Melhores posters de 2017

Os 25 melhores posters de 2017

Por entre imagens instantaneamente icónicas, ilustrações elaboradas e composições minimalistas, apresentamos aqui os 25 melhores posters de cinema de 2017.

 

 

Depois de mais um ano a registar os melhores e piores posters semanalmente, com algumas interrupções pelo caminho, chegou a altura de se apresentar quais foram os melhores dos melhores. Como já ocorreu no ano passado, esta lista é somente composta por cartazes de cinema, sendo que os posters para produçõs televisivas e festivais de cinema foram postos de parte. Daí não estar aqui nenhum dos posters aterradores para “American Horror Story”, por exemplo, ou alguma das imagens mais solenes do marketing de “The Handmaid’s Tale”.

Outra regra desta lista é que cada filme tem apenas direito a um poster. Por isso, deixamos já aqui uma menção honrosa de um poster que estaria bem alto na lista, não fosse a existência desta pequena norma.

 

melhores posters a forma da agua the shape of water

 

Este belíssimo cartaz de “A Forma da Água” usa uma das imagens mais belas do novo filme de Guillermo del Toro com soberba mestria e romantismo. O melhor detalhe é o papel de parede escamoso que pinta o fundo da imagem e referência o cenário do apartamento da protagonista, assim como o prólogo fantasioso com que o filme começa ao som de uma narração de conto-de-fadas.

Lê Também:
Top MHD | Os melhores posters de 2016

Enfim, sem mais nenhum preâmbulo desnecessário, sigamos para o nosso top 25 dos melhores posters de cinema de 2017. Utiliza as setas para navegares esta galeria.

 




25. THOR: RAGNAROK

 

thor ragnarok melhores posters

 

Toda a campanha promocional de “Thor: Ragnarok” foi um enorme triunfo de cores vivas e nostalgia pelos anos 80, mas este cartaz foi especialmente brilhante. Aqui, a qualidade mítica e super-heroica do filme manifesta-se no retrato enfurecido de Thor e nos relâmpagos que ele emana, mas, ao mesmo tempo, as cores refletem a tonalidade cómica e nostálgica que Taika Waititi trouxe ao universo Marvel. Ou seja, para além de ser uma espetacular imagem, este poster também funciona como uma síntese visual do estilo dominante no filme em si.

 




24. LOVELESS

loveless melhores posters

 

Loveless“, o novo filme de Andrey Zvyagintsev que conquistou a crítica internacional em Cannes, é uma pequena obra-prima de crueldade e desespero humano sublimados em cinema. É também um filme cheio de espetaculares imagens, pelo que é compreensível como muita da campanha publicitária internacional se apoiou num dos primeiros planos do filme. No entanto, ainda mais eficaz é o uso desta foto de enorme simplicidade que, mesmo assim, consegue sintetizar o tema e objeto de estudo do filme num só gesto sôfrego.

 




23. LEGO NINJAGO: O FILME

 

the lego ninjago movie melhores posters

 

Há algo incrivelmente charmoso em relação a esta imagem que, tal como o filme a ser promovido, propõe um gatinho curioso como um monstruoso kaiju pronto a destruir uma metrópole de Legos. É um poster adorável e bem representativo da aventura de animação representada em “Lego Ninjago: O Filme“.

 




22. ALIEN: COVENANT

 

alien covenant melhores posters

 

Não há melhor maneira de promover um filme de terror do que a partir de imagens genuinamente horripilantes e memoráveis. Nesse aspeto, este cartaz para “Alien: Covenant” é um triunfo do mais alto gabarito, parecendo um pesadelo Dantesco tornado imagem publicitária. É macabro, desconcertante e absolutamente genial.

 




21. A CIAMBRA

 

a ciambra melhores posters

 

O poster de “A Ciambra“, o candidato italiano ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano, vai buscar a sua imagem ao momento mais visualmente transcendente da sua narrativa, exagerando o efeito das fagulhas fogosas a pintalgarem a escuridão noturna até que a imagem parece uma pintura abstrata a ser perturbada pela presença humana. Aqui a palavra de ordem é a simplicidade e essa é também a grande mais-valia deste apaixonante design.

 




20. THE LURE

 

the lure melhores posters

 

The Lure” é um musical de terror polaco sobre duas sereias comedoras de homens que, em plena década de 80, se disfarçam de mulheres humanas e tornam-se cantoras num cabaret. Este é um dos filmes mais bizarros dos últimos anos e, apesar de ter estreado originalmente em 2015, só chegou aos mercados internacionais este ano, o que levou à criação de uma série de novos materiais promocionais, incluindo este maravilhoso poster. Miraculosamente, esta pintura ilustrativa consegue transmitir tanto o mistério sedutor desta obra tresloucada assim como os terrores perturbadores que se escondem na sua loucura.

 




19. FÉLICITÉ

 

felicite melhores posters

 

Um dos filmes mais comoventes e interessantes a estrear na Berlinale deste ano foi “Félicité“, um estudo de personagem senegalês que está entre os finalistas para a indicação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Este poster internacional representa um belíssimo retrato pontilista da protagonista fundido a uma silhueta masculina, talvez o filho dela ou o seu amante. A mistura das duas imagens de perfil e a vibrante cor de fundo fazem deste um poster memorável e bem representativo do filme que está a promover.

 




18. ATOMIC BLONDE – AGENTE ESPECIAL

 

atomic blonde melhores posters

 

Se alguém conseguisse tornar conceitos em imagens, “coolness” e “estilo” provavelmente tomariam a forma de Charlize Theron de cabeleira loira platinada, de botas de cano alto, óculos-de-sol e um sobretudo escuro com uma arma reluzente na mão. Acrescente-se a isso uma pose sedutora e “Atomic Blonde” escrito em néons lúridos e temos um dos melhores e mais estilosos posters de 2017.

 




17. MULHER-MARAVILHA

 

mulher-maravilha wonder woman melhores posters

 

De uma imagem cheia de estilo, mistério e sedução passamos a um poster centrado numa heroína que exude respeito, retidão moral e a luminosidade de um mito inspirador. Desde a composição simples, mas eficaz, até ao esquema cromático classicamente chamativo e passando pelo destaque da palavra wonder/maravilha, este cartaz para “Mulher-Maravilha” é uma delícia de iconografia pop.

 




16. INGRID GOES WEST

 

ingrid goes west

 

Usar um still como base da construção de um cartaz pode ser algo traiçoeiro e propício a medíocridade desinspirada. Este poster de “Ingrid Goes West” é o raro exemplo dessa técnica resultar num cartaz espetacular, ilustrando a dinâmica das personagens ao reduzir a protagonista a alguém quase cortada para fora do cartaz do seu próprio filme em prol do destaque de uma estrela californiana das redes sociais. Este filme é uma sátira cruel e, somente através de uma composição inteligente, o poster transmite essa mesma crueldade e humor acídico, sem, no entanto, propôr uma imagem necessariamente feia ou desagradável de se olhar.

 




15. LADY MACBETH

 

lady macbeth melhores posters

 

Aqui temos mais um poster magistral que foi feito através de um still do filme a ser promovido. Aqui, a chave para o sucesso do design está no espaço vazio por cima da cabeça da protagonista de “Lady Macbeth“, a composição tão simétrica que se torna desconcertante e as cores que, longe de parecerem agradáveis na sua saturização, relembram as tonalidades de alguma criatura extremamente venenosa.

 




14. POKOT

 

pokot spoor melhores posters

 

Pokot“, também conhecido como “Spoor” no mercado anglófono, é um filme sobre militantismo ambientalista levado a extremos homicidas face a uma cultura que glorifica e ritualiza a chacina de animais. Como que visualizando a perpetiva da sua protagonista indignada, este poster apresenta-nos uma ilustração de um nobre veado apresentado como um animal de talho. O toque de perfeição é como as palavras inscritas pelo seu corpo não caracterizam a sua carne, mas sim a alma e coração daqueles que tiram prazer da sua morte violenta.

 




13. IT

 

it melhores posters

 

Pegando nas sugestões de imagética já por si bastante memorável do livro de Stephen King, os cineastas por detrás de “It” construíram um triunfo de cinema de terror familiar e nostalgia dos anos 80. Tal como o filme, também este poster é um sucesso, pegando nos elementos mais icónicos desta história de horrores juvenis, um palhaço misterioso a aparecer das trevas, um balão vermelho e uma gabardina amarela para construir uma imagem ameaçadora. O modo sanguinário com que o título está quase rasgado no poster é a cereja no topo deste bolo de pesadelos.

 




12. A TORRE NEGRA

 

a torre negra the dark tower melhores posters

 

A Torre Negra” foi uma outra adaptação dos livros de Stephen King que, infelizmente, ficou muito aquém do sucesso de “It”. Mesmo assim, o seu principal poster é um belíssimo exemplo de como utilizar espaço negativo de um modo inteligente e surpreendente. Aqui, a torre é criada pelo espaço entre outras torres e, ao invés de ser negra, é precisamente definida pelos rasgos de luz diurna que se evidenciam por entre a paisagem urbana invertida.

 




11. THE BEGUILED

 

The beguiled melhores posters

 

A delicadeza feminina deste cartaz é quase opressiva, o que é apenas intensificado pelo posicionamento vertical do título num  rosa que viola o equilíbrio de pastéis amarelados e cremes do resto do design. Tal jogo imagético é uma soberba ilustração da dinâmica de vitimização e guerra de géneros que “The Beguiled” tanto explora. Quem adivinharia que algo tão belo e elegante poderia, em simultâneo, ser tão desconcertante?

 




10. CHAMA-ME PELO TEU NOME

 

chama-me pelo teu nome call me by your name melhores posters

 

Chama-me Pelo teu Nome” é um dos maiores sucessos críticos do ano, pelo que a utilização de citações críticas no seu cartaz era algo inevitável. Mesmo assim, há que louvar os designers deste cartaz pelo modo como evitaram o exagero e encontraram um maravilhoso equilíbrio entre as já referidas citações, o título, o vazio do céu azul e a escultura de faces humanas que são os protagonistas deste romance. É uma imagem luxuriante, uma composição inteligente e um cartaz que tanto encanta como seduz.

 




09. LINHA FANTASMA

 

linha fantasma phantom thread melhores posters

 

Outra fabulosa ilustração de um romance complicado do grande ecrã é este cartaz para “Linha Fantasma“, o mais recente filme de Paul Thomas Anderson e potencialmente o último trabalho de Daniel Day-Lewis enquanto ator. Esta é uma imagem de grande elegânica e equilíbrio, tanto a nível da composição como da paleta cromática, mas o grande golpe de génio em si exibido é a dinâmica das suas figuras humanas. À partida, o homem de costas e a observar a mulher de vestido parece ancorar a imagem e ser o centro da dinâmica de poder entre as duas figuras, mas o modo como a figura feminina se eleva e a composição inclui os seus lábios rubros elevam-na acima do seu companheiro. Se os críticos internacionais são de fiar, tal jogo de poder e domínio é uma excelente visualização do conflito interno desta aprente obra-prima.

 




08. THE FLORIDA PROJECT

 

the florida project melhores posters

 

O modo como, ao apoiar-se numa perspetiva infantil, Sean Baker consegue tornar uma paisagem cheia de pirosas lojas de lembranças e motéis degradados num mundo de fantasia é talvez o maior triunfo de “The Florida Project“. Essa mesma dinâmica visual está aqui presente, produzindo uma imagem energética, divertida e com um toque de melancolia poderoso e memorável.

 




07. STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI

 

Star Wars Os Ultimos Jedi melhores posters

 

Por muito que grande parte dos fãs mais ferrenhos da saga Star Wars se tenham vindo a mostrar descontentes com o mais recente filme do franchise, uma coisa é certa: este é o melhor poster oficial na história desta série de filmes. Com o uso de cor expressivo, registo ilustrativo meio retro e uma composição brilhantemente simples, este é um grandes cartazes do ano e, apesar de não ser tão belo ou inteligente como os que estão listados acima, é possivelmente aquele que mais pessoas vão recordar daqui a uma década.

 




06. THE POST

 

the post melhores posters

 

Para um filme como “The Post“, que tanto parecia ser mais um exemplo de Oscar buzz convencional antes da primeira onda de críticas positivas, este é um cartaz surpreendentemente estranho, com um soberbo uso de espaço vazio, da escadaria do poder de Washington para deliberadamente tornar as suas personagens pequenas e insignificantes. Num filme sobre ideais que transcendem qualquer tipo de drama humano este tipo de dinâmica visual é perfeita e memorável por ser tão estranha quando expressa num cartaz promocional.

 




05. ELE VEM À NOITE

 

ele vem a noite it comes at night melhores posters

 

Não há nada mais assustador que o desconhecido. É por isso que a escuridão da noite nos aterroriza e faz florescer em si pesadelos inimagináveis, escondendo tudo no seu manto negro. Tal realidade humana é tornada poster de cinema para um filme de terror neste maravilhoso design para a promoção de “Ele Vem à Noite“. É pena, portanto, que o filme não seja, nem de perto nem de longe, tão soberbo como os seus materiais publicitários.

 




04. RODA GIGANTE

 

roda gigante melhores posters

 

Este ano, mais nenhum filme usou a cor de modo tão exagerado, opulente ou luxuriante como “Roda Gigante” e, numa boa tradução da estética da obra cinematográfica em si, o poster para a nova obra de Woody Allen reflete isso mesmo sem, no entanto, copiar descaradamente o trabalho do lendário diretor de fotografia Vittorio Storaro, Apoiando-se num registo ilustrativo, este cartaz captura a sedução visual do filme, a beleza casual de Kate Winslet e a grotesca espetacularidade visual da Coney Island dos anos 50, vista através da janela.

 




03. A FORMA DA ÁGUA

 

a forma da agua melhores posters

 

2017 foi um ano de grandes histórias de amor no grande ecrã, mas nenhuma delas teve direito a um poster melhor que este para “A Forma da Água“, o filme em que Guillermo del Toro orquestra o romance entre uma mulher muda e uma criatura subaquática na América dos anos 60. A ilustração deste abraço, tão ternurento como erótico, é soberba e o modo como o resto da estrutura do poster é extremamente simples é uma escolha que demonstra extrema sagacidade. A expressão na face desta Sally Hawkins desenhada é talvez a mais bela visualização de rendição romântica e epicúria da arte promocional dos últimos anos. é impossível resistir-lhe.

 




02. O SACRIFÍCIO DO CERVO SAGRADO

 

The Killing of a Sacred Deer melhores posters

 

Se o cartaz de “A Forma da Água” está nesta lista pela sua beleza e encantadora expressão de amor e peculiar erotismo, este poster de “O Sacrifício do Cervo Sagrado” está aqui presente por razões quase diametralmente opostas. O que queremos com isto dizer é que este é um excelente cartaz devido ao modo como enerva e põe o seu observador num estado de desconforto. Isto é obtido pela mais simple das manipulações visuais, esticando as barreiras espaciais de um quarto de hospital até impossíveis extremos verticais e assim concebendo uma massa de vazio que se abate de modo quase violento por cima das suas pequenas figuras humanas. O melhor de tudo é que tal dinâmica é uma excelente tradução do próprio filme e não somente um triunfo isolado do material publicitário.

 




01. MÃE!

 

mae mother melhores posters

 

Não há muito a dizer em relação ao melhor poster de cinema de 2017. Este cartaz de “Mãe!“, o controverso pesadelo cinematográfico de Darren Aronofsky, é bizarro, aterrador, nojento, profano, belíssimo, elegante, inocente e perverso. É uma espetacular síntese visual do filme em si e um dos objetos promocionais mais instantaneamente icónicos do ano. Em suma, é um triunfo sem igual.

 

 

Para além deste top 25 dos melhores posters de 2017, ainda iremos fazer um top 10 sobre os melhores trailers do ano. Não percas a publicação desse artigo durante a primeira semana do novo ano!

[tps_footer][/tps_footer]

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1693 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.