ecrã, foi encenada pela primeira vez em Nova Iorque em Outubro de 1962 e premiada com o prémio do Círculo de Críticos de Teatro de Nova Iorque e com um Tony. Marcou a estreia no cinema de Mike Nichols, que manteve a integridade da peça original, revelando o retrato dramático das batalhas destrutivas e sado-masoquistas de um tempestuoso casal, protagonizado por Elizabeth Taylor – provavelmente no seu melhor papel -, e por Richard Burton. Curiosamente, o casal era também protagonista de uma relação conflituosa na vida real, tendo-se casado e separado pelo menos três vezes. Em “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?” a batalha tem lugar quando o casal convida um par de amigos, Honey (Sandy Dennis) e Nick (George Segal), para passar a noite em sua casa. A noite revela-se amarga e os amigos passam a ser testemunhas de uma discussão acesa. O filme ganhou cinco dos Óscares (melhor actriz principal, melhor actriz secundária, melhor fotografia, melhor direcção artística e melhor guarda-roupa) dos 13 para que foi nomeado.




“Uma Verdade Inconveniente” (2006) | Curso indicado – Ambiente

regresso às aulas
Al Gore em “Uma Verdade Inconveniente”

A Humanidade está a repousar numa bomba relógio. Se a grande maioria dos cientistas mundiais tiverem razão, temos apenas 10 anos para evitar uma grande catástrofe, a qual pode destruir o nosso planeta com condições meteorológicas agressivas, inundações, epidemias e ondas de calor que ultrapassam tudo o que já passámos. Se isto parece uma receita de ruína – pense outra vez. Do realizador Davis Guggenheim, o êxito do Festival de Cinema de Sundance, “Uma Verdade Inconveniente”, oferece-nos a visão apaixonada e inspiradora da cruzada de um homem para parar o progresso mortal do aquecimento global, esclarecendo todas as ideias erradas que se encontram associadas a este problema. Este homem é o antigo Vice-presidente dos EUA Al Gore, o qual depois da derrota nas eleições de 2000, voltou à sua cruzada de ajudar o planeta de uma mudança catastrófica.




“Ratatui” (2007) | Curso indicado – Nutrição

personagens de “Ratatui”

Na nova e hilariante aventura de animação, “Ratatui”, um rato chamado Remy sonha em ser um magnífico chefe de cozinha contra a vontade da sua família e o problema óbvio de ser um rato numa profissão garantidamente anti-ratos. Uma escolha perfeita para quem quer fazer a dieta mais deliciosa.




O Segredo dos Seus Olhos” (2009) | Curso indicado – Direito

regresso às aulas
Soledad Villamil e Ricardo Darín

Um crime ocorrido há 25 anos ficou indelevelmente marcado na vida e na mente de Benjamin Esposito (Ricardo Darín). Hoje, reformado do departamento da polícia e sem saber muito bem o que fazer aos seus dias vazios, ele é um homem cansado. Para preencher a sua vida com algo mais que solidão, Esposito decide escrever um romance a relatar os eventos que o ligaram a esse crime e como tudo o que ocorreu posteriormente foi alterado por esse trágico acontecimento. Agora, ao relembrar as circunstâncias do que aconteceu, avaliando todos os factores, todas as causas e todas as consequências, vai descobrir uma maneira de reescrever o passado e, quem sabe, o próprio futuro. Realizado por Juan José Campanella (“El Mismo Amor, La Misma Lluvia “, “O Filho da Noiva”, e das conhecidas séries Lei e Ordem e House), é um “thriller” sobre o amor e a vingança e como pequenas resoluções podem alterar a sequência de uma vida inteira. Filme vencedor do Óscar de melhor filme estrangeiro 2010.




Rush – Duelo de Rivais” (2013) | Curso indicado – Desporto

filmes na tv
Daniel Bruhl e Chris Hemsworth

1976. O inglês James Hunt (Chris Hemsworth) e o austríaco Niki Lauda (Daniel Brühl) são duas estrelas da Fórmula 1. A rivalidade entre os dois é lendária, dentro ou fora da pista. Cada um representa uma equipa: McLaren “versus” Ferrari. Realizado por Ron Howard (“Apollo 13”, “Uma Mente Brilhante”) e escrito por Peter Morgan, este é um filme biográfico que, acompanhando a temporada de Fórmula 1 de 1976 (que se iniciou a 25 de Janeiro e terminou a 24 de Outubro de 1976), nos revela como os dois homens se defrontaram numa corajosa disputa pelo título que quase roubou a vida de um e que, por muito pouco, não destruiu a existência do outro.




“A Rede Social” (201o) | Indicado a quem navega nas redes sociais durante as aulas

regresso às aulas
Jesse Eisenberg

O último filme desta lista é essencialmente para aqueles que não gostam de fazer nada a não ser navegar nas redes sociais, entre elas o Facebook. Esta é a história da sua criação, que começa na Universidade de Harvard em outubro de 2003. Numa noite de embriaguez e desilusão amorosa, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) recorre à base de dados da Universidade e cria um sítio na Internet onde podem ser votadas todas as raparigas do campus. Baptiza-o de Facemash. Em pouco mais de duas horas, o sucesso é tal que arrasa o sistema interno da Universidade, gerando o caos e tornando-o ainda menos popular entre as estudantes… Mas é nesse preciso momento que nasce a ideia de criar o Facebook, a mais revolucionária e concorrida das redes sociais, que se espalha como um vírus pelos quatro cantos do mundo, tornando o seu criador o mais jovem milionário da História. Porém, tudo tem o seu preço, e o sucesso de Mark não será excepção.

Ficaste satisfeito com a nossa lista? Conheces outros cursos e filmes que nos gostarias de recomendar neste regresso às aulas? 

[tps_footer]

Lê Também:   10 filmes da autoria de Cineastas Femininas que não podes perder este ano

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *