Os melhores e piores posters da semana (09/10-15/10)

Um par de assombrosos olhos azuis, uma jaula em forma de coração e sombras expressionistas marcam presença nos melhores posters da semana.

Outubro é o mês do Halloween e, como tal, também é o mês onde a grande maioria dos estúdios e distribuidoras de Hollywood gosta de despejar os seus vários títulos de terror anuais. Para fãs de posters de cinema, isto tem os seus benefícios pois, como já deverá ter dado para perceber nesta rubrica, o cinema de terror e suas imagéticas clássicas tendem a resultar em posters bastante impactantes e memoráveis. Como tal, esta semana, enquanto caminhamos a passadas largas para o Dia das Bruxas, a nossa seleção dos melhores posters da semana é dominada por este horripilante género cinematográfico e por outras obras que, apesar de não serem de terror, partilham alguma da sua linguagem cinematográfica.


 

OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Começamos por um filme de terror que até passou pelo MOTELx mas que ainda não teve oportunidade de passar comercialmente pelas salas de cinema mundiais.

 

pet melhores posters

Pet conta a história de um homem que aprisiona a mulher com quem está obcecado, colocando-a numa jaula numa sala escondida na cave secreta de uma clínica veterinária. Neste genial cartaz, a jaula é transmutada num coração, tornando o macabro símbolo de cárcere emocional e física numa imagem de romantismo imaginado por M. C. Escher. Brilhante, desconcertante e memorável.

Lê Também: MOTELx ’16 | Pet, em análise

 

shut in melhores posters

Uma imagem típica do cinema de terror que tem as suas origens no Expressionismo Alemão e que ainda perdura até aos dias de hoje é o de luz filtrada a partir de persianas ou janelas. Neste cartaz francês para Shut In, essas afiadas sombras e jogos de luz são levados a um extremo de estilização gráfica que rasga a face amedrontada de Naomi Watts em monocroma. Maravilhoso e arrepiante, sem deixar de ser belo e chamativo.

 

animais noturnos nocturnal animals tom ford melhores posters amy adams

Finalmente, temos o novo cartaz para Animais Noturnos, o segundo filme de Tom Ford que Ganhou o Grande Prémio do Júri em Veneza. Neste filme de inspiração noir, grande parte da narrativa passar-se-á supostamente numa versão ficcionalizada da realidade imaginada pela personagem de Amy Adams enquanto esta lê um livro escrito pelo seu ex-marido. Neste cartaz, essa relação entre o homem do film noir, negro, misterioso e ameaçador, e a mente da leitora é visualizado de forma elegante, chamativa e que evita a desnecessária literalidade.

Lê Ainda: 15 Filmes para ver até 2016 terminar – Indies | Animais Noturnos

 


 

OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Da inspiração do cinema de terror e suas assustadoras imagéticas, passamos ao tédio dos piores cartazes desta passada semana. Avancemos…

 

collateral beauty

Aborrecido, genérico e não merece ser alguma vez associado à palavra “beauty”, mesmo que seja apenas Collateral Beauty. Uma terrível piada para um terrível cartaz. Seguinte!

 

jack reacher

Ainda mais genérico e uma afronta ao carisma de Tom Cruise que, não obstante os seus comportamentos offscreen, não merece este tipo de deplorável tratamento pela parte dos designers responsáveis pelo material promocional de Jack Reacher 2.

 

inferno tom hanks melhores posters

É claro que, comparado com o que os designers de Inferno fizeram a um irreconhecível Tom Hanks, isso é completamente anódino. Como é possível que todos os cartazes de Inferno sejam tão maus? Será que a distribuidora do filme está, na verdade, a fazer uma experiência de marketing? – Vamos ver se conseguimos fazer um sucesso de bilheteiras com a mais hedionda publicidade a alguma vez afrontar os olhos inocentes da cinefilia mundial.

 


Com estes três deploráveis posters, a nossa seleção dos piores da semana foi absolutamente dominada por filmes que já anteriormente tinham passado pela nossa rubrica. Será que, para a semana, vamos ter nomes novos, ou esta repetição de mediocridade e incompetência visual vai perdurar?


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *