Esta icónica peça de Star Wars foi leiloada por milhões de dólares
No final da semana passada realizou-se em Los Angeles um leilão com mais de 1000 adereços utilizados em filmes. Nele, o que mais surpreendeu foi o valor de venda de um objeto utilizado em “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca” (1980, Irvin Kershner) e “Star Wars: Episódio VI – O Regresso de Jedi” (1983, Richard Marquand).
Assim, desde objetos de “Indiana Jones e a Grande Cruzada” (1989, Steven Spielberg) a objetos de “Era uma vez em… Hollywood” (2019, Quentin Tarantino), a escolha foi muita.
Que leilão foi este?
A organização do leilão esteve a cargo da Propstore. Fundada em 1998 por Stephen Lane, esta loja de artigos de coleção de adereços de filmes tem escritórios em Londres e Los Angeles, sendo já reconhecida mundialmente.
Faz com frequência vários leilões ao vivo, online e por telefone e o último decorreu entre quinta-feira 4 e sábado 6 de setembro em Los Angeles.
Qual o objeto de Star Wars que quebrou recordes?
Na quinta-feira passada foi vendido por 3.6 milhões de dólares o lightsaber utilizado por Darth Vader (David Prowse) nos filmes “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca” (1980, Irvin Kershner) e “Star Wars: Episódio VI – O Regresso de Jedi” (1983, Richard Marquand). Em concreto, teve especial uso na batalha com Luke Skywalker no episódio V e na segunda Estrela da Morte no episódio VI.
Este foi, pois, o valor mais alto alguma vez pago por um adereço utilizado em filmes da saga “Star Wars”, ultrapassando todos os recordes.
A Propstore descreveu o adereço como o “único lightsaber de herói” de qualquer filme “com tempo de ecrã verificável para ser oferecido num leilão público”. Originalmente construído em 1950, o objeto era um flash de câmara fotográfica.
No catálogo do artigo na Propstore refere-se ainda a possibilidade de uso deste lightsaber no filme original de 1977: “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” (George Lucas). Contudo, esta hipótese não ficou totalmente provada.
Com efeito, o leilão do adereço começou com uma oferta de 1 milhão de dólares. Encerrou, pois, após 7 minutos, na 31.ª oferta de 3.6 milhões.
Que outros adereços estiveram em leilão?
Neste leilão da Propstore houve, inegavelmente, ofertas para todos os gostos e não foram apenas os fãs de “Star Wars” a ficarem satisfeitos.
Também na quinta-feira esteve em leilão o chicote e cinto que Harrison Ford utilizou em “Indiana Jones e a Grande Cruzada”. O remate do mesmo aconteceu com uns igualmente incríveis 485 mil e 100 dólares, sendo o segundo objeto mais caro do leilão.
A saber, outros exemplos de artigos leiloados foram: um lancha-chamas utilizado por Leonardo DiCaprio em “Era uma vez em… Hollywood”, o fato de Homem-Aranha utilizado por Tobey Maguire em “Homem-Aranha 2” (2004, Sam Raimi) ou a varinha utilizada por Daniel Radcliffe em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2004, Alfonso Cuarón), entre muitos outros.
Por fim, para fãs de “Star Wars” fizeram ainda parte deste leilão objetos como: um capacete de stormtrooper de “Star Wars: Episódio VI – O Regresso de Jedi”, os lightsabers usados por Ewan McGregor e Hayden Christensen em “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith” (2005, George Lucas) ou a mão esquerda de C-3PO (Anthony Daniels) nos episódios V e VI, entre outros.