Os melhores e piores posters da semana (18/12-24/12)

Apesar da nossa seleção dos melhores posters da semana ser marcada pelo positivismo da época festiva, os posters em questão têm pouco de natalício.

Como seria de esperar, apesar da época cheia de festividades em que nos encontramos, o mundo dos posters de cinema não está muito para aí virado. Afinal, as grandes apostas dos estúdios de cinema em termos de cinema natalício e entretenimento familiar já estão nos cinemas. Agora, na verdade, é época de começar a preparar as estreias do início de 2017, incluindo dos filmes de terror e ação que, como já é tradição, invadem as salas na Primavera, em rescaldo da Awards Season e antes dos blockbusters de verão começarem a assaltar as carteiras das grandes audiências.


OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Como estamos na altura de dar presentes e nos sentirmos afortunados pelo que de positivo há no mundo, escolhemos expandir um pouco a nossa coleção semanal dos melhores posters.

 

melhores posters john wick

Primeiro, temos o novo cartaz de John Wick: Chapter 2, onde os designers conseguiram miraculosamente sintetizar os grandes pontos fortes do filme original. Keannu Reeves, violência desenvergonhada e um uso de artifício estilizado que dá a toda a carnificina uma pátina de deliciosa sofisticação estética, aqui manifestada nas escolhas cromáticas.

 

melhores posters the autopsy of jane doe

De seguida, temos uma proposta mais virada para o terror. É certo que os designers do novo cartaz de The Autopsy of Jane Doe se podiam ter acalmado com o Photoshop, pois a atriz principal parece quase imaterial tal é a suavidade da sua tez, mas essa desumanidade apenas torna este poster mais visceralmente desconcertante.

 

melhores posters

Outro exemplo do que de melhor o terror cinematográfico tem para oferecer, é este novo cartaz de A Cure for Wellness onde o uso de espaço negativo é de particular destaque, exacerbando o desconforto arrepiante da imagem principal de uma mulher que se banha na companhia de viscosas monstruosidades.

 

melhores posters dying laughing

Num registo completamente diferente temos a simplicidade cómica, e ligeiramente grotesca, deste cartaz de Dying Laughing. O cor-de-laranja agressivo do fundo e a natureza grosseira dos retratos a preto-e-branco é de particular inspiração.

 

melhores posters loving

Finalmente, temos um novo poster francês para Loving. O casal, cuja história verídica inspirou este filme de Jeff Nichols, nunca se consideraram heróis ou figuras de particular importância, e o filme segue essa mesma modéstia ao despir a sua luta por direitos civis de qualquer sombra de sensacionalismo. No mesmo tom, os posters de Loving têm-se destacado pela sua simplicidade e comedida beleza, resultando em cartazes como este: romântico, simples e clássico.

Lê Também: 69º Festival de Cannes (Dia 6) | Noite Americana

 


MENÇÃO ESPECIAL

Depois de nos ter deixado uma mensagem nos comentários do facebook, apresentamos aqui um poster alternativo para Rogue One da autoria dum leitor da Magazine HD, Pedro Baltarejo.

 

melhores posters rogue one star wars

Nesta proposta gráfica podemos ver, numa composição minimalista, uma das imagens mais memoráveis instantaneamente icónicas de Rogue One – a Estrela da Morte em ação, ao mesmo tempo que causa um eclipse devido ao seu planetário tamanho.

Consulta Também: O vestuário de Rogue One: Uma História de Star Wars

 


OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Não querendo obscurecer a luminosidade do espírito festivo com demasiado negativismo, aqui fica o nosso único exemplo de um mau poster de cinema para esta semana.

 

lion poster

Para essa especial desonra, escolhemos este cartaz francês para Lion. Apesar do seu ligeiro sentimentalismo, este é um filme de surpreendente qualidade que merece muito mais do que ser comparado a Quem Quer Ser Bilionário? (um filme que, para muitas pessoas, é o pior vencedor do Óscar de Melhor Filme das últimas décadas). Mas, independentemente de qualquer consideração qualitativa em relação ao filme premiado de Danny Boyle, é insano que uma tão pueril citação crítica ocupe mais espaço e destaque que o próprio título do filme que está a ser promovido.

Lê Ainda: Lion – A Longa Estrada Para Casa, em análise

 


Boas festas a todos os nossos leitores e avisamos que, para a semana, esta rubrica terá uma edição muito especial para celebrar o fim de 2016. Não percas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *