"O Espaço Entre Nós" | © Pathé

Os melhores posters de março

Desde ossadas tornadas em máscaras a retratos interplanetários, vem examinar a beleza dos melhores posters do mês passado. Também há tempo para dar uma olhadela ao pior dos piores.

Nos tempos que correm, não há muitos que promover no que se refere a novas estreias. Com os cinemas fechados por todo o mundo, a necessidade de posters e cartazes promocionais diminui drasticamente e a oferta veio a refletir essa dinâmica. Contudo, mesmo no meio de tamanha escassez, é possível encontrar algumas réstias de beleza e maravilha gráfica.

Também nos deparamos com alguns estafermos é claro. Como já fizemos outrora, no mesmo gesto que celebramos o bom, vamos criticar o mau. Só que, quando o desespero público está generalizado, demasiado negativismo não nos parece muito apropriado. Por isso, só há um fracasso gráfico a atacar e dez joias estéticas a homenagear.

Lê Também:
A Volta ao Mundo em 80 Filmes

Sem mais demoras ou conversa fiada, aqui ficam os melhores posters da semana e o pior também. Começamos com os comentários mais amargos e terminamos com o mais triunfal dos sucessos…

O PIOR POSTER DO MÊS

melhores posters pior lista clover
© Virtuoso Films

O mês de março foi cheio de cartazes desinspirados, especialmente aquele género de design em que se tentam encaixar fotos de todo o elenco numa montanha de mau Photoshop. Desse tipo de poster, o pior de todos foi “Clover”, onde a conceção e a colagem são criativamente desoladas, mas a execução técnica é ainda pior.




10. THE WRETCHED

melhores posters the wretched
© IFC Midnight

É certo que a ideia base deste poster não é particularmente arrojada, mas funciona. O foco de tudo são as ossadas sinistras, apresentadas quase como uma máscara.




9. MULAN

melhores posters mulan
© NOS Audiovisuais

Por falar em ideias simples, mas eficazes, este poster para o novo “Mulan” evoca o material promocional do filme original de animação. Tudo depende do uso marcante do vermelho e uma pose instantaneamente reconhecível. Melhor que os trailers, este cartaz mostra como a modernização deste clássico pode ser uma ideia que não só é viável, como é excitante do ponto de vista estético.




8. RESISTANCE

melhores posters resistance
© IFC Films

Por vezes, uma boa foto é tudo o que é preciso. Neste caso, a escolha da imagem é a chave para o sucesso da proposta gráfica e a escolha de ocultar a cara do ator principal funciona a favor do poster. O mistério é melhor que a clareza desinteressante.




7. SEVEN STAGES…

melhores posters seven stages
© Company X

O título completo deste filme é “Seven Stages to Achieve Eternal Bliss by Passing Through the Gateway Chosen by the Holy Storsh”. Enfiar tamanha torrente verbosa num cartaz é uma proposta difícil, mas este cartaz consegue. Em parte, o seu triunfo devém da simplicidade gráfica da proposta, que faz com que o cartaz pareça uma colagem infantil ou quiçá um diorama cheio de charme artesanal.




6. TIGERTAIL

melhores posters tigertail netflix
© Netflix

Uma imagem vale mais que mil palavras. Tal como acontece com o poster de “Resistance”, “Tigertail” exibe que a escolha de uma boa fotografia pode ser um caminho para o sucesso fácil no que se refere ao design de posters. Aqui, o espaço vazio diante da personagem tanto sugere melancolia como esperança, é ominoso e belo no mesmo gesto.




5. THE OTHER LAMB

melhores posters the other lamb
© IFC Films

Não há sujeito fotográfico mais expressivo ou poderoso que a face humana. Quando a ideia por detrás de um poster depende da projeção de medo, o melhor a fazer é centrar tudo na cara assustada de um prodigioso ator. A cara fragmentada de Raffey Cassidy sugere um pesadelo cinematográfico perfeitamente imperdível.




4. MULHER-MARAVILHA 1984

mulher maravilha 1984 melhores posters
© NOS Audiovisuais

Em relação a este poster, o que mais interessa são as cores, este caleidoscópio alucinatório que envolve a figura da Mulher-Maravilha. Uau!




3. AKIRA

melhores posters akira
© Toho

Um dos filmes de animação mais visualmente cativantes de todos os tempos tem direito a um grande poster para o seu regresso ao grande ecrã. Esta inclusão não é nada de surpreendente, mas temos que admirar a arte de “Akira”.




2. ANTEBELLUM – A ESCOLHIDA

melhores posters antebellum
© Lionsgate

Há muito cinema de terror nesta seleção. Muito vermelho também. Aqui, no poster de “Antebellum, essas duas vertentes cruzam-se em gloriosa sinergia. Esta borboleta sangrenta a amordaçar a cara amedrontada de Janelle Monáe aterroriza e fascina em igual medida.




1. NO ESPAÇO ENTRE NÓS

proxima melhores posters o espaco entre nos
© Pathé

Mãe e filha separados pelo espaço, tanto a nível de narrativa como de design. Este cartaz britânico para “Proxima”, também conhecido como “No Espaço Entre Nós”, comove e evoca os temas do filme com uma habilidade rara. Além disso, é um cartaz belíssimo que adoraríamos ter a decorar as nossas paredes.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1693 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.