Os melhores e piores posters da semana (04/09-10/09)

A mediocridade reina na seleção de cartazes desta semana, onde os piores são muitos mais numerosos e incontornáveis que os melhores posters.

Nesta rubrica, normalmente tentamos celebrar a excelência no design de cartazes de cinema, mas, esta semana, as escolhas para os piores foram tão numerosas que a mediocridade é o que está aqui em voga. No entanto, no meio dos horrores de mau Photoshop e espaço estupidamente vazio, também conseguimos encontrar algumas maravilhosas obras. Três, para sermos mais específicos.

 


 

OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Antes de chegarmos ao já mencionado tsunami de miséria visual, começamos por saborear a sofisticação estética dos posters que escolhemos como os melhores da semana.

 

deepwater horizon melhores posters

Primeiro, temos o cartaz de Deepwater Horizon, onde o célebre desastre ecológico centrado na petrolífera titular é palco para mais uma aventura blockbuster de ação com Mark Whalberg. Por muito sensacionalista que essa proposta possa parecer, o material promocional do filme tem sido surpreendentemente solene e elegante. O uso dos farrapos de petróleo a contaminarem a água é um elemento visual particularmente memorável neste novo cartaz.

Lê Também: Venice Sala Web | Franca: Chaos and Creation, em análise

 

kubo melhores posters

De uma paisagem aquática do mundo real, passamos a uma versão fantasiosa das paisagens montanhosas do Japão. Sem copiar de modo algum o estilo gráfico da pintura ou da ilustração japonesa, os designers deste cartaz para Kubo e as Duas Cordas conseguiram, mesmo assim, sugerir essa estética, ao mesmo tempo que telegrafam à audiência alguns dos mais importantes elementos visuais do seu filme.

 

free fire melhores posters

Finalmente, depois de dois posters paisagísticos, temos um cartaz mais virado para o surreal. Neste caso, os designers do poster de Free Fire parecem estar a tentar captar a nossa atenção com um bouquet de braços e mãos armadas. Se essa era intenção, parabéns. Missão cumprida!

 


 

OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Esta semana os piores posters são o dobro dos melhores e, para não nos sufocarmos com o nosso próprio negativismo, vamos tentar passar por esta coleção de tristezas o mais rapidamente possível. Sabemos que pode ser difícil e doloroso, mas acompanhem-nos…

 

melhores posters

Em primeiro lugar, temos o cartaz de Collateral Beauty, uma proposta visual tão enfadonha que é capaz de nos pôr a dormir se olharmos para ela demasiado tempo. Seguinte!

 

melhores posters

Longe de nos causar sonolência, o cartaz de In the Valley of Violence, apunhala os nossos olhos com o seu catastrófico exemplo de mau Photoshop, obviamente criado por um alien que nunca viu um ser humano na vida. Pior ainda é o título derivativo do filme, mas isso não é culpa do extraterrestre em questão.

 

melhores posters

O novo poster de Inferno tem Photoshop quase tão mau como o do cartaz anterior, mas pelo menos no outro tínhamos a mostra de algum esforço interplanetário, aqui apenas temos mais feiura e a confirmação que Tom Hanks e Felicity Jones apenas deixaram que lhes tirassem uma foto durante todas estas filmagens. Nós compreendemos, afinal que ator respeitável quer ter isto no seu currículo?

 

melhores posters

Os designers por detrás do novo poster para The 9th Life of Louis Drax tinham mais material fotográfico que os de Inferno, pelo que decidiram misturar umas quantas opções sem se preocuparem com a direção da luz, proporções, sensibilidade estética, bom gosto ou nenhum outro desses detalhes sem importância. Para violentarem ainda mais as audiências indefesas, eles decidiram espetar no poster uma das piores escolhas de font de que há memória nos últimos anos.

 

melhores posters

Com medo de serem acusados de semelhantes atividades criminais contra os olhos do público, os responsáveis pelo novo poster de Jack Reacher: Never Go Back decidiram manter o seu cartaz perfeitamente simples, desinspirado e entediante. Tom Cruise, pela sua parte, parece estar tão insatisfeito com este cartaz como nós. Olhem só para aquele olhar de lado carregado de aborrecido desprezo.

Lê Ainda: Jack Reacher – análise

 

melhores posters

Pelo meno.s a expressão facial de Cruise sugeria alguma vida por detrás dos seus olhos. Por outro lado, o poster de Passengers parece ser formado por dois grandes planos das estátuas de cera que o Madame Tussaud’s tem de Jennifer Lawrence e Chris Pratt. Ou então os produtores do filme decidiram fazer umas violentas lobotomias às suas estrelas, antes de comporem este primeiro cartaz do filme no PowerPoint.

 


Bem, já acabou esta viagem pela mediocridade gráfica. Esperemos que para semana a situação seja melhor e a seleção dos melhores posters da semana consiga ser mais preenchida. Quer dizer, não pode ser pior, certo?


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *