"Pandora" | © Cohen Media Group

Os melhores (e piores) posters de fevereiro

De cabeças flutuantes a cavaleiros verdes, vamos explorar os melhores posters de cinema que foram divulgados no mês passado. Também damos uma olhadela aos piores.

A nossa rubrica sobre posters de cinema volta em 2020 com grande estilo. Ao invés de fazer análises semanais do que é divulgado no mundo dos cartazes de cinema, estes artigos serão mensais. Para começar, vamos explorar os posters de fevereiro. O que queremos com isto dizer, é que vamos avaliar os cartazes divulgados, pela primeira vez, entre 1 e 29 de fevereiro. Não se trata de uma celebração dos posters dos filmes em sala. Aliás, a maior parte do material promocional de Hollywood tende a anteceder a chegada dos filmes aos cinemas.

Como não podia deixar de ser, no entanto, o nosso top 10 mensal vem acompanhado por umas notas mais amargas. Podemos aplaudir os melhores posters do mês, mas também há que criticar os piores. Para começar, temos algumas menções desonrosas. Em nome da brevidade e para poupar a sensibilidade estética do leitor, limitámos esta coleção de mediocridade visual a um só slide. Aqui está…

Lê Também:
A Volta ao Mundo em 80 Filmes

OS PIORES POSTERS DO MÊS

um lugar silencioso 2 poster
© Paramount Pictures

Como já é costume, os piores posters do mês não são aqueles que mais ofendem as nossas vistas. Pelo contrário, são aqueles que transcendem a feiura para chegaram aos maiores epítetos imagináveis de mediocridade sem graça. Estas cabeças flutuantes e retratos banais são cronicamente esquecíveis. Não há nada pior na promoção de filmes que o anonimato estilístico. Em todos esses aspetos, o maior pecador do mês foi a sequela de “Um Lugar Silencioso”. São todos maus.




SIBERIA

siberia melhores posters
© Rai Cinema

As cabeças flutuantes nem sempre são uma má escolha para posters de cinema. Veja-se esta proposta minimalista para o novo filme de Abel Ferrara que estreou na Berlinale. A sugestão do famoso semblante de Willem Dafoe, sombras profundas e rasgos de azul são o suficiente para interessar o espectador sem cair em displicências estéticas.




MULAN

mulan melhores posters
© Disney

Os blockbusters da Disney raramente têm bons posters, a não ser no que se refere a cartazes alternativos que são divulgados mais próximos da estreia. Assim acontece com o remake de “Mulan” cujos posters principais desapontam, mas cuja abordagem mais ilustrativa encanta com suas linhas de tinta da China e registo simplificado.




VITALINA VARELA

vitalina varela melhores posters
© Grasshopper FIlms

O mais recente filme de Pedro Costa estreou em Portugal no ano passado, mas só em 2020 chegou às salas americanas. Para essa estreia nos EUA, foram concebidos novos posters, incluindo esta versão pintada. O que mais surpreende aqui são as escolhas cromáticas, recusando os contrastes cortantes do filme por uma paleta de pastéis que são mais evocativos da obra do que representantes da sua qualidade fotográfica.




ANTLERS

antlers melhores posters
© Fox Searchlight Pictures

Filmes de terror, por norma, têm bons posters. “Antlers” não foge à regra com este pesadelo de hastes ameaçadoras e uma criança aterrorizada no meio do caos visual.




O HOMEM INVISÍVEL

homem invisivel melhores posters
© Universal Pictures

Simplicidade retro e uma ideia brilhante, uma sombra sem corpo, são os ingredientes para um cartaz perfeito. “O Homem Invisível” está a conquistar críticas extraordinárias e, se possível, o seu poster para IMAX é tão ou mais impressionante que o filme em si.




PANDORA

pandora melhores posters
© Cohen Media Group

Pandora” é um filme da era doirada de Hollywood que foi restaurado e reposto nos cinemas americanos. Para tal produção, é uma ótima ideia focar os cartazes numa ideia de estrelato à moda antiga, quando os atores no grande ecrã eram personalidades quase divinas, ícones distantes da pequenez humana. Estas faces multiplicadas são tão belas e perfeitas que transcendem a humanidade, fazendo do rosto um ícone para os devotos da religião do cinema.




THE GREEN KNIGHT

the green knight melhores posters
© A24

É certo que as letras estilizadas são um pouco difíceis de ler, mas a qualidade geral deste poster é inegável. Mesmo não sabendo nada sobre “The Green Knight”, queremos descobrir os segredos por detrás desta estranha imagem banhada em vermelho sanguíneo e ouro brilhante.




THE FRENCH DISPATCH

the french dispatch melhores posters
© Searchlight Pictures

Os filmes de Wes Anderson são requintadas criações estéticas, aprumadas e detalhadas até se parecerem com sobremesas francesas em forma de cinema. Este cartaz ilustrado segue a mesma linha de pensamento e estilo, estando cheio de pormenores humorísticos e uma paleta pastel a dar harmonia a toda a composição.




CANDYMAN

candyman melhores posters
© Universal Pictures

A iconografia de terror pode ser tão poderosa que um mero objeto é suficiente para estimular calafrios no espectador. Esta proposta minimalista, onde só a ponta de um gancho e as abelhas ominosas de “Candyman” marcam presença, é uma ótima maneira de anunciar a chegada de um novo sucesso de terror.




A CAÇADA

a caçada melhores posters
© Universal Pictures

Quando um filme está tão envolto em polémica como “A Caçada” o melhor a fazer é capitalizar na controvérsia. Certamente é uma melhor abordagem que fingir que nada aconteceu, mesmo que o efeito final seja um tanto ou quanto desavergonhado. É claro que noções de modéstia e vergonha não têm lugar em considerações sobre boa publicidade. Enquanto objeto profissional, este poster é perfeito.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1693 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.