© Universal Pictures and Illumination Ent

Mínimos 2: A Ascensão de Gru, em análise

Antes de se tornar mal-disposto, Gru era apenas uma criança traquina com um sonho que os Mínimos ajudaram a concretizar.

Desde o lançamento do primeiro filme da saga, “Gru – O Maldisposto” (2010), que o sucesso da franquia atingiu proporções globais, tornando-se um fenómeno. Apesar de se focar na história do supervilão, o que mais chamou a atenção dos mais novos, e não só, foi a fofura dos Mínimos, o exército de pequenos ajudantes de Gru. Em 2015, o clamor em torno das personagens amarelas deu origem à longa-metragem “Mínimos”, dedicada à sua origem. Agora, foi a vez de percebermos a proveniência do famoso vilão com “Mínimos 2: A Ascensão de Gru”.

Neste novo filme, recuamos à infância de Gru, onde descobrimos uma criança traquina que se destaca dos colegas da escola pelas malandrices que comete. Esta relação do futuro vilão com os seus pares poderia bem ter sido melhor desenvolvida, uma vez que seria interessante aprofundar este tema. Dito isto, o pequeno Gru, que desde pequeno se mostra ambicioso, possui apenas um sonho, integrar a equipa mais vil da cidade, os Vicious 6. Quando o elemento mais velho do grupo, por sinal o preferido de Gru, desaparece, abre-se uma janela de oportunidade para o pequeno sonhador.

Mínimos
© Universal Pictures and Illumination Ent

Quando o pequeno Gru se vê rejeitado pelos seus ídolos, decide armar mais uma traquinice e rouba um importante amuleto que daria ainda mais poder ao grupo de vilões. Infelizmente, a diversão acaba quando um dos Mínimos na sua maior inocência troca o objeto roubado por uma pedra por olhos pela qual se apaixona. A ingenuidade deste ato relembra-nos o porquê de gostarmos tanto destas criaturas amarelas que transbordam amor por todos os lados, conseguindo transformar um insignificante calhau na coisa mais fofa do mundo.

Um dos aspetos mais importantes a ser referido é o facto de Gru se encontrar sozinho, uma vez que a mãe parece ser uma pessoa distante que não se sabe relacionar com o filho. Talvez esta seja a explicação para nos outros filmes da saga o vilão ter medo de se aproximar das três orfãs que o escolhem para pai. Ao mesmo tempo, o próprio Gru encontra em Waldo Kobra, o elemento desaparecido dos Vicious 6, a figura paterna que se transforma em mestre e amigo.

Lê Também:   Minions invadem Fast and Furious em grande estilo

Ao perceber que o amuleto está na posse de Gru, Kobra rapta-o e decide fazer dele um vilão, embarcando juntos numa série de atos maus, de forma a arranjarem estratagemas para assaltar bancos, entre outras traquinices. Enquanto isso, os Mínimos voltam a mostrar fidelidade ao seu chefe, partindo numa missão de resgate do seu amigo. Para tal, os pequenos ajudantes recebem divertidas aulas de artes maciais que os ajudarão a salvar Gru. Os valores da amizade são aqui explorados, mostrando que por mais zangados que estejamos com os nossos colegas, jamais eles deixam de ser nossos amigos.

Estes valores estã também presentes na relação que Gru desenvolve com Kobra, uma vez que este decide arriscar tudo para proteger o seu pequeno pupilo. Esta ajuda torna-se extremamente necessária quando os Vicious 6 encurralam o futuro vilão, ameançado dilacerá-lo para que não cometa mais maldades. Mas o ex-membro do grupo malvado, em conjunto com os Mínimos, acabam mesmo por salvar Gru, dominando os outros supervilões. Começa assim a história de Gru no mundo do crime.

Mínimos
© Universal Pictures and Illumination Ent

Infelizmente, as doses de humor presentes nos filmes anteriores não se encontram facilmente nesta longa-metragem, tornando-a mais direcionada para o público infantil. Mas não são só as gargalhadas que deixam saudade. Apesar de ser mais um capítulo que nos ajuda a entender o Gru, esta sequela deixa muito a desejar para os fãs da franquia.

TRAILER | NO INÍCIO, GRU ERA APENAS UMA CRIANÇA COM UM SONHO

 

Já assististe ao novo filme sobre a ascensão de Gru? És fã da saga dos Mínimos?

Mínimos 2: A Ascensão de Gru, em análise

Movie title: Mínimos 2: A Ascensão de Gru

Movie description: O pequeno Gru sonha em tornar-se um membro da equipa de supervilões, Vicious 6. Quando Waldo Kobra desaparece, o pequeno sonhador tenta preencher o lugar dele mas é recusado pelos seus ídolos. Em jeito de vingança, decide roubar os piores vilões da cidade, metendo-se em grandes sarilhos. É assim que Gru descobre que até o homem mais vil precisa da ajuda dos amigos.

Date published: 30 de June de 2022

Country: EUA

Duration: 88

Director(s): Kyle Balda;, Brad Ableson;, Jonathan de Val

Actor(s): Manuel Marques;, Luís Mascarenhas;, Mariama Barbosa;, Cláudia Cadima;, Pedro Giestas;, José Nobre;, Isabel Ribas;, Mário Bomba;, Timóteo Santos;, Ermelinda Duarte;, Fernando Luís;, Bruno Ferreira;, José Jorge Duarte

Genre: Animação, Comédia

[ More ]

  • Jéssica Rodrigues - 55
55

CONCLUSÃO

O filme está direcionado para um público mais jovem, recorrendo a menos doses de humor do que era costume nas longas-metragens anteriores.

Pros

  • A ingenuidade dos Mínimos e o amor e cuidado por ele demonstrados;
  • A explicação das origens de Gru;
  • A banda-sonora.

Cons

  • Falta de piadas dirigidas a um público mais adulto;
  • Pouco aprofundamento das relações de Gru com os seus pares
Sending
User Review
0 (0 votes)

Leave a Reply