Os melhores e piores posters da semana (12/06-18/06)
Assassinos sombrios, rainhas fantasiosas e o olhar cortante da magnífica Rachel Weisz dominam a nossa seleção dos melhores posters da passada semana.
É crescentemente usual vermos no panorama atual dos cartazes de cinema, referência a estilos passados, tanto de cinema como de outras artes visuais. Isso é particularmente notório quando os designers recorrem à ilustração como base para os seus trabalhos, mas os resultados variam grandemente. Por vezes algo pode ser uma inteligente homenagem com respeitável impacto gráfico, outras vezes é apenas uma obra de mediocridade reacionária e fortemente desinspirada.
OS MELHORES POSTERS DA SEMANA
Na nossa seleção dos melhores posters da semana, revisitamos um filme que já passou pelas salas portuguesas e antecipamos duas obras que ainda não chegaram sequer às salas internacionais.
Para começar, temos cinco posters alternativos para O Conto dos Contos. A fantasia barroca de Matteo Garrone já fez a sua passagem pelos cinemas portugueses, mas muitos mercados internacionais ainda não tiveram o prazer de experienciar as suas diabólicas visões, pelo que continuamos a ter novos cartazes como estes, onde a ilustração confere a todo o design uma atmosfera primitiva e desconcertante na sua peculiar beleza.
Lê Também: O Conto dos Contos e a fantasia barroca dos seus figurinos
Longe de tentar emular impressões setecentistas como o exemplo anterior, o poster de Intruder vai buscar a sua inspiração aos filmes de terror dos anos 80. Isso é principalmente presente no seu uso de simples imagética de terror e cores fortes, que colocam o título em gritante destaque. A abordagem fotográfica e com baixa distância focal acrescenta um toque moderno a esta imagem memorável.
Finalmente, temos um cartaz imensamente simples e que, com alguns ajustes poderia muito bem acabar na lista dos piores posters da semana. O facto é que existem milhões de cartazes cujo único elemento visual é a face dos seus atores, mas o que destaca o poster de Denial é a composição em si, que obscurece os rostos masculinos, monólitos indefinidos de expressão severa, e nos destaca o olhar cortante de Rachel Weisz, que nos observa de frente, perfeitamente focada e dilacerante. O resultado final é muito simples e básico, mas soberbamente eficaz.
OS PIORES POSTERS DA SEMANA
Infelizmente, nem tudo é bom no mundo dos posters de cinema, pelo que chegamos aos piores da semana.
Tal como nos melhores posters da semana, a seleção negativa tem um filme que marca presença repetida. Neste caso, é The Shallows, um filme cuja equipa de marketing parece finalmente ter desistido de violentar os olhos do público inocente com os seus crimes de mau Photoshop. Em vez disso, decidiram aborrecer as audiências até à morte com um cartaz que é literalmente um still de Blake Lively no filme com a informação textual por cima.
Lê Ainda: Blake Lively sozinha no mar em The Shallows
É claro que a semana não estaria completa sem os habituais crimes de Photoshop, é Neron tem todo o prazer em ocupar o lugar de The Shallows neste pódio de desonra. No entanto, a maior atrocidade deste monstruoso cartaz nem é mesmo a sua aberração gráfica, mas sim a expressão na cara de Eric Roberts que parece estar confuso em relação ao filme que está a promover. Atenção que isto é um drama de terror e não uma cringe comedy.
Por último temos um poster que parece ter nascido da mente de um designer que em tempos ouviu alguém elogiar cartazes ilustrados para filmes. É claro que normalmente as ilustrações são de algum mérito e não se parecem com um filtro rápido aplicado no iPhone como acontece no poster de Ava’s Impossible Things.
Será que veremos mais filmes a marcarem repetida presença para a semana, ou será a nossa seleção dos melhores e piores posters da semana uma coleção de novos títulos? Não percas!