Os melhores e piores posters da semana (11/12-17/12)

Uma paisagem assolada pelo horror da guerra, um duplo retrato funéreo e um possível assassinato destacam-se nos melhores posters da semana.

Quando se tenta “vender” um filme a audiências que nada sabem sobre ele, muitas vezes tenta-se salientar o seu divertimento ou valor de entretenimento lúdico. Ou seja, austeridade, seriedade e solenidade, são conceitos que, normalmente, são evitados em prol de prazeres mais levianos e indutores de reações mais simplesmente positivas. No entanto, por vezes temos projetos para os quais uma abordagem risonha é inapropriada, outras ainda onde a quebra de expetativas é conseguida através de uma abordagem séria a um material intrinsecamente movido de tais considerações e assim por diante.


 

OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Seguindo essa linha de pensamento, os cartazes que compões a nossa seleção dos melhores posters desta semana não são particularmente divertidos, mas sim solenes. Se bem que, num dos casos, essa relação entre riso e seriedade não é necessariamente antagónica.

 

dunkirk melhores posters

Primeiro, temos o primeiro poster para Dunkirk, o drama de guerra com que Christopher Nolan parece estar ativamente a tentar convencer a academia de Hollywood a conceder-lhe uma nomeação. É certo que, olhando de relance para este cartaz, podemos concluir que ele não passa de um cliché visual. Temos o habitual motivo de um homem de costas para audiência a observar uma paisagem desoladora em cores frias. No entanto, neste particular caso, esses clichés são bastante apropriados e o resultado final é um poster que promete algo tão épico como desolador, com uma escala de contrastes entre o monumental e o humanamente diminuto.

Vê Também: Dunkirk, novo filme histórico de Christopher Nolan, já tem trailer

 

the fate of the furious melhores posters

No caso do novo poster para The Fate of the Furious temos um peculiar uso de um tom de solenidade. Para quem tiver visto os passados filmes desta saga, seriedade estoica é a última coisa que lhes vem à cabeça quando se menciona uma nova sequela, pelo que este cartaz «é estranhamente chamativo, implicando algo surpreendente e novo. Para além disso, este retrato chiaroscuro é de uma beleza inesperada e, depois da morte de Paul Walker e sua homenagem no mais recente filme desta série, talvez um pouco de seriedade não seja assim tão incongruente.

 

the party melhores posters

Em relação a este poster para The Party a chave para a sua qualidade está na peculiar tagline que declara este filme como uma comédia de proporções trágicas. Tragicomédias não são nenhuma novidade mas a fusão desses dois impulsos dramáticos de aparente oposição continua a criar algum choque no espetador. Aqui, o uso de uma estética vintage, um esquema de cores que varia entre o preto-e-branco e um sanguíneo vermelho (uma paleta clássica), e precisas idiossincrasias como o ator em falta nas fotos do elenco elevam este cartaz acima de outros esforços semelhantes.

 


 

OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Depois da beleza dos melhores posters da semana, tentaremos não gastar muito latim nesta coleção de mediocridade. Afinal, os leitores também têm olhos capazes de ver e sofrer com a feiura destas seguintes propostas gráficas.

 

running wild poster

Conceito banal e execução trágica resultam num poster memorável pelas razões erradas.

 

certain women poster

Um filme de precisos e modestos visuais, delicados retratos humanos e subtil anti-drama merecia um cartaz bem melhor que esta banalidade genérica e inapropriadamente colorida.

Lê Ainda: Certain Women, em análise

 

la la land poster

Depois de uma série de espetaculares cartazes temos este exemplo castelhano onde algum designer se entusiasmou em demasia com o Photoshop e transformou um dos mais carismáticos casais do cinema atual em dois manequins de plástico sem vida.

 


Para a semana esta rubrica vai calhar precisamente na véspera de Natal. Será que os melhores posters vão ter algum comum tema natalício ou teremos algo completamente alienado do espírito festivo da data?


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *