Os melhores e piores posters da semana (15/01-21/01)

O estilo de bigode mais infame de sempre, o hedonismo da juventude polaca e a beleza de Kristen Stewart são os elementos principais dos melhores posters da semana.

Mais uma semana de 2017 e voltamos a ter uma enchente de cartazes de filmes que em 2016 passaram pelos festivais de cinema, onde arrecadaram aclamação crítica, e agora finalmente chegam ao circuito comercial. Entre documentários e obras europeias há muito por onde escolher e, para além disso, temos ainda o início das campanhas promocionais de uma panóplia de novas produções televisivas americanas, se bem que a qualidade dessas propostas publicitárias não prima pela qualidade, se estivermos a ser honestos.

 


OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Começamos com dois cartazes a promover dois fascinantes documentários que, infelizmente, ainda não têm nenhum tipo de distribuição planeada para Portugal.

 

the last laugh melhores posters

Primeiro, temos o cartaz para The Last Laugh, onde se examina a peculiar e controversa relação entre o Holocausto e a comédia. Desde a proeminência do título, que é ume referência a um dos mais belos e trágicos filmes expressionistas dos tempos da República de Weimar, ao jogo iconográfico do bigode Hitler e Charles Chaplin, este cartaz é uma maravilhosa e elegante depuração dos controversos temas do seu documentário.

Lê Também:
Princesa Diana representada no cinema e na televisão

 

all these sleepless nights melhores posters

Cada vez mais a membrana porosa que separa as definições de ficção e documentário parece uma idiótica convenção do passado e obras como All These Sleepless Nights apenas vêm intensificar tal processo de crescente irrelevância. O trailer do filme é particularmente bom a sublinhar tal natureza transgressora de convenções, mas o seu poster é igualmente brilhante, evitando os clichés do poster de documentário e escolhendo uma estética colorida, com o título em destaque, que salienta a qualidade hedonista e juvenil do filme.

Lê Também: DocLisboa ’16 | Grandes vencedores e observações finais

 

personal shopper melhores posters

Finalmente, saímos do panorama do cinema documentário e seus híbridos para falarmos do novo cartaz internacional para Personal Shopper, o mais recente filme de Olivier Assayas. Tal como a maioria dos cartazes desta estranha, complexa e ocasionalmente bizarra obra, este novo poster vai buscar a sua imagética à sugestão estilística dada pelo título, omitindo outros elementos do filme muito mais importantes que a sua ligação ao mundo da moda e da celebridade moderna. Esse mistério funciona de modo soberbo e resulta em imagens como esta foto de Kristen Stewart, elegante mas sedutoramente enigmática.

Lê Também:
Princesa Diana representada no cinema e na televisão

Lê Ainda: Personal Shopper, em análise

 


OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Depois da elegância e minimalismo astuto dos melhores posters da semana chega a altura de falarmos dos piores, onde, de modo geral, a banalidade é o pecado predominante.

 

alone in berlin poster

Atores flutuantes, composição desinspirada e confusa combinada com mau Photoshop #1.

 

girlfriend's day poster

Atores flutuantes, composição desinspirada e confusa combinada com mau Photoshop #2.

 

Por fim, temos um trio de posters para séries de televisão que estão prestes a estrear. Esperamos que, para o bem dos seus criadores, os projetos finais sejam um pouco menos genéricos ou soporificamente aborrecidos que estes posters.

 


Para a semana talvez tenhamos presença televisiva entre os melhores posters ou, se calhar, volta-se a repetir o que aconteceu hoje e apenas o cinema mais obscuro de festivais terá direito a entrar na nossa seleção celebrativa. Não percas!

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *