Melhores Posters de Setembro

Os melhores posters de setembro

Desportistas derrotados, realizadores brutalizados e crucifixos ominosos são algumas das imagens em evidência entre os melhores posters do passado mês de setembro.

Depois de meses de ausência, a nossa rubrica sobre os melhores posters de cinema e TV regressa em toda a sua glória passada. Outrora focámo-nos em coleções semanais de cartazes, dividindo as atenções entre os melhores e os piores da semana. Nesta nova versão da rubrica, iremos reunir e apresentar os melhores exemplos de todo um mês, a começar com setembro.

Com essas introduções resolvidas, passemos aos critérios da nossa escolha. Como sempre, tudo varia de caso para caso e é tudo extremamente subjetivo. Contudo, há um valor comum aos vários exemplos desta listagem. Referimo-nos ao facto de que estes posters são objetos promocionais cuja principal função é cativar potencial público e motivá-lo a ver o filme ou série a ser promovido.

Por outras palavras, propostas banais e anónimas são descartadas em favor de cartazes com visuais surpreendentes e, de certo modo, cativantes. Há muitas maneiras de designers conseguirem alcançar esse objetivo, ora por maximalismo e ruído visual, ora por minimalismo e contenção, ora por jogos imagéticos divertidos ou uso ousado de contrastes cromáticos. Tudo é válido, desde que agrade ao olho e nos chame a atenção

Lê Também:
De Supergirl a Captain Marvel | A História de super-heroínas no cinema

Aqui fica o primeiro dos posters que escolhemos:

25.DARK PHOENIX

melhores posters dark phoenix
Este poster para “Dark Phoenix”, o próximo capítulo na saga X-Men, é somente um teaser, pelo que esta silhueta com um fundo colorido representa um agradável primeiro convite a prestarmos atenção a esta nova aventura. Trata-se de uma imagem que sugere mistério e misticismo, sem trair a estética regente neste franchise.

Para descobrires quais foram os restantes 24 posters que selecionámos como os melhores do mês, basta seguires as setas. Os vários cartazes estão ordenados por ordem de preferência, sendo que aquele que está em primeiro lugar é a nossa escolha para melhor poster de setembro.




24.O PREDADOR

melhores posters predador
“O Predador” não teve a campanha promocional mais fácil do mundo, considerando as críticas tépidas e toda a controvérsia despoletada pelas revelações de Olivia Munn. Com isso dito, alguns dos seus elementos publicitários, como este cartaz ilustrado têm considerável interesse estético, sugerindo uma visão inspiradamente moderna de um clássico.




23.MY DINNER WITH HERVÉ

melhores posters my dinner with herve
O poster de “My Dinner with Hervé” parece um objeto de coleção dos anos 70 ou 80, com sua paleta cromática garrida e uso de néones. Esse aspeto vintage é extremamente apropriado para o tema do docudrama sobre a vida de um ator anão, sua chegada à ribalta e subsequente queda em desgraça. A expressão untuosamente arrogante na cara de Peter Dinklage é a cereja no topo do bolo.




22. AGGRETSUKO

melhores posters aggretsuko
Em nome da honestidade, convém dizer que este poster para “Aggretsuko” não é nenhum design particularmente genial e deve tudo ao design da série que está a promover. Contudo, é impossível negar o apelo desta ilustração e sua adorável agressividade performativa.




21.UM PEQUENO FAVOR

melhores posters um pequeno favor
Este cartaz é uma sumarização da estética do filme, entre estilos retro dos anos 60 e um gosto por detalhes isolados promovido nas redes sociais como o Instagram. Melhor ainda, o poster remete para os gráficos dos créditos iniciais deste thriller cheio de humor e muita elegância.




20.NIGERIAN PRINCE

melhores posters
Por vezes, um cartaz só necessita do bom uso de cor para ser um triunfo. Tal é o caso deste cartaz para “Nigerian Prince”, onde as cores da bandeira da Nigéria servem de fundo abstrato, enquanto as figuras vestidas em tons vivos acrescentam um contraste dinâmico e visualmente magnético.




19.TYREL

melhores posters tyrel
Sendo uma comédia dramática sobre tensões raciais nos EUA, “Tyrel” é um filme que sugere conflito e causticidade. Contudo, longe de exacerbar essa mesma qualidade, o poster escolhe o caminho da modéstia e solenidade, conjurando uma imagem simples e imbuída por uma nobreza que é tão elegante como chamativa.




18.BORDER

melhores posters border
A julgar pelas descrições do seu enredo e as muitas reações críticas que têm seguido o filme, “Border” parece ser uma das propostas cinematográficas mais bizarras do ano. O primeiro poster da obra seguiu essa estranheza, mas nesta nova proposta, há uma simplicidade admirável. Graças às cores e à composição, quase cheiramos o ar frio que permeia a paisagem. Além disso, as duas figuras na água a olhar para cima, remetem para uma ideia de jubilo e liberdade meio primordial que, juntamente com a paisagem, resulta numa imagem quase romântica.




17. CHILLING ADVENTURES OF SABRINA

melhores posters chilling adventures of sabrina
Um sorriso matreiro e umas inquietantes sugestões de iconografia satanista é a combinação perfeita para apagar a imagem clássica da bruxa Sabrina e indicar que esta reinvenção da Netflix é uma história muito diferente. Mal podemos esperar para descobrir as “Chilling Adventures of Sabrina”!




16.CHANNEL ZERO: THE DREAM DOOR

melhores posters channel zero
“Channel Zero” é uma série antológica e “The Dream Door” é o seu próximo episódio. Considerando a qualidade onírica do título e o pesadelo sugerido pela coleção de histórias de terror, esta imagem confusa, mas bombasticamente colorida, sugere algo pedido no mundo de sonhos tingidos por inexorável violência.




15.AQUARELA

melhores posters aquarela
Um título e uma imagem em drástico contraste é uma fricção visual que pode fazer todo um poster. Este cartaz para “Aquarela” prova isso mesmo com a sua ingenuidade modesta e inegável interesse visual sugerido pela onda em abstração.




14.BOHEMIAN RAPSODY

melhores posters bohemian rapsody
Freddy Mercury obscurecido pelas letras imortais que cantou numa imagem a escorrer influências pop em tons garridos. Assim é este poster para “Bohemian Rapsody”, o docudrama biográfico sobre o vocalista dos Queen. Trata-se de uma proposta óbvia, mas inegavelmente eficaz.




13.IF BEALE STREET COULD TALK

melhores posters if beale street could talk
Adaptado de um romance de James Baldwin e realizado por Barry Jenkins, “If Beale Street Could Talk” constitui uma narrativa densa em ideias sociopolíticas e imbuída por causticas doses de conflito e indignação face à injustiça. Apesar disso, a humanidade latente à sua história é a âncora que estabiliza e dá poder ao seu discurso concetual e ideológico. Como tal, esta imagem de calma e intimidade a ser tingida por dois tons contrastantes que se dissolvem ao invés de confrontarem em linhas bruscas, serve como perfeito poster para promover a experiência prometida pelo filme.




12.HELL FEST

melhores posters hell fest
Há algo de espetacular na simplicidade deste poster para “Hell Fest”. Um rasgo de sangue no centro com suas gotículas a escorrer torna-se na ilustração de uma montanha russa espectral. Vermelho a violar a santidade de um fundo negro. Tudo aqui é modesto, mas quase violento na sua afiada eficiência enquanto ilustração para este pesadelo cinematográfico com gostos carnavalescos.




11.THE BALLAD OF BUSTER SCRUGGS

melhores posters the ballad of buster scruggs
“The Ballad of Buster Scruggs” é uma espécie de coleção de contos em forma de filme, reunindo seis narrativas de western filmadas pelos irmãos Coen. Esta representação aérea de seis caminhos traçados pelo chão rachado do deserto é uma maneira deliciosamente inteligente de visualizar essa estrutura e resumir a ideia base do filme na forma de um poster atraente. Há que admirar a eficiência e o engenho desta solução.




10.VENOM

melhores posters venom
Como muitos outros filmes de super-heróis (ou supervilões, neste caso?), “Venom” teve direito a uma campanha publicitária rica e variada, onde há tanto espaço para clichés cansados como para variações inesperadas. Esta ilustração de traço violento representa essa mesma variação. Será que este e outros posters parecidos serão, no final, mais interessantes que o filme que estão a promover?




09. THE WIND

melhores posters the wind
O minimalismo deste poster de “The Wind” é uma solução engenhosa para a promoção de um misterioso filme de terror. Há algo de primitivo na fricção entre uma fotografia em alto contraste consumida pelas trevas e a composição simétrica e sintética do restante cartaz. Trata-se de uma instabilidade visual que suscita fascínio e nos propõe uma versão moderna do filme enquanto máquina de medo.




08.DAREDEVIL

melhores posters daredevil
O bom uso de uma cor forte e espaço vazio não deve ser menosprezado, não obstante a simplicidade de tais mecanismos. Este poster da terceira temporada de “Daredevil” é prova disso mesmo, usando uma massa vazia de vermelho para sufocar a imagem em destaque de uma cruz com a máscara da personagem titular a servir como uma coroa precária. É um ícone de ameaça opressiva num universo dominado por iconografia católica. Ou seja, é o poster perfeito para esta série.




07.AT ETERNITY’S GATE

melhores posters at eternitys gate
“At Eternity’s Gate” é um docudrama sobre Vincent Van Gogh, pelo que seria de esperar que o seu material promocional fosse emular o estilo da obra desse pintor que só encontrou glória e reconhecimento depois da morte. Curiosamente, temos aqui uma abordagem que contradiz essas suposições, preferindo ancorar a sua composição na face de Willem Dafoe no papel principal com um fundo em ofuscante amarelo que pode sugerir as paletas cromáticas de Van Gogh, mas fá-lo de modo surpreendentemente subtil.




06.THE FAVOURITE

melhores posters the favourite
Colocar o trio de atrizes principais no centro da promoção do último projeto de Yorgos Lanthimos é algo bastante óbvio, mas há que reconhecer quão peculiar esta proposta de cartaz acaba por ser. Longe de cair em composições clichés e celebrações vácuas do fausto inerente a um filme de época, este poster realça a infantilidade do jogo de favoritismo na Corte da narrativa, remete para algo inquietantemente estilizado com o seu uso de uma moldura inesperada e fundo despido e inclui o bizarro na presença despropositada de uns coelhinhos. Em suma, queremos muito ver “The Favourite” e este poster só aviva as chamas desse desejo.




05.SUSPIRIA

melhores posters suspiria
O primeiro dos posters de “Suspiria” nesta lista, está aqui presente devido à sua inerente provocação. Estamos tão habituados a ver detalhes isolados ou presenças humanas como ponto central de posters de cinema, que esta proposta arquitetónica é um choque. Não há melhor maneira de capturar a atenção do espectador casual que com uma surpresa chocante.




04.CREED II

melhores posters de creed ii
Filmes de desporto, especialmente filmes sobre boxe tendem a focar o seu material promocional em imagens inspiradoras de vitória. No caso de “Creed II”, foi escolhida uma imagem de desespero e potencial derrota, um ícone de esforço e cansaço. Logo isso capta a atenção do público, mas a exacerbação visual da musculatura de Michael B. Jordan sugere algo de heróico no gesto trágico de um desportista caído. Quase conseguimos ouvir o grito de Creed.




03.BURNING

melhores posters burning
Não é tarefa fácil conceber uma imagem capaz de sumarizar o que parece ser um dos filmes mais densos do ano, onde questões de isolamento entram em contraste com as dinâmicas de um trio em precária comunhão, onde ponderações metafóricas andam de mãos dadas com mistério e perigo. Felizmente, este cartaz de “Burning” consegue fazer tudo isso, sobrepondo a silhueta tirada de uma das cenas mais faladas do filme com uma paisagem por onde vagueia uma figura masculina solitária. É uma contradição visual em elegantes gradações de luz crepuscular.




02.THE HOUSE THAT JACK BUILT

melhores posters the house that jack built
Lars von Trier é um perito em polémicas e controvérsia. O seu mais recente filme, um drama sanguinário sobre um serial killer cujas vítimas de eleição são mulheres que ele brutaliza, já recebeu muitas acusações de misoginia e violência gratuita. Num gesto de pura provocação, foi divulgada uma coleção de posters para “The House That Jack Built” que apresentam várias figuras do elenco feminino com os seus corpos contorcidos em posições mutiladoras. O golpe de génio é uma versão deste modelo que inclui o realizador, representando um fabuloso piscar de olho que deleita tanto aqueles que adoram o sadismo cinematográfico do cineasta assim como quem o critica.




01.SUSPIRIA

melhores posters suspiria
Por fim, voltamos a “Suspiria”, desta vez com uma imagem de igual mistério, mas muito menos rigidez arquitetónica. Trata-se de uma ilustração que sugere tanto horror como sedução, uma pintura de vermelhos, cremes e pretos que remete para a paleta cromática do filme. Os detalhes dos pés com veias pulsantes, os cabelos que servem de cortina a esconder a cara e as mãos em pose suplica são a cereja no topo do bolo, recordando o foco no físico deste filme passado numa academia de ballet, assim como os pesadelos que se escondem nos aspetos mais inócuos dos nosso corpos.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1693 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.