Os melhores e piores posters da semana (27/11-03/12)
A arma de destruição mais eficaz do Universo e a paixão de um casal sob os céus estrelados de Los Angeles são as imagens que caracterizam os melhores posters da semana.
Mais do que qualquer outro fator influente, é a estreia impendente de Rogue One que domina a nossa seleção dos melhores posters da semana. Com essa auspiciosa data quase a chegar, as distribuidoras estão a disponibilizar uma coleção de posters cada vez maior. Se The Force Awakens se apoiou na estética clássica do marketing da saga Star Wars, este primeiro spin-off está a seguir um caminho diferente, procurando sugerir novas soluções visuais, igualmente memoráveis e icónicas.
OS MELHORES POSTERS DA SEMANA
Seguindo essa linha de pensamento, a nossa seleção dos melhores posters da semana começa com um novo cartaz alternativo para Rogue One: A Star Wars Story.
Aqui temos uma proposta de alto contraste gráfico, usando a forma circular da Death Star como principal elemento unificante, como uma lua gloriosa a iluminar as silhuetas das pessoas decididas a destrui-la. A melhor parte é a linha horizontal que separa o poster ao meio e sugere a falha estrutural da Death Star que, futuramente, irá levar à sua completa aniquilação.
Outro cartaz que usa a Death Star no seu fundo é esta proposta horizontal para o mercado britânico. Aqui, o tamanho planetário da estrutura assassina é sugerido ao tornar a sua magnitude num céu azul, cuja harmonia cromática é quebrada, em primeiro plano, pela brancura clínica dos Stormtroopers. É uma imagem tão bela como ameaçadora e surpreendentemente simples.
Lê Também: Star Wars | O glorioso vestuário de O Despertar da Força
Finalmente, temos aqui um cartaz para um filme que não o epónimo Rogue One. Com o início da Awards Season, certos filmes estão a confirmar-se como frontrunners e, consequentemente, estão a conquistar cada vez mais mercados internacionais desejosos de ter nos cinemas o filme destinado a ser coroado como o Melhor de 2016. Tal é o caso de La La Land que aqui continua a sua majestosa coleção de posters com esta proposta colorida, romântica e de encantadora beleza.
Lê Ainda: La La Land eleito melhor filme pelos New York Film Critics Circle Awards
OS PIORES POSTERS DA SEMANA
Do mesmo modo que a nossa seleção dos melhores posters foi caracterizada pela cor, fantasia e uso sagaz de ícones populares, a coleção dos piores é um verdadeiro festim de falta de criatividade.
Primeiro, temos este cartaz de Festa de Natal da Empresa onde se utiliza a tão banal e enfadonha solução gráfica de dividir o elenco em linhas horizontais separadas por uma cor sólida. Medíocre!
Depois, temos estas duas monstruosidades de Why Him? onde supomos que não tenha sido gasto mais do que um quarto de hora de trabalho e a energia cognitiva de um neurónio apenas.
E, por último, temos este cartaz de Menorca onde, devido ao puritanismo americano, foram acrescentados biquínis às duas atrizes que, na versão original do poster, estavam topless. Não que, verdade seja dita, qualquer das duas versões seja particularmente merecedora de admiração.
Para a semana, será que Rogue One continua a marcar presença ou teremos novos filmes a aparecerem, pela primeira vez, na nossa seleção semanal dos melhores posters?