Os melhores e os piores posters da semana (16/04-22/04)

[tps_header]

Cannes, Tribeca e o que melhor se faz no panorama cinema de autor dominam a nossa seleção dos melhores posters da semana.

Com o Festival de Tribeca a decorrer em Nova Iorque e a menos de um mês para o início das celebrações em Cannes, o mundo do cinema está inebriado pelo fulgor da temporada dos grandes festivais. Como tal, isso é refletido no panorama dos posters de cinema. Nesta semana, começámos a ter os primeiros posters para os filmes de Cannes, quer sejam curtas ou longas-metragens, ao mesmo tempo que os filmes de maior sucesso de Tribeca deram início às suas campanhas de marketing no encalço de aclamação crítica. Em suma, o cinema de autor e de festival domina a nossa seleção semanal dos melhores posters.

[/tps_header]

[tps_start_button label=”Os melhores e piores posters da semana são…” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #1

 

nobody's watching melhores posters

Consulta Também: Calendário | Festivais de Cinema 2017

Primeiro, temos um dos recentes sucessos críticos a vir do festival de Tribeca, Nobody’s Watching. Este filme, sobre a solidão e crise identitária de um ator argentino a viver em Nova Iorque, tem os seus principais conflitos ilustrados de modo elegante nesta imagem que simultaneamente transmite uma melancólica ideia de solidão urbana, como nos sugere a dualidade da personagem principal e suas angústias profissionais, segundo as perversas políticas raciais que dominam a indústria do entretenimento americano, este ator é demasiado branco para interpretar estereótipos latinos, mas tem um sotaque demasiado carregado para interpretar outro papel qualquer.




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #2

 

wild horses melhores posters

Lê Também: Red Hot | 15 filmes sobre sexo na adolescência

De uma longa-metragem em Tribeca, saltamos para uma curta em exibição na Croisette. Wild Horses é o novo projeto do realizador Rory Alexander Stewart e foca-se na psique da sua protagonista adolescente, algo que é maravilhosamente traduzido com o tipo de registo ilustrativo e grafismo juvenil em evidência neste poster dominado por um impossivelmente sacarino tom de cor-de-rosa.




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #3

 

give up the ghost poster

Vê Também: Top MHD | Os melhores posters de 2016

Outra curta-metragem em exibição na Croisette é Give Up the Ghost, cujo enigmático poster encontra aquele delicado equilíbrio entre a indefinição abstrata e o sedutor mistério. Para além do mais, há algo de profundamente belo neste retrato esfumado que, aliado ao título, confere a todo o cartaz uma qualidade tão elegante quão esotérica.




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #4

 

out melhores posters

Consulta Ainda: Guia das Estreias de Cinema | Abril 2017

Ainda falando de Cannes, temos o cartaz para Out, onde o jogo de escalas entre o monumental ambiente envolvente e a minúscula figura humana em silhueta na parte de baixo do poster resulta num design chamativo, memorável e bem sugestivo de uma interessante experiência estética.




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #5

 

stalker melhores posters

Lê Ainda: A Volta ao Mundo em 80 Filmes

Por fim, temos o cartaz para uma nova e muito antecipada restauração em 4K de uma das mais celebradas obras-primas do mestre soviético Andrei Tarkovsky. Tal como Stalker, este cartaz é belo e enigmático, misterioso e confuso, alienante ao mesmo tempo que é profundamente humano. Que melhor cartaz do que este para promover uma obra tão inclassificável como este triunfo cinematográfico?




O PIOR POSTER DA SEMANA

 

rodin poster

Vê Ainda: Festival de Cannes 2017 | Todos os filmes da competição

Depois de toda a criatividade, elegância e sedutores mistérios dos melhores posters da semana, a nossa seleção negativa focou-se também nos festivais de cinema. No final, apenas escolhemos um exemplo, que não se evidencia tanto pela sua catastrófica incompetência como pela sua abjeta mediocridade. Rodin já parecia, para muitos cinéfilos, um dos filmes franceses medíocres que são todos os anos enfiados na seleção oficial de Cannes à custa de obras superiores de nacionalidades mais exóticas e este cartaz vem apenas salientar essa noção. Haveria alguma forma mais prosaica de promover um filme biográfico sobre Rodin? Para além do mais, com uma obra tão rica e bela como a do escultor francês não haveria nenhuma outra forma de promover este filme, refletindo a estética e visão artística da sua figura titular? Que desilusão!
[tps_footer]

O mais certo é que, para a semana, continuemos a explorar os cartazes de Cannes. Qual dos posters da Croisette estás a antecipar mais? O da macabra fantasia sulista filmada por Sofia Coppola, The Beguiled? O do excêntrico Okja? Ou será que tens curiosidade em ver como é que as novas loucuras do grego Yorgos Lanthimos se traduzem no poster de The Killing of a Sacred Deer?

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *